Minha lista de blogs

quarta-feira, 2 de junho de 2010

8 longas estão na disputa Estadao -

8 longas estão na disputa
Estadao -
Chegando em 2010 à sua 20.ª edição, o Cine Ceará anuncia oito longas-metragens para o concurso deste ano, que se realiza em Fortaleza de 24 de junho a 1.º de julho. O festival, que adotou o formato da competição ibero-americana, terá três brasileiros disputando os prêmios. Dois deles são os inéditos El Último Comandante, de Vicente Ferraz e Isabel Martinez, uma coprodução entre Brasil e Costa Rica. O outro é o documentário Memória Cubana, de Alice Andrade e Iván Nápoles, uma parceria entre Brasil, Cuba e França. O terceiro brasileiro em concurso é Estrada para Ythaca, dos diretores cearenses iniciantes Luiz Pretti, Ricardo Pretti, Guto Parente e Pedro Diógenes. O filme venceu o Festival de Cinema de Tiradentes deste ano.

Os três brasileiros disputam os troféus Mucuripe com O Último Verão de la Boyita, de Julia Solomonoff (Argentina), Do Amor e Outros Demônios, de Hilda Hidalgo (Costa Rica), A Mulher Sem Piano, de Javier Rebollo (Espanha), Alamar, de Pedro González Rubio (México), e Lisanka, de Daniel Diaz Torres (Cuba).

Além da competição internacional de longas-metragens, haverá a de curtas brasileiros, com 16 concorrentes selecionados entre 398 inscritos.

O evento terá também seminários e mostras paralelas, além de trazer convidados do Brasil e de outros países. A mostra Memórias do Muro trará filmes, entre documentários e ficção, relacionados com a Queda do Muro de Berlim, um dos eventos históricos mais significativos do século 20 e que assinala o desfecho da Guerra Fria. Entre os filmes selecionados para essa retrospectiva, se encontram documentos históricos da cinematografia alemã e também produções recentes sobre o assunto.

Entre as personalidades que já confirmaram presença em Fortaleza estão os atores José Wilker e Patricia Pillar, o cineasta brasileiro Ruy Guerra e o diretor peruano Francisco Lombardi, um dos mais importantes de seu país.

Nenhum comentário: