Minha lista de blogs

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Maria Tereza Madeira nas comemorações

                                     Maria Tereza Madeira nas comemorações
                                 dos 19 anos do Centro Cultura Musical de Campos




A pianista Maria Tereza Madeira estará em Campos no próximo dia 19 de abril para um concerto de piano na programação de Aniversário do Centro Cultura Musical de Campos às 20h no Auditório Nelly Albernaz (sede da escola).
A pianista traz para Campos um repertório bem eclético trazendo músicas brasileiras de Tom Jobim, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim a compositores reconhecidos por peças de grande dificuldade técnica para o piano como; Chopin e Debussy.

Maria Tereza Madeira , desde o início, a intensa e multifacetada carreira musical, encontra-se marcada por experiências importantes, seja no campo artístico, seja no campo acadêmico.

Entre sua formação como Bacharel em Piano pela Escola de Música da UFRJ e seu título de Mestre em Música pela Universidade de Iowa, nos EUA, teve a oportunidade de estudar com Anna Carolina Pereira da Silva, Heitor Alimonda, Miguel Proença, Arthur Rowe e Daniel Shapiro, além de Miriam Dauelsberg, Jacques Klein, Sergei Dorensky, Dayse de Luca e Carmen Prazzini, mestres com quem se aperfeiçoou em interpretação.

Como solista já esteve à frente de orquestras como a Sinfônica Brasileira, Petrobras Pró Música, Sinfônica Nacional da UFF, Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso de Câmara do Conservatório Brasileiro de Música, Cedar Rapids Symphony, University of Iowa Chamber Orchestra, Banda Sinfonica da Cidade de Córdoba (Argentina), Banda Sinfonica da Faculdade de Musica do Espírito Santo (Fames) sob a regência de nomes como Isaac Karabtchevsky, Aylton Escobar, David Machado, Roberto Duarte, Ligia Amadio, Florentino Dias,Armando Prazeres, Ricardo Rocha, Fabrício Carvalho, Christin Tyinmeyer, Andrée Dagenais, Roberto Farias e Gilson Silva.


Como camerista, uma atividade que também lhe é muito cara, tem se apresentado ao lado de alguns dos mais importantes artistas do país como Noël Devos, Paulo Sérgio Santos, Alceu Reis, Aloysio Fagerlande, Radegundis Feitosa, Carol McDavit, Rildo Hora e Quinteto Villa-Lobos, além de outros consagrados instrumentistas internacionais como Alain Marion, Alain Damiens, Leopold La Fosse, Julie Koidin, Leon Biriotti, Gottfried Engells, Paula Robinson, Nicolas Krassik, Tibô Delor, Léo Gandelman, Paulo Mendonça dentre outros.
Todo esse histórico artístico, aliado ao seu prestígio junto ao público e ao meio musical, fizeram com que fosse convidada a gravar mais de dez programas exclusivos para a Rádio MEC ("Música e Músicos" e "Sala de Concerto", entre outros), Rádio Nacional e WFMT, a mais importante rádio clássica de Chicago, EUA.

Na área acadêmica, tem compartilhado suas experiências em cursos, workshops e Festivais de Música por todo o Brasil como o Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais, Funrei (São João Del Rey), Festival de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Femúsica (Festival de Inverno de Campos dos Goytacazes), Festival de Música de Câmera de Curitiba e Curso Internacional de Verão de Brasília. Além disso, manteve atividade regular como professora do curso de graduação do Conservatório Brasileiro de Música durante 10 anos.

Além do teatro, participou da minissérie para TV, "Chiquinha Gonzaga", onde, a convite de seu Diretor Musical, Marcus Viana, gravou todos os pianos da trilha sonora, tendo atuado, também, em dezenove dos clipes que eram apresentados ao final de cada capítulo, acompanhando Beth Carvalho, Lenine, Paulinho Moska, Joanna, Zé Ramalho, Leila Pinheiro, Alcione e muitos outros. Além disso, foi a responsável pelas dublagens de mãos da protagonista, Regina Duarte.

Completando seu diversificado leque de atividades, esteve à frente Divisão Artística da Sala Cecília Meireles de 1995 a 1998; ganhou, em 2000, Bolsa RioArte para o desenvolvimento do projeto "Carolina Cardoso de Menezes, a Pianeira" (que se propõe a reunir o acervo da compositora e pianista, além da gravação, em CD, de sua obra); e, em abril de 2002, apresentou trabalho sobre a relação de José Vieira Brandão com a obra de Villa-Lobos durante a I Conferência Internacional Villa-Lobos, em Paris (França).

Maria Teresa Madeira é, ainda, patrona do Concurso Nacional de Piano que leva seu nome, inicialmente realizado em Campos, em 2004 será realizado na cidade do Rio de Janeiro, dedicado a revelar talentos de todas as faixas etárias, não só do piano solo, como também aqueles que, como ela, dedicam parte de seu talento à música de câmara. (para maiores informações acesse o site www.concursomariateresamadeira.com.br)
Foi uma das agraciadas da Bolsa RioArte 2000, patrocinada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, para pesquisar sobre a vida e a obra da pianista e compositora carioca Carolina Cardoso de Menezes.
Foi uma das indicadas ao Prêmio Carlos Gomes de Melhor Pianista de 2002.
Lançou em 2003 os cd's "Ernesto Nazareth" vol. 1 e 2, em piano solo. O vol. 2 foi um dos indicados ao prêmio GRAMMY LATINO de 2003 de melhor cd de música erudita.
O cd "Radamés Gnatalli -100 anos" que gravou com o Novo Quinteto (formado tb por Oscar Bolão, Henrique Cazes, Marcos Nomrichter e Omar Cavalheiro), foi um dos três finalistas ao Premio Rival Petrobrás de 2008.

O cd "Radamés e o sax" que gravou com Léo Gandelman e o Novo Quinteto, foi agracidao com o Premio Tim (2007) como melhor disco de música instrumental.
Já realizou recitais e concertos nos EUA, Colombia, França, Argentina, Finlandia, Tunísia e Alemanha, sempre priorizando a divulgação da música brasileira.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE ANIVERSÁRIO DO CENTRO CULTURA MUSICAL DE CAMPOS

Dia 18 – Concerto das orquestras sinfônicas de Campos

Local: Teatro Municipal Trianon

Horário: 16h
Dia 19 – Concerto de Piano – Maria Tereza Madeira

Local: Auditório Nelly Albernaz

Horário: 20h

Dia 19 – Exposição

Artista: Elizabeth Soares
Dia 20 – Encontro de Coros

Local: Auditório Nelly Albernaz

Horário: 20h
Dia 26 – Exposição

Curso de Musicalização Infantil

Dia 27 – Musical – Curso de Musicalização Infantil

Local: Auditório Nelly Albernaz
Horário: 19h
Dia 28 – Cia Musical Core Coxia

Local: Auditório Nelly Albernaz

Horário: 20h

Dia 29 – Concerto de Música de Câmera – Alunos do CCMC

Local: Auditório Nelly Albernaz

Horário: 20h
Dia 30 – Noite dos Professores do Centro Cultura Musical de Campos

Local: Auditório Nelly Albernaz

Horário: 20h----

Contato para entrevistas com a pianista Maria Tereza Madeira

(22) 9835-1050 - Jony William

--

Centro Cultura Musical de Campos

Nenhum comentário: