Minha lista de blogs

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Por Freyre, Flip-2010 amplia debate

Por Freyre, Flip-2010 amplia debate

Folha de S. Paulo - Fabio Victor



Festa literária de Paraty, em agosto, terá comentador na palestra de abertura e mais mesas sobre homenageado.



Antonio Tabucchi é confirmado no evento, que terá 34 convidados e vai celebrar o autor de "Casa Grande & Senzala".



Fiel à exuberância de Gilberto Freyre (1900-1987) e ao potencial de polêmica das suas ideias, a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) terá um debate na conferência de abertura e mais mesas dedicadas a discutir a obra do homenageado.

No dia 4 de agosto, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, sociólogo como Freyre, faz a palestra inaugural, tendo como comentador o historiador e professor da Universidade de Paris 4 Luiz Felipe de Alencastro. Três outros debates completam o tributo ao pernambucano.

Nas últimas edições da festa, apenas um conferencista falou na abertura e duas mesas foram dedicadas diretamente ao homenageado.

A Flip-2010, de 4 a 8 de agosto, terá 34 convidados (um a mais que em 2009), 18 estrangeiros. A lista é passível de mudanças de última hora. A programação oficial vai ser divulgada amanhã.

Ontem foi confirmado mais um autor de relevância, o italiano Antonio Tabucchi, especialista em literatura portuguesa, que lançará em Paraty "O Tempo Envelhece Depressa", pela Cosac Naify.



Depois do debate entre FHC e Alencastro, a primeira das três discussões sobre Freyre, no dia 5, abordará a qualidade literária da sua produção.



Falarão o escritor Moacyr Scliar, o historiador da UFRJ Ricardo Benzaquen, o tradutor alemão Berthold Zilly e o bibliotecônomo e "gilbertófilo" Edson Nery da Fonseca.

Outra mesa analisará a obra à luz de temas contemporâneos. Reunirá o historiador britânico Peter Burke, o antropólogo Hermano Vianna e o sociólogo José de Souza Martins.

O encontro "Além da Casa Grande" debaterá obras menos conhecidas de Freyre: a socióloga Angela Alonso falará de "Ordem e Progresso", a historiadora Maria Lúcia Pallares-Burke -cocuradora da homenagem-, de "Ingleses no Brasil", e o diplomata e africanista Alberto da Costa e Silva, de "Nordeste".

A reportagem apurou ainda que o roqueiro americano Lou Reed, principal atração pop da Flip, não fará parte de uma mesa de debates. Sozinho, vai ler suas letras e trechos de obras de terceiros.



Nenhum comentário: