Minha lista de blogs

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Orixás Urbanos vão brotar na figueira centenária da Praia do Centro em Rio das Ostras

Orixás Urbanos vão brotar na figueira centenária da Praia do Centro em Rio das Ostras


No dia 31 de julho às 17h30m, atores, bailarinos e artistas plásticos de Rio das Ostras, junto com a “Cia. Da Ação!”, apresentarão a performance “Orixás Urbanos” na figueira centenária localizada na Praia do Centro. A performance foi desenvolvida a partir do workshop sobre dança butoh (dança pós-moderna japonesa) dirigido pela companhia de dança-teatro no “Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro”, com apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
O projeto “Orixás urbanos” foi vencedor do Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2009. Segundo o diretor Calé Miranda o foco principal da performance será a relação que os artistas de Rio das Ostras têm com o espaço urbano e sua mitologia pessoal. “A partir da mitologia pessoal de cada um dos participantes no workshop foi construído um roteiro em conjunto que privilegia a individualidade de cada criador, então a memória e a ancestralidade dos performers é explicitada na apresentação. Todo o trabalho é colaborativo e foi criado em conjunto com os performers”, afirma Calé. O espetáculo não é religioso nem folclórico, antes, parte da mitologia afro-brasileira para re-pensar o comportamento do homem contemporâneo.
A árvore está para encenação como o símbolo do eterno originar dos habitantes do Município desde os primeiros ancestrais indígenas até o homem contemporâneo que, ainda que não tenha nascido em Rio das Ostras, absorve seus usos e costumes e se integra na mitologia urbana do local em que vive; influencia e é influenciado, cria e absorve costumes, desenvolvendo um modus vivendi próprio e autêntico.

Concurso e exposição fotográfica-

O público será convidado a fotografar a apresentação para, posteriormente, participarem de um concurso que vai eleger as melhores fotografias de todo o projeto. Essas fotografias serão organizadas numa exposição que percorrerá todas as cidades em que foi desenvolvido o projeto.


Cia. Da Ação!


A “CIA DA AÇÃO!”, especializada em montar espetáculos de dança-teatro em lugares não convencionais, desde sua formação em 1997 vem desenvolvendo um intenso trabalho de pesquisa, no qual montou textos das mais variadas tendências teatrais, em lugares tão inusitados como uma estação de trem ou a escadaria de uma igreja, na rua, itinerantes em “site specific” e até mesmo em... teatros. Porém em todas as encenações o que se privilegia é a relação com o espaço e o público. Esta relação é primordial no que se convencionou a ser chamado de teatro de rua. Tanto o público quanto a organização do cenário/espaço em que se representa são veículos fundamentais para que a encenação aconteça.

Desde 2006 a companhia investiga as relações entre a mitologia afro-brasileira e a dança butoh japonesa. Partimos do mitológico e da cultura animista no Candomblé (Fogo, vento, pedra, folha, água, terra, etc.) para criarmos um espetáculo contemporâneo e relacionado ao público para quem se apresenta. A esta pesquisa chamamos de “afro-butoh”, onde a criação é possibilitada a partir da mitologia pessoal do artista. Logo todo ambiente e historia pessoal do artista é parte fundamental da criação.

Dentro dessa proposta foram desenvolvidos os espetáculos “Orishas Urbaines”, performances ao ar livre em espaços públicos, e “Orelha e Cogumelos”, peça de dança-teatro para “site specific”, vencedora do Prêmio Funarte de teatro Myriam Muniz em 2007.

“Orishas Urbaines” foi uma série de performances solo desenvolvida em diversos países europeus durante uma residência artística que Calé Miranda, diretor da companhia, fez na França juntamente com vários praticantes de butoh. Propomos então a criação dos “Orixás Urbanos”, que serão apresentações performáticas em espaços públicos de três diferentes cidades do estado do RJ. As performances serão criadas por 20 artistas de cada uma das cidades após workshop/residência artística desenvolvido pela companhia.


SERVIÇO:



“Orixás Urbanos”- performance cênica



Criação- “Cia. Da Ação!”



Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2009



Direção: Calé Miranda



Diretores assistentes: Cátia Costa e Kaio Ventura



Performers: Thaís Mello, Áurea Cunha, Dani Cristina, Fernando Phera, Mariana Magalhães, Alexandre Domingos, Hélady Araújo.







Local: Figueira Centenária da Praia do Centro (em frente a churrascaria Picanha da Praia)



Dia: 31/07/2010



Horário: 17h30m



Duração: 45 minutos







Informações: (24) 81118432, (22)27646376






Nenhum comentário: