Minha lista de blogs

terça-feira, 22 de junho de 2010

Festival Ver e Fazer Filmes

Festival Ver e Fazer Filmes

Fábrica do Futuro -



2ª edição do evento será realizada de 3 a 14 de agosto, com muitas novidades: produção de curtas-metragens de ficção e documentários, intercâmbio e muito mais..

O Festival Ver e Fazer Filmes trará muitas novidades em sua segunda edição em 2010. O evento mantém seu formato original de uma gincana formativa e colaborativa, por meio de um encontro singular entre diversos profissionais de mercado, professores e estudantes universitários, e aprendizes de projetos culturais e sociais, envolvidos em uma experiência única de criação e produção cinematográfica.

Na etapa “Fazer”, a novidade é a divisão em duas categorias: “FIC” – de ficção – e “DOC” – de documentário. Serão produzidos dois curtas-metragens e cinco documentários. Para produzir os curtas de ficção foram convidadas duas escolas brasileiras, a Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas), de Belo Horizonte, e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), de Salvador.

Já para a produção de documentários serão organizados cinco coletivos de jovens das cidades de Cataguases (MG), João Pessoa (PB), Lagos (Portugal), Mindelo (Cabo Verde), Maputo (Moçambique) e Luanda (Angola), numa iniciativa de cooperação internacional da Rede Cineport.

Todos os filmes serão rodados em Cataguases envolvendo, principalmente, atores, técnicos e a população da cidade e região.

Ainda dentro da perspectiva de formação e de integração, o Festival vai oferecer uma ‘imersão cinematográfica’ a cerca de 120 jovens, de 14 a 17 anos, sendo 60 deles provenientes de cidades vizinhas. Acolhidos por famílias e jovens cataguasenses, todos terão uma programação especial com exibições comentadas e oficinas de formação.

Na etapa “Ver”, o evento conta, diariamente, com uma intensa e diversificada programação cultural, com exibições de filmes, em uma programação matinal destinada ao público infanto-juvenil, e outra noturna, com sessões comentadas por cineastas e/ou críticos de cinema. O projeto Tela Viva vai promover sessões do cinema nacional em praças e espaços públicos. Encerrando a noite, o Festival promoverá shows musicais.

O Festival Ver e Fazer Filmes é uma co-produção do Instituto Cidade de Cataguases - ICC e a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e o CINEPORT - Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, com o patrocínio da ENERGISA por meio das leis de incentivo à cultura estadual e federal. O Festival conta ainda com a parceria do Sebrae, a Fábrica do Futuro e diversas empresas e instituições locais.

Nenhum comentário: