Minha lista de blogs

domingo, 19 de setembro de 2010

BOLETIM LIVRO E LEITURA

Prêmio Vivaleitura




O Prêmio Vivaleitura 2010 contabilizou 1.776 inscrições. Na categoria 1, Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias, concorrem 193 projetos; na 2, Escolas públicas e privadas; 902 projetos; e na 3, Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais, 681 projetos. São Paulo foi o estado com mais inscritos (323), seguido por Minas Gerais (200), Rio Grande do Sul (147) e Rio de Janeiro (140). Para a fase final da premiação, informa o site do Prêmio , a “comissão avaliadora selecionará 5 projetos de cada categoria, de acordo com critérios como originalidade, dinamismo da ação na construção da cidadania, recursos utilizados, pertinência da ação desenvolvida com a comunidade, abrangência, duração e resultados alcançados, entre outros”.



Conselho argentino de leitura



Nesta segunda, 18 de agosto, o governo argentino assina convênio interministerial que dá início às atividades do Consejo Nacional de Lectura, que já vai realizar uma pesquisa de leitura em todo o país. Em outubro os dados devem estar disponibilizados no site, oferecendo um Mapa Nacional de Lectura, com informações sobre bibliotecas escolares, especializadas, populares, livrarias e periódicos digitais. A criação do conselho de leitura visa articular as ações e recursos em uma mesma instância que integre os programas e planos de leitura já existentes.



Fórum PNLL e Seminário de Bibliotecas



Durante 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, mais precisamente entre os dias 19 a 21 de agosto, acontece o III Fórum do PNLL e o III Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias . Tal como nas edições anteriores, o evento vai reunir profissionais e pessoas interessadas em compartilhar experiências, interagir com novos projetos, integrar-se com novas ações, conhecer novas alternativas de atuação e enfrentar novos desafios. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando aqui .



Preços dos livros em queda



Foi apresentada no último dia 10 pesquisa sobre o setor livreiro realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) com a coordenação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (FIPE/ USP). Destaque para tendência de preços de queda e o aumento das vendas. Os dados divulgados no site da CBL mostram que “a venda de livros cresceu, em Reais, 4,3% e, em exemplares vendidos, 8,3%”. Também houve um aumento de 5% entre os lançamentos de títulos de autores nacionais.



Diagnóstico do setor livreiro



E há mais dados disponíveis sobre o mercado editorial. A Associação Nacional de Livrarias publicou em seu site o Diagnóstico do Setor Livreiro 2009 , que foi apresentado na 20ª Convenção Nacional de Livrarias, realizada na última semana em São Paulo. O Diagnóstico mostra que existem no Brasil 2.980 livrarias, número cerca de 11% superior ao último levantamento. Entre os itens avaliados, estão o empregos gerados; os temas mais vendidos; a modificação no perfil de livrarias; patamares de informatização das empresas; a quantidade de vendas realizadas pela internet; a distribuição geográfica dos estabelecimentos; e o número de habitantes por região.



Olimpíada de Língua Portuguesa



Terminou nesta segunda, 16 de agosto, a fase de produção de textos nas salas de aula e a seleção nas escola para a Olimpíada de Língua Portuguesa 2010. Agora, até o dia 3 de setembro, “a produção literária da escola deve ser enviada para a comissão municipal, instância que avalia os materiais da sua rede e seleciona até 15 textos para a etapa estadual”, informa o site do Ministério da Educação. A Olimpíada de Língua Portuguesa conta este ano com a participação de 239 mil professores de escolas públicas da educação básica.



Direito autoral



O Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual (IBPI) divulgou um estudo analítico do anteprojeto que altera a Lei de Direito Autoral. Segundo o estudo, conforme registra o site do Ministério da Cultura, “a Lei de Direito de Autor em vigor no Brasil contém sérias imperfeições”. Com o alcance do equilíbrio proposto pelo anteprojeto, os juristas afirmam que “os ganhadores serão todos aqueles que compõem a sociedade brasileira, o que inclui também os autores.” O documento do IBPI também destaca os usos livres, previstos no anteprojeto, cuja proposta, na visão dos juristas, é “servir à liberdade de informação”. O direito individual - neste caso, o do autor - deve estar em harmonia com o direito coletivo constitucional de acesso à cultura e ao conhecimento.





Nenhum comentário: