Minha lista de blogs

terça-feira, 3 de agosto de 2010

BOLETIM DO LIVRO E DA LEITURA Edição nº 217 - 02 a 08/08/2010

                                                 Brasileiros estão lendo mais



Pesquisa realizada pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) aponta um aumento de 11% no número de livrarias brasileiras em relação ao que havia em 2006 e que os brasileiros estão agora lendo 1,9 livros por ano. Em depoimento ao jornal Bom Dia Brasil , daTV Globo , Vitor Tavares, presidente da ANL, diz que este índice ainda é muito baixo. “Ainda é 1,9 livro/ano lido por habitante ano. Isso é muito pouco e muito aquém de países latino-americanos. Na Argentina, se lê em torno de cinco. No Chile, três. Na Colômbia, se lê 2,5 livros por ano”, declara. O levantamento também mostra que os títulos infantis e juvenis são os mais vendidos e que a maioria das livrarias (56%) não faz vendas pela internet.



                                                                Prêmio São Paulo de Literatura



Raimundo Carrero e Edney Silvestre foram os vencedores da 3ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura . Carrero ganhou prêmio de melhor livro do ano com o seu A Minha Alma É Irmã de Deus. Silvestre, levou o de de melhor livro de autor estreante por Se Eu Fechar os Olhos Agora. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Carrero fez uma brincadeira com o vencedor do ano passado, Correia de Brito, com Galiléia, dizendo que "está na hora de São Paulo aprender que os nordestinos estão, de fato, invadindo a cidade".



                                          Celebração da cultura na Bienal do Livro em São Paulo



A 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo foi apresentada oficialmente à imprensa nesta segunda-feira, 2 agosto. A partir do conceito de ‘bienalizar’ São Paulo, a ideia é estender o clima do Pavilhão de Exposições do Anhembi, sede do evento desde 2006, a toda cidade. Para tanto, figuras emblemáticas da literatura mundial e livros gigantes estarão espalhados pela capital lembrando aos paulistanos que é tempo de celebrar a cultura. Na expectativa de receber 700 mil visitantes, o evento oferecerá, em um espaço de 60 mil m², 1.100 horas de atividades culturais, lançamentos de mais de 4 mil obras e mais de 2 milhões de livros em exposição ou à venda em 11 dias de evento. Trata-se do maior evento editorial das Américas e o terceiro maior do mundo.



                                           No meio do caminho tinha um livro



A partir desta segunda-feira, 2 de agosto, quem transitar por São Paulo poderá se deparar com um livro em seu caminho. O SESC SP vai espalhar 250 títulos em variados pontos da cidade, como pontos de ônibus, metrôs, shoppings e outros, com um convite para que a experiência da leitura seja partilhada via web, no hotsite Leia e Conte. Esta é uma das ações do SESC SP em prol da leitura, neste mês de Bienal, onde estará presente com mais de 40 atividades. A entidade também programou uma intensa agenda de eventos literários em suas unidades da capital e da Grande São Paulo, onde aos sábados e domingos haverá espaço para troca de livros. Todos os matriculados e dependentes do SESC SP terão desconto de 50% no valor do ingresso da Bienal.



                                                   PNLL na Bienal de São Paulo I



O espaço reservado pelo PNLL na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo vai apresentar alguns projetos que democratizam o acesso ao livro, fomentam a formação de mediadores, valorizam a leitura e trabalham para o desenvolvimento da economia do livro. Seus 150 metros quadrados também abrigarão duas exposições, contadores de histórias e diversas palestras. Os freqüentadores também terão a oportunidade de participar da grade de programação paralela do III Fórum do Plano Nacional de Livro e Leitura. Clique aqui para conferir todas as atividades.



                                           PNLL na Bienal de São Paulo II



A exposição Olhares Cruzados mostra como o projeto homônimo promove o intercâmbio de conhecimento entre crianças do Brasil, África, América Latina e Caribe por meio de oficinas de fotografia, cartas, desenho, vídeo, brinquedos, instrumentos musicais e outras atividades que possibilitem a identificação de suas raízes culturais comuns. Já Monteiro Lobato: A Origem do seu Mundo Mágico, produzida por Mônica Martins, do Espaço Tatiana Belinky, traz reproduções sobre a vida, a obra e os personagens do autor do Sítio do Picapau Amarelo .



Inscrições abertas para o Primeiro Catálogo Ibero-americano de Ilustração



Ilustradores de livros para crianças e jovens na Ibero-América têm ate o dia 3 de setembro para inscrever de três a cinco ilustrações inéditas. Um júri, formado pelos organizadores da convocatória, selecionará até 30 ilustradores para integrar o catálogo. O primeiro colocado receberá US$ 3 mil. A divulgação dos ilustradores selecionados será feita em outubro. As obras escolhidas serão expostas na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no período de 17 de novembro a 5 de dezembro deste ano.



                                                                         Flip 2010



Tem início nesta quarta, dia 4 de agosto, a versão 2010 da Festa Literária Internacional de Paraty , contando com autores como Robert Crumb, Isabel Allende Salman Rushdie, José de Souza Martins, Hermano Vianna e Peter Burke em sua programação. A na 8ª Flip terá Gilberto Freyre como autor homenageado, que será discutido inclusive na Flipinha, a programação infantil da festa, que termina no domingo, dia 8.



                                        Prêmio SESC de Literatura



A entrega do Prêmio SESC de Literatura 2009 está marcada para o dia 2 de agosto, na sede da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. Na ocasião também será lançada a nova publicação do SESC, a Revista Palavra. Os vencedores do Prêmio SESC foram o romance Prosa de papagaio, de Gabriela Guimarães Gazzinelli, e a coletânea de quatro contos Cavala , de Sérgio Tavares. As inscrições para a edição 2010 estão abertas até 30 de setembro para autores que ainda não tenham nenhum livro publicado na categoria em que se inscrever.


                         
                                                             Prêmio Vivaleitura



Após receber inscrições de todas as regiões do Brasil, o Prêmio Vivaleitura 2010 entra agora em sua fase final da premiação. A comissão avaliadora selecionará cinco projetos de cada categoria, de acordo com critérios como originalidade, dinamismo da ação na construção da cidadania, recursos utilizados, pertinência da ação desenvolvida com a comunidade, abrangência, duração e resultados alcançados, entre outros. Escolas públicas e particulares de educação básica se destacam entre as três categorias que concorrem ao prêmio, informa o portal do Ministério da Educação .



                                                                  Bando da leitura



Crianças atuando como mediadores de leitura junto a outras crianças, contando causos e lendo contos, poesias, crônicas e outros textos. É isso que acontece em Ponta Grossa, Paraná, nos encontros do projeto Bando da Leitura , que integra o Eixo 2 do PNLL (Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores). Os pequenos leitores também participam de oficinas de criação literária envolvendo escritores, atores, quadrinistas, agentes de leitura, cantores e artistas locais. As decisões, sugestões ou alterações são tomadas e registradas pelo grupo e para participar basta gosta de ler.



Brasil é homenageado em Feira Internacional do Livro de La Paz



Do dia 18 a 29 de agosto acontecerá em La Paz a 15° Feira Internacional do Livro e dessa vez o Brasil é o país homenageado. Dicionários em português, livros de iconografia, fauna e flora, obras sobre cultura indígena e afro-brasileira, ensaios históricos, literatura infantil e juvenil e HQ’s são os grandes destaques do evento. A fim de promover maior divulgação de autores nacionais no exterior, obras serão doadas para o Centro Cultural Brasil Bolívia, beneficiando também brasileiros residentes em La Paz.



Cidade armênia será Capital Mundial do Livro em 2012



A cidade de Ierevan, na Armênia, foi escolhida como Capital Mundial do Livro para o ano de 2012 . Este ano o título é da cidade eslovena Ljubljana e ano que vem será de Buenos Aires. De acordo com a secretaria geral da International Publishers Association (IPA), o programa foca na liberdade de expressão, nos direitos autorais, nas atividades para crianças, nos autores e nas editoras. O ‘ano’ começa no Dia do Direito Autoral, 23 de abril.



Nenhum comentário: