Minha lista de blogs

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A 22ª edição do Prêmio Shell de Teatro

RIO - A 22ª edição do Prêmio Shell de Teatro, realizada na noite de segunda-feira no Complexo Victoria do Jockey Club, teve seus nove troféus espalhados por oito peças. "In on it" foi a única que ganhou em duas categorias, Direção (Enrique Diaz) e Ator (Fernando Eiras). Numa noite em que a chuva parou o Rio, a cerimônia, marcada para as 20h, começou apenas às 22h10m e se encerrou pouco mais de uma hora depois, logo após a homenagem à atriz Eva Todor - e minutos depois das inusitadas palavras de agradecimento de Claudio Botelho, vencedor na categoria Especial pelas versões das músicas de "Avenida Q".

Veja imagens da premiação

- Fomos indicados em nove categorias (na verdade, somadas, foram 10 as indicações de "O despertar da primavera" e "Avenida Q") e ganhamos apenas em duas. Parece que as pessoas não acham nossos espetáculos tão expressivos. Mas de qualquer forma agradeço ao prêmio - disse Botelho, provocando vaias na plateia.

A premiação de Enrique Diaz gerou outra cena igualmente inusitada. Quando o nome foi anunciado pela apresentadora Patricia Selonk (vencedora em 2009 na categoria Atriz), Fernando Eiras, colega de Diaz em "In on it", subiu ao palco com o celular em punho, avisando que estava com o diretor no telefone:

- Você ganhou! Você ganhou! - contou a Diaz do outro lado da linha, para em seguida, repetir as palavras do amigo. - Ele disse que ama teatro e que teatro não é chato, é um tesão.

Em seu agradecimento, Tim Rescala lembrou o ator Buza Ferraz, que morreu na última sexta-feira.

Abaixo, a lista completa dos premiados:

Autor: Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche por "Oui oui... A frança é aqui"

Direção: Enrique Diaz por "In on it"

Ator: Fernando Eiras por "In on it"

Atriz: Beth Goulart por "Simplesmente eu, Clarice Lispector"

Cenário: Alberto Renault por "Dois irmãos"

Figurino: Rodrigo Cohen por "Farsa da boa preguiça"

Iluminação: Paulo César Medeiros por "O despertar da primavera"

Música: Tim Rescala pela direção musical e arranjos de "Miranda por Miranda"

Especial: Claudio Botelho pela versão das músicas de "Avenida Q"

Homenagem: Eva Todor



Nenhum comentário: