Minha lista de blogs

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Ler é entrar num mundo de sonhos e descobertas

Ler é entrar num mundo de sonhos e descobertas
Nanda Rovere


+ de 3000 Acessos
+ 2 Comentário(s)


Relatar os 10 livros que marcaram a minha vida não é muito difícil. Gosto de enumerar as coisas que admiro: as dez peças de teatro mais interessantes, os dez melhores atores e cantores brasileiros, os autores que mais me encantam, os livros que eu jamais esquecerei...

Na infância, o livrinho que me fez amar literatura foi Os Saltimbancos (encarte do disco de mesmo nome de Chico Buarque e Sérgio Bardotti). Acredito que esse livrinho esteja esgotado; se estiver, deixo aqui um apelo para que ele seja lançado novamente.

Depois, ganhei de presente da minha mãe Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Não perdia um episódio do Sítio e fiquei apaixonada pelo livro, pois o li e reli diversas vezes... Nunca mais o vi na minha estante... Houve uma época que eu costumava doar livros para a biblioteca, mas confesso que hoje me arrependo um pouco. Alguns livros são eternos e nos desfazermos dos mesmos é perder um pouco da nossas lembranças!

Há cerca de dois anos atrás, eu estava cursando Licenciatura em História e li Bisa Bia Bisa Bel, da Ana Maria Machado. É um livro que deve ser lido por crianças e adultos. De uma maneira encantadora, a autora trata da memória e de como valorizar as nossas raízes (a nossa História) e nos possibilita entendermos quem somos. Eu o indico especialmente para professores, pois é uma maneira interessante de mostrar às crianças (e porquê não adolescentes e adultos?) a importância da valorização do nosso passado. Identifiquei-me muito com o livro, pois tenho grande carinho pela minha família e procuro preservar e guardar com carinho todas as minhas lembranças (materiais ou sentimentais). Meu bisavô (pai do meu avô materno), por exemplo, era imigrante italiano e foi a primeira pessoa que levou para Valinhos/SP uma muda de pé de figo. Meu outro bisavô era ator e diretor de teatro amador em Rio Claro, e eu guardo os textos, fotos e os programas dos seus espetáculos, para mim uma relíquia!

Para terminar a minha lista de livros infantis, cito O Chapeuzinho Amarelo, que Chico Buarque escreveu em homenagem a uma de suas filhas. Conta a história de uma menina com medo de tudo, com medo de ter medo, medo do lobo. Quando li me emocionei, pois todos temos as nossas inseguranças, mas só podemos superá-las quando enfrentamos os obstáculos com muita fé e perseverança. A capa foi assinada por Ziraldo, que aliás é um artista que admiro muito. Eu o li numa livraria (dessas que deixam os seus clientes folhearem livros e revistas) e só não o comprei porque naquele momento eu não tinha condições financeiras para isso. Chapeuzinho Amarelo e O Menino Maluquinho, de Ziraldo, li há poucos anos atrás, e eles me fizeram voltar aos meus tempos de criança!

Todos que costumam ler as minhas colunas sabem que o teatro é minha grande paixão. Ler textos teatrais é um hábito que adquiri quando fiz teatro amador em Campinas. Já perdi a conta das peças que li, mas algumas marcaram a minha vida. Em 1987 encenei o espetáculo A Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Souza. Um texto emocionante, que trata de relações escolares, da amizade, da hierarquia de poder entre alunos e professores na escola, do preconceito existente para com o próximo... Naum conta o dia-a dia de personagens como "a gorda", o "puxa-saco", o "adiantado", etc; os quais fazem parte do universo de qualquer escola. Esta obra é uma crítica ao ensino arcaico/tradicionalista, mas também uma linda homenagem à infância, a uma época que, com certeza, fica guardada na nossa memória... Nunca me esqueci da professora de Português, Renata. Com ela eu aprendi o quanto ler é prazeroso!

O texto teatral A Vida é Sonho, de Calderòn de La Barca, é uma obra pela qual tenho muito carinho. Assisti ao espetáculo que Regina Duarte encenou em 1991, e corri até a livraria para comprar o livro (na época a Editora Scritta, Rio de Janeiro, editou a obra com tradução de Renata Pallotini). Calderòn é um dos maiores representantes do teatro barroco espanhol - escrito no século XVII - e retrata com maestria os tênues limites entre sonho e a realidade. É uma pena que são publicados no Brasil poucos textos teatrais! As peças teatrais de Chico Buarque, Nelson Rodrigues, de Juca de Oliveira, Arthur Azevedo, entre outras raras peças publicadas, demonstram a qualidade de nossos dramaturgos.

Outra obra que tive curiosidade de ler, após assistir a uma adaptação no teatro (Você Vai Ver o que Você Vai Ver, com direção de Gabriel Villela), foi Exercícios de Estilo, de Raymund Queneau. De uma maneira divertida, o autor trabalha com as múltiplas versões que um mesmo fato pode ter, dependendo de quem o conta e/ou da maneira como ele é contado. Tive a oportunidade de adquirir o livro muitos anos depois da montagem ter saído de cartaz e atualmente não sei se está disponível ou não nas livrarias. É uma pena que muitas obras de grande valor se esgotam e não são reeditadas, ou pelo menos ficam muitos anos à espera de um novo lançamento.

Meu livro de cabeceira é Fragmentos de um Discurso Amoroso, de Roland Barthes. De vez em quando, faço uma leitura de trechos dessa obra. Barthes faz uma análise primorosa sobre o amor, inspirado em escritores como Goethe, Proust, Freud, Nietzsche, Baudelaire, etc.

Uma obra que eu gostaria de ter na "minha biblioteca" é Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister , 1824-1829, de Goethe. Li esse livro na faculdade e fiquei encantada. Nele, Goethe narra as desilusões do jovem Wilhelm, o qual deseja iniciar a carreira de autor dramático. Quem gosta de teatro e literatura certamente se apaixona pelo livro. Ele está esgotado e precisa ser reeditado o mais rápido possível! Escolher a décima obra foi tarefa dificílima. Ultrapassarei a lista dos dez livros, mas será "por uma boa causa". Ler nunca é demais, e quem se apaixona por essa atividade certamente reunirá em sua vida uma lista interminável de bons livros e autores.

Ao invés de citar mais um livro, vou citar meu escritor preferido: Gabriel Garcia Marquez. Gabo (como é chamado pelos amigos) consegue unir simplicidade no modo de escrever e profundidade nos temas abordados. Gostaria de ler todas as suas obras, mas, até o momento, indico Cem Anos de Solidão, O Amor nos Tempos do Cólera. Acabei de ler Notícias de Um Seqüestro. Neste livro, Gabriel Garcia Márquez conta, de uma maneira instigante, a história de diversos seqüestros de jornalistas que ocorreram na Colômbia no final dos anos 80. Conhecemos um pouquinho da conturbada política colombiana e um dos maiores nomes do narcotráfico: Pablo Escobar. Quando começo a ler alguma obra não consigo parar. Esqueço de tudo à minha volta até terminar. Sou uma devoradora de livros; geralmente os leio em um ou dois dias, dependendo do número de páginas.

Confesso que gostaria de ler com mais freqüência. O maior problema é a letra das publicações. Tenho onze graus de miopia e geralmente as letras dos livros são muito pequenas. Deveria existir uma lei que obrigasse as editoras a publicarem uma porcentagem de cada obra literária com letra ampliada e outra porcentagem em braile! Já deixei de ler muitos livros por causa desse problema. O novo livro do Gabriel Garcia Márquez, Viver para Contar, por exemplo, eu provavelmente não poderei conferir; pois a letra é tão pequena!

Não poderia deixar de indicar os livros de Chico Buarque, que é um artista pelo qual eu tenho grande admiração. O "Chico músico" me encanta mais do que o "escritor/romancista", mas além do Chapeuzinho Amarelo, que eu já citei - Estorvo, Benjamin e Budapeste são livros que merecem respeito e devem ser lidos. Gostei dos três livros, mas não posso dizer que eles marcaram a minha vida.

As Mil e Uma Noites também me encantou. Na verdade, ele seria o décimo primeiro livro da minha lista... Não cheguei a ler os oito livros da coleção (parei no sexto), mas pretendo não só conferir os contos que faltam, mas reler os anteriores. Assim como Sheerazade conta histórias para não morrer, considero a leitura o motor da vida. Proporciona aos seres humanos a oportunidade de aprimorar o conhecimento e não deixa morrer em nós a capacidade de sonhar.

Nenhum comentário: