Minha lista de blogs

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pontos de Memória vão integrar Programa Cultura Viva

Pontos de Memória vão integrar Programa Cultura Viva

Cultura viva -



Seguindo o Museu Cortejo, unidos e embalados por canções e marchinhas de luta e alegria, os cerca de 40 participantes da Teia da Memória – representando 16 comunidades das cinco regiões do país – finalizaram o encontro das iniciativas dentro da Teia Brasil 2010- Tambores Digitais, no domingo (28), percorrendo o Dragão do Mar, levantando a bandeira de um futuro promissor rumo ao direito à memória. Saiba mais sobre a Teia 2010: http://culturadigital.br/teia2010/.

O evento não só proporcionou o compartilhamento de ideias, anseios, desafios e definição de estratégias, como também marcou a parceria entre a Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC), com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), afim de integrar os Pontos de Memória ao Programa Cultura Viva, assegurando mecanismos de investimentos para o desenvolvimento da iniciativa e integração aos Pontos de Cultura.

Para Jô Brandão, coordenadora de ações ligadas à SCC/MinC, a proposta do Projeto Pontos de Memória, que vem apoiando comunidades que já realizam ações de memória, merece o apoio da secretaria pois seguem a mesma linha de atuação dos Pontos de Cultura e a filosofia do “do-in antropológico”, criada pelo ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil.

“Desde a primeira Teia da Memória, em Salvador, no ano passado, percebemos essa interação com a proposta dos Pontos de Cultura. Desde então, o projeto Pontos de Memória está ‘no nosso colo’, sendo tratado com cuidado, porque sabemos da importância da memória para o fortalecimento do processo de identidades das populações que não foram reconhecidas pela história oficial”, refletiu Jô Brandão.

Leia texto de Sara Schuabb na página da Teia 2010: http://culturadigital.br/teia2010/2010/03/30/teia-da-memoria-2010-pontos-de-memoria-vao-integrar-programa-cultura-viva/.



Nenhum comentário: