Minha lista de blogs

segunda-feira, 1 de março de 2010

Saudação aos novos mestres da cultura

Saudação aos novos mestres da cultura

O Povo - Alinne Rodrigues



Na casa de Estrigas e dona Nice Firmeza, a poeira subiu - literalmente. Na tarde de ontem, a bordadeira recebeu mestre Zé Pio para uma ``terreirada`` ou ``mestre convida``, um momento de confraternização e intercâmbio de artes.

No quintal do sítio de dona Nice e Estrigas, os numerosos convidados assistiram a uma apresentação de bumba-meu-boi de mestre Zé Pio. A ``terreirada`` não poderia receber nome mais apropriado: bastava que os brincantes parassem por alguns segundos para a terra subir.

Dona Nice usava uma roupa colorida bordada por ela. À mesa, junto com um cafezinho bem regional, dois quitutes preparados por ela, que também é mestre em gastronomia: pé-de-moleque e torta salgada de caju, ``mas todo mundo pensa que é camarão``, ri.

O motivo dessa festa da cultura popular foi o lançamento do V Encontro Mestres do Mundo que, este ano,, acontece em Limoeiro do Norte, entre os dias 17 e 20 de março. Sob a batuta da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), foram ainda anunciados os nomes dos novos mestres da cultura do Ceará, nove no total (ver E-mais).

Além do secretário da Cultura do Ceará, Auto Filho, estavam presentes o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ricardo Lima, o vice-governador Francisco Pinheiro, o prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmar da Silva e o pesquisador em cultura popular Clerton Martins, responsável pela coordenação e seleção dos contemplados pela Lei dos Tesouros Vivos.

Dona Nice demonstrou felicidade por receber tanta gente em casa. ``Fico muito satisfeita, porque aqui a gente não tem mais vizinho, e eu gosto quando tem gente``, diz com a simplicidade de quem distribuiu as flores do entre as mulheres presentes. Para mestre Zé Pio, a apresentação entre as autoridades teve gosto de reivindicação: ``Eu era pescador e deixei quando virei mestre. Vivo só do auxílio do governo. Deveriam criar uma bolsa-cultura, para estimular os brincantes e não deixar morrer a tradição``.

Nenhum comentário: