Minha lista de blogs

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vinis raros do acervo Funarte agora ao alcance do público

Vinis raros com o melhor da música brasileira, esgotados há anos do mercado, estão agora ao alcance do público na livraria Mario de Andrade. Excedentes de um conjunto de obras distribuídas ou mesmo produzidas pela Funarte nas décadas de 1970 e 1980, os discos vêm sendo vendidos a preços populares. O acervo inclui Pixinguinha, Camargo Guarnieri, Alberto Nepomuceno, Guerra-Peixe, José Maurício Nunes Garcia, Ismael Silva, Antônio Maria e muitos outros.



Entre as raridades que vêm encantando colecionadores está, por exemplo, um registro da Missa de Santa Cecília, interpretada pela Associação de Canto Coral e a Orquestra Sinfônica Brasileira, sob regência do italiano Edoardo de Guarnieri. O autor é o padre carioca José Maurício Nunes Garcia, que viveu entre 1767 e 1830 e experimentou intensamente o período de transição do Brasil Colônia para o Brasil Império.



Outra preciosidade é o disco que reúne algumas das músicas do Guia Prático de Villa-Lobos. São peças típicas do folclore brasileiro, arranjadas e adaptadas pelo maestro para servirem de base à educação musical infantil. Nesta gravação, elas são interpretadas pelas crianças do Coro Infantil do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, acompanhadas pelo Quinteto Villa-Lobos e pela pianista Inês Rufino.



Destaque também para as obras da série A Arte da Cantoria, por meio das quais a Funarte e o Instituto Nacional do Folclore, em parceria, buscaram documentar e difundir os gêneros, estilos, temas e artistas da cantoria nordestina. Vale citar ainda o vinil que reúne algumas das composições aplaudidas durante a III Bienal de Música Brasileira Contemporânea, realizada em outubro de 1979.



Ao tornar disponível este acervo, a Funarte oferece às novas gerações a oportunidade de adquirir e conhecer obras imprescindíveis para a compreensão da história da música brasileira e de seus principais personagens.



Nenhum comentário: