Minha lista de blogs

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Poesias de Vinicius de Moraes na Internet

Poesias de Vinicius de Moraes na Internet

Ministério da Cultura -



A Biblioteca Brasiliana USP diponibilizou nesta segunda-feira, 26 de abril, o acervo completo de poemas de Vinicius de Moraes para leitura e acesso livre pela Internet, na página www.brasiliana.usp.br.



Toda a poesia de Vinicius de Moraes reúne 15 livros do poeta, que foram doados ao projeto pelo bibliófilo José Mindlin. O lançamento da obra digitalizada ocorre no âmbito da programação do Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervos Digitais, promovido pelo Ministério da Cultura, Casa da Cultura Digital e Brasiliana USP, até o dia 29, em São Paulo.



Entre os livros que compõem a coleção destacam-se O caminho para a distância (1933), o primeiro livro publicado; a primeira edição de Orfeu da Conceição (1956), peça em três atos premiada no Concurso de Teatro do IV Centenário de São Paulo; e Livro de sonetos (1957), uma das mais populares publicações do poeta.



O público poderá conhecer a obra num ônibus-biblioteca de 1928, inspirado pela Biblioteca Circulante de Mário de Andrade, dos Anos 30. O veículo ficará estacionado na Rua Martins Fontes, no centro da cidade de São Paulo - local de realização do Simpósio -, adaptado com cinco e-books e som ambiente na voz do próprio Vinicius declamando seus poemas.



A publicação para livre acesso pela Internet só foi possível depois de autorização da VM Empreendimentos Artísticos e Culturais, que detém os direitos sobre a obra do autor. Pela Lei de Direitos Autorais em vigor na época do falecimento de Vinicius de Moraes, esses poemas só entrariam em domínio público 60 anos após sua morte, ou depois da morte do último herdeiro direto, ou seja, apenas em 2040.



Perfil – Em 2010 completam-se 30 anos da morte de Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro, 1913-1980). O Poetinha, como era chamado, deixou um legado dos mais significativos à cultura brasileira. Foi diplomata e escritor - autor de teatro, crítico de cinema, cronista de colaboração constante na grande imprensa do país. A partir dos Anos 50, com o advento da Bossa Nova, Vinicius tornou-se uma das figuras centrais da música popular brasileira como compositor e letrista. Das diversas parcerias que fez na música, destacam-se grandes nomes como Antônio Carlos Jobim, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso e Gilberto Gil.



Confira, abaixo, os livros que fazem parte do projeto Toda a poesia de Vinicius de Moraes, com resumo do professor Marcelo Sandmann:



O caminho para a distância (1933) - Trata-se do primeiro livro de Vinicius de Moraes, publicado em 1933. Compõe-se ao todo de quarenta poemas, a maior parte em versos livres. Sob o influxo do catolicismo militante de Jackson de Figueiredo, Tristão de Athayde e Octavio de Faria, a estreia do autor põe em cena uma poesia às voltas com os temas do espiritualismo cristão, de tom elevado e solene, distante do humor e da irreverência que predominavam no Modernismo de 1922.



Forma e exegese (1935) - Publicado em 1935, o segundo livro de Vinicius de Moraes recebeu, nesse mesmo ano, o prêmio Filipe d’Oliveira. Seus vinte e sete poemas, escritos todos em versos livres e distribuídos em cinco seções numeradas, apresentam uma poesia de caráter hermético, onírico e visionário, tributária da escola simbolista e sua impregnação na poesia do início do Século XX.



Ariana, a mulher (1936) - Publicado originalmente no ano de 1936, em edição limitada de trezentos exemplares, numerados e fora do comércio, Ariana, a mulher apresenta um único e extenso poema, de título homônimo ao do livro, datado de maio de 1935. Escrito em longos versos livres, à maneira de versículos bíblicos, o poema distribui-se em dezoito estrofes de seis versos cada uma, com exceção da última, em destaque, com cinco versos.



Novos poemas (1938) - O quarto livro de poesia de Vinicius de Moraes, saído a público em 1938, traz em epígrafe verso de Poética, de Manuel Bandeira: Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis. De fato, o poeta apresenta neste volume uma poesia bastante variada, com textos em versos livres, outros com recurso a metros e formas tradicionais (como o decassílabo e a redondilha, o soneto e a balada), e ainda poemas em prosa. O tom elevado convive aqui com uma linguagem mais despojada e coloquial.



Cinco elegias (1943) - O livro é dedicado a Octavio de Faria, José Arthur da Frota Moreira e Mário Vieira de Mello, colegas do poeta durante seus anos de estudante na Faculdade de Direito do Catete, entre 1930 e 1933. No prefácio, escrito pelo autor, registra-se que as cinco elegias foram concebidas e realizadas entre o sítio do escritor Octavio de Faria, em Itatiaia, em 1937, e Londres e Oxford, na Inglaterra, onde Vinicius, com bolsa do Conselho Britânico, estudou língua e literatura inglesas entre 1938 e 1939. Merece destaque a de número 5, escrita em português e inglês, com seus neologismos e explorações gráficas.



Poemas, sonetos e baladas (1946) - Os quarenta e sete poemas contidos no volume, publicado em 1946, vêm acompanhados de vinte e dois desenhos de Carlos de Leão. Predominam textos metrificados e escritos dentro das formas da tradição, com especial destaque para o soneto. Encontram-se aqui algumas das mais celebradas realizações de Vinicius de Moraes dentro do gênero, como Soneto de fidelidade e Soneto de separação.



Pátria minha (1949) - Trata-se da publicação do poema inédito Pátria minha, em edição limitada de cinquenta e cinco exemplares, realizada por João Cabral de Melo Neto, em sua prensa manual, em Barcelona, Espanha, no ano 1949. Desde 1946, Vinicius ocupava o cargo de vice-cônsul em Los Angeles, Estados Unidos, onde permaneceria durante cinco anos sem retornar ao Brasil.



Orfeu da conceição (1956) - Com ilustrações de Carlos Scliar, esta é a primeira edição em livro, no ano de 1956, da peça Orfeu da conceição. Escrita em três atos e com o subtítulo Tragédia Carioca, a peça atualiza o mito grego de Orfeu e Eurídice, ambientado-o no contexto contemporâneo de uma favela de morro, com protagonistas negros e de origem popular, em pleno carnaval. O texto, premiado no Concurso de Teatro do IV Centenário de São Paulo, foi encenado pela primeira vez no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em setembro de 1956, com direção de Leo Jusi, cenografia de Oscar Niemayer e música de Antônio Carlos Jobim, entre outros colaboradores.



Livro de sonetos (1957) - Com este livro de 1957, Vinicius de Moraes consagra-se como um dos principais cultores modernos de uma das formas fundamentais da tradição lírica luso-brasileira. Reúnem-se aqui trinta e sete sonetos, alguns já publicados em outros livros. Com poucas exceções, predominam aqueles dentro dos moldes do soneto italiano, em versos decassílabos. Na temática, destacam-se as homenagens a outros poetas e artistas e o lirismo erótico e amoroso característico do autor. Abre o volume o ensaio O soneto na obra de Vinicius de Moraes, de Luiz Santa Cruz.



Receita de mulher (1957) - Edição volante e ilustrada do poema Receita de mulher, com data de outubro de 1957, Recife. O texto, um dos mais conhecidos de Vinicius de Moraes, iria integrar posteriormente o volume Novos Poemas II, de 1959.



Novos poemas II (1959) - Publicado em 1959, o volume reúne dezessete poemas, escritos entre 1949 e 1956. Entre eles, encontram-se alguns dos mais celebrados do poeta, como Receita de mulher e Soneto do amor total, na vertente lírico-amorosa, e O operário em construção, de engajamento social e político.



Antologia poética (1960) - Esta é a segunda edição, revista e aumentada, da Antologia poética, originalmente publicada no ano de 1954, que reunia uma seleção de poemas presentes nos primeiros volumes do autor e outros inéditos em livro até aquela data. Nesta segunda edição, acrescentam-se textos extraídos do volume Novos Poemas II, de 1959. Na Advertência, o autor reconhece a existência de duas fases em sua poesia, ambas contempladas na antologia: uma primeira, “transcendental, frequentemente mística, resultante de sua fase cristã”; e uma subsequente, “de aproximação do mundo material, com a difícil mas consistente repulsa ao idealismo dos primeiros anos”.



O mergulhador (1968) - Este volume, publicado em 1968, apresenta uma antologia de dezesseis poemas, entre eles alguns dos mais conhecidos do poeta, ilustrados com fotos de seu filho Pedro de Moraes. Da edição de dois mil exemplares, os cinquenta primeiros foram numerados e assinados por seus autores.



A casa (1975) - Com capa de Carlos Bastos, esta é a publicação do poema homônimo A casa, pela Edições Macunaíma, de Salvador, no ano de 1975. Neste poema em versos livres, datado 19 de outubro de 1974, Vinicius de Moraes toma como tema a casa por ele mandada construir na praia de Itapuã, em Salvador, onde viveu com a atriz baiana Gesse Gessy, a quem o texto é endereçado.



Um signo, uma mulher (1975) - Trata-se da edição em livro, datada de setembro de 1975, composta e impressa em Buenos Aires, de doze pequenos poemas, cada um deles intitulado e escrito a partir de um dos signos do zodíaco, com as características amorosas da mulher de cada signo, à maneira de horóscopo. Os poemas haviam sido originalmente publicados, sob encomenda, no primeiro número da Revista Manchete de 1971, como presente de Ano Novo aos leitores. A edição apresenta ilustrações de Aldary Toledo e reproduz xilogravuras do Século XVI.



Informações à imprensa: (61) 2024-2280, com Ismália Afonso, na Ascom da SPC/MinC; e 2024-2407, com Susanna Scarlet ou Marcelo Lucena, na Comunicação Social/MinC.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

TEATRO -OFICINA GRÁTIS NO SESC CAMPOS

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE







Oficinas gratuitas no SESC, unidade Campos/ MAIORES INFORMAÇÕES: 2725 1210









06/05/2010







Yeda Dantas







CRIAÇÃO DE PALHAÇOS







A oficina propõe um trabalho de formação e integração de um coletivo que favorece a criação individual na busca do corpo e da alma do arquétipo do palhaço. Investe e explora as características exclusivas de cada um, que auxiliam na pesquisa e elaboração do cômico, buscando a composição de palhaços genuinamente brasileiros.



Horário: 18:00 às 22:00 horas







=================================================================







08/05/2010







LEO CARNEVALE







ENCONTRO COM O RISO



Encontro com o Riso trabalha a busca de um estado de "verdade" no jogo com o público, que permite saltar o ego e o virtuosismo cênico, propõe aos participantes, através de procedimentos lúdicos, compreenderem o tempo e a lógica da comicidade. Horário: 10:00 às 14:00 horas



=================================================================



20/05/2010



RENATA MIZRAHI



INTERPRETAÇÃO TEATRAL



A oficina fornecerá técnicas básicas de interpretação do ator a partir de exercícios vocais, expressão corporal e jogos de improvisação, a fim de proporcionar um encontro rico em criatividade e comprometido com o ato teatral .



Horário: 18:00 às 22:00 horas



==================================================================



22/05/2010



VIRGÍNA MARIA



TEATRO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO



Introduzir o conceito de ‘Teatro Aplicado’. O termo foi criado para descrever o trabalho que utiliza técnicas teatrais objetivando resolução de conflitos, engajamento, estímulo da criatividade entre outros. Através de exercícios práticos e teóricos, refletiremos sobre como a prática dos participantes pode ser beneficiada pelo Teatro Aplicado.



Horário: 10:00 às 14:00 horas



LOCAL :SESC CAMPOS



Rua Alberto Torres, 397 – Centro



Campos dos Goytacazes



Telefone: 22-27251210 22-27251210 22-27251210 22-27251210 22-27251210 22-27251210 22-27251210 22-27251210 22-27251210 22-27251210 22-27251210 22-27251210 22-27251210 22-27251210 22-27251210 22-27251210



Inscrições no Local





ÚLTIMOS DIAS CORRA ENQUANTO É TEMPO



SESC Rio








Unidade Campos







Mostra de Esquetes Teatrais



2ª Edição



Maio 2010







REGULAMENTO





A Mostra de Esquetes é uma realização do SESC Rio de Janeiro traduzindo-se em uma mostra não competitiva que tem por objetivo oferecer aos grupos de teatro, amadores e/ou profissionais, a oportunidade de apresentação e divulgação de seus trabalhos, além de contribuir para a formação de platéias, facilitando a difusão das artes cênicas e permitindo o intercâmbio de experiências.





I - Definição de Esquetes:



Cenas com duração máxima de 12 minutos, com tolerância máxima 3 minutos, com textos curtos ou cenas de peças conhecidas ou inéditas.





II – Objetivos do Festival:



- Contribuir para a descoberta de novos talentos no campo das artes cênicas;



- Estimular a produção e criação de textos teatrais;



- Intercambiar experiências, divulgando e estimulando a produção teatral;



- Contribuir para a formação de platéia, despertando o gosto pelo teatro.





III- Período:



As inscrições serão realizadas no período de 20 de abril a 04 de maio de 2010, acessando o seguinte site: www.sescrio. org.br











IV- Realização:



O Festival de Esquetes Teatrais será realizado nas instalações da Unidade do SESC Rio em Campos , em espaços alternativos e/ou teatro da referida Unidade, de acordo com as necessidades operacionais de cada apresentação no período de 26 a 30 de maio de 2010.



V – Tema Central:



O tema eleito é o HUMOR, sendo aceitos textos inéditos ou conhecidos.







VI – Participação:



- Poderão participar da mostra grupos amadores e profissionais com uma única inscrição por grupo e no máximo 3 (três) propostas de esquetes;



- Cada grupo deverá eleger seu representante, que será o responsável pela inscrição, produção e pelo grupo;



- Relação nominal do elenco com cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade, com identificação por participante da companhia ou grupo;



- As companhias e grupos só poderão inscrever maiores de 18 anos com comprovação de idade, anexando cópias de documentos;



- As companhias e/ou grupos deverão se apresentar 2 (duas) horas antes do espetáculo;



- As despesas com transporte, alimentação e hospedagem, correrão por conta das companhias e grupos participantes;



- As companhias e grupos participantes receberão ajuda de custo considerando a sua origem e atuação geográfica, a seguir:



. R$ 600,00 (Seiscentos reais) – Campos e Região Norte e Noroeste Fluminense



. R$ 1.000,00 (Hum mil reais) – Niterói, Rio e Região Sul Fluminense.



. Para os demais estados mantêm-se o maior valor;



OBS.: Os valores acima mencionados terão seus descontos de praxe.







VI – Inscrição:



- Os trabalhos deverão ser entregues impressos e/ou enviados por E-mail, pelo correio ou em mãos, nos seguintes endereços:



deisepaes@sescrio. org.br ou analuciamanhaes@ sescrio.org. br e/ou Av. Alberto Torres, 397 – Centro – Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro – Brasil – CEP.: 2003558







VII -Avaliação:







Os trabalhos serão avaliados por comissão formada por profissionais do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude sob a supervisão do SESC Rio,



Não haverá processo seletivo, os trabalhos serão avaliados levando em conta o cronograma de apresentações e necessidades técnico-operacionais ;







VIII-Outras informações:



- As companhias e/ou grupos inscritos deverão apresentar no ato da inscrição a relação das necessidades técnicas e operacionais;



- Autorização de direitos autorais emitido pelo ECAD e do SBAT, de acordo com as exigências legais;





IX – Casos Omissos:



Os casos omissos serão avaliados pela instituição realizadora.







B) INSCRIÇÃO







Grupo: ____________ _________ _________ _________ _________ _________ ____







E-mail: ____________ _________ _________ _________ _________ _________ ____







Espetáculo: ____________ _________ _________ _________ _________ _______







Autor: ____________ _________ _________ _________ _________ _________ ______







Elenco por ordem de entrada e personagens: ____________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ __







Cidade: ____________ _________ _________ _ Estado:_____ ______







Sinopse da Peça: ____________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ ___







Ficha Técnica: ____________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ ____



Responsável pelo Grupo: ____________ _________ _________ _________ _________ ____







Tel.: ____________ _____ E-mail: ____________ _________ _________ _________ _______







RG:_________ _________ CPF: ____________ _________



Pis /Pasep:_____ _________ _________ _________ _







Endereço: ____________ _________ _________ _____







Cidade: Estado: CEP: ____________ _



Obs. Favor anexar fotocópias da documentação.







































SESC Rio



Unidade Campos







Mostra de Esquetes Teatrais



2ª Edição







Maio 2010



I – Introdução







O Festival de Esquetes é uma realização do SESC Rio traduzindo-se em uma mostra não competitiva que tem por objetivo oferecer aos grupos de teatro, amadores e/ou profissionais, a oportunidade de apresentação e divulgação dos seus trabalhos, além de contribuir para a formação de platéia, facilitando a difusão das artes cênicas e permitindo maior aproximação intergrupos, através do intercâmbio de experiências.







Atendimentos: 9.000



Expectativa de grupos inscritos: 25







II - Objetivos







- Contribuir para a descoberta de novos talentos no campo das artes cênicas;



- Estimular a produção e criação teatral;



- Intercambiar experiências, divulgando e estimulando a produção teatral;



- Contribuir para a formação de platéia, despertando o gosto pelo teatro.







III - Metodologia







- A Mostra, em sua concepção, favorece a participação de grupos e companhias que operam no meio teatral, de forma amadora e/ou profissional, em duplas, trios, quartetos e/ou em número superior;



- A proposta é um desafio a grupos e companhias a produzirem textos e de adaptação às formas de expressões cênicas;



- A proposta constitui-se em ferramenta de inclusão cultural, na medida em que permite a participação de todos;



- A realização de oficinas aponta o caminho para o fortalecimento das vivências e de experimentação de novas técnicas;



- Inscrições “on line”, via Portal SESC Rio, facilitando a adesão rápida e sem fronteiras geográficas;



- A adoção da ajuda de custo vem a favorecer a participação de artistas de toda a região;



- A programação prévia de espetáculos promove o aquecimento do festival favorecendo o intercâmbio de experiências e vivências com diferentes grupos de teatro;







IV – Período de Realização







Inscrições: 20 de abril a 04 de maio de 2010



Realização: 26 a 30 de maio de 2010







V – Local de Realização







SESC Rio - Unidade Campos – Av. Alberto Torres, 397 – Centro – Cep. 28.035-580 - Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro – Brasil







VI – Parceria







Diretores e técnicos do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude, grupos e companhias da cidade, produtores, animadores e Gerência de Cultura SESC Rio.







VII – Programa Previsto (Sujeito a alteração)



DIAS E HORÁRIOS

ATIVIDADES

COMPANHIA

LOCAL



26 de Maio,

4ª feira







16h







19h



19h30







20h30

















Oficina Princípios da Comicidade







Espetáculos Teatral Relações



Apresentação de Esquetes Teatrais da Mostra







Bate-papo com artistas e formadores de opinião

















Ana Carolina Sauwen







Direção Leandro Muniz













Esp. Multimídia



Teatro











Espaço Plural













27 de Maio

5ª Feira







16h







19h













Oficina A palavra no Humor (1ªparte)







Apresentação de Esquetes Teatrais da Mostra

















Fátima Valença













Espaço Multimídia







Teatro

DIDU NOGUEIRA MINISTRA OFICINA EM SÃO FIDÉLIS

DIDU NOGUEIRA MINISTRA OFICINA EM SÃO FIDÉLIS



Didu Nogueira, Gerente de Projetos da Secretaria de Estado de Cultura, ministra, nesta quinta-feira, 29/04, a partir das 20 horas, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal Corina Peixoto, uma oficina de gestão, logística e elaboração de Projetos para os membros das diretorias das escolas de samba e demais agremiações carnavalescas de São Fidélis.



O Secretário Municipal de Cultura, Ely Corrêa, informou que a parceria será de grande valia para o fortalecimento do Carnaval no município. “Ninguém melhor do que Didu Nogueira para trazer para o interior novos conhecimentos, subsidiar tecnicamente e orientar as pessoas envolvidas com as escolas de samba e os blocos da nossa cidade, principalmente no tangente à questão de captação de recursos, pois, assim, as instituições não dependerão somente de verba oficial para fazerem seu carnaval”, informa Ely.



Didu Nogueira, figura emblemática das noites cariocas, é sobrinho de um dos maiores sambistas que este país conheceu - João Nogueira - e tio do cantor Diogo Nogueira. Seu nome é reconhecido nos meios da MPB como intérprete de samba, grande incentivador do chorinho e do samba de raiz e participante ativo de diversos projetos e eventos voltados para a cultura musical

I FESTIVAL DE TEATRO ABERTO EM CAMPOS CONFIRA A PROGROMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO DO SESI CAMPOS ...

O SHOW DE LEO NO DUO SERÁ AS 20 HORAS ; IMPERDIVEL



segunda-feira, 26 de abril de 2010

Festival resgata YERMA

Festival resgata YERMA

Estadao - João Luiz Sampaio



Uma montagem de Yerma, de Villa-Lobos, abre hoje a 13.ª edição do Festival Amazonas de Ópera. A obra é baseada em peça do espanhol García Lorca e, além da estreia em Santa Fé, nos EUA, nos anos 70, foi apresentada no Brasil apenas uma vez, em 1983, em versão semiencenada.



No ano passado, trechos da ópera foram ouvidos em Campinas, Berlim e Paris, por conta dos 50 anos da morte de Villa-Lobos. A montagem manauara, no entanto, apresenta a partitura na íntegra. O maestro Luiz Fernando Malheiro assina a direção musical e regência e a encenação está a cargo do diretor espanhol Allex Aguilera. No papel-título, a soprano brasileira radicada na Áustria Eliane Coelho.



Yerma foi escrita por Villa-Lobos pouco antes de morrer, no fim da década de 50. Encomendada pelo teatro do Sarah Lawrence College em 1955, demorou três anos até ficar pronta - Villa-Lobos não gostou do libreto em inglês e resolveu, a certa altura, trabalhar a partir do original em espanhol da peça. Nela, García Lorca fala de uma mulher obcecada pela maternidade, às voltas com a traição do marido, e o preconceito da sociedade de sua época. Ainda integram o elenco o tenor Marcello Puente, a meio-soprano Isabelle Sabrié e o barítono Homero Velho.



Além de Yerma e de uma série de recitais e óperas em versão pocket, o Festival Amazonas deste ano apresenta também a montagem assinada por Márcio Páscoa de Guerras de Alecrim e Mangerona, de Antônio Teixeira, com libreto de Antônio José da Silva, o Judeu; novas produções de Romeu e Julieta, de Gounod, assinada por William Pereira, e de Lo Schiavo, de Carlos Gomes, por Jaime Martorell; e concertos com a Missa de Santa Cecília, do padre José Maurício, e A Floresta do Amazonas, de Villa. O encerramento será no dia 30 de maio, com a ópera de Carlos Gomes apresentada em praça pública.

Robert Crumb e Gilbert Shelton estarão na Flip

Robert Crumb e Gilbert Shelton estarão na Flip

Estadao - Raquel Cozer



O primeiro falará sobre a HQ Gênesis; o Estado apurou que o autor de Freak Brothers também comparecerá

Robert Crumb, um dos mais celebrados cartunistas do mundo, virá ao Brasil pela primeira vez neste ano. O norte-americano, autor de Fritz the Cat e Mr. Natural, está confirmado para a Festa Literária Internacional de Paraty, que ocorre de 4 a 8 de agosto. O anúncio foi feito ontem pela organização, embora o acordo entre o curador da Flip, Flávio Moura, e a agente literária de Crumb, Lora Fountain, tenha sido firmado no fim do ano passado.

Ao Estado Lora afirmou que seu marido, Gilbert Shelton, criador da consagrada HQ underground The Fabulous Furry Freak Brothers, também participará do evento. Crumb e a mulher, a cartunista Aline Kominsky-Crumb, assim como Shelton e Lora, passarão seis dias em Paraty e seguirão para uma temporada de uma semana em Buenos Aires, onde têm amigos. Depois voltam para a França, onde vivem.

Crumb será entrevistado em uma mesa só para ele na Flip, na qual falará sobre Gênesis, graphic novel ilustrada a partir do texto original do primeiro livro da Bíblia e lançada em setembro do ano passado. De lá para cá, o cartunista passou algumas semanas divulgado o livro nos Estados Unidos, onde Gênesis teve exibições em uma galeria de arte de Nova York e no Museu de Arte de Los Angeles. Em janeiro, a graphic novel já havia vendido mais de 125 mil cópias apenas nos EUA. Desde então, o livro não saiu mais da lista de mais vendidos do New York Times. Os direitos da obra já foram comercializados em 17 países.

Hoje, Crumb trabalha com a mulher e a filha, Sophie, no livro Evolution of a Crazy Artist, que traça uma evolução de desenhos da jovem, de 28 anos, desde que ela tinha 2 anos. Está previsto para novembro. No Brasil, ainda neste ano, sairão pela Conrad a coletânea Meus Problemas com as Mulheres, além de reedições de Mr. Natural e Zap Comics.


Colecionador. A única informação que Crumb pediu sobre o país, segundo Flávio Moura, foi o endereço de lojas que vendam discos de 78 RPM, dos quais ele é colecionador ? em entrevistas a veículos brasileiros, Crumb já disse ser fã de Pixinguinha. Moura ainda não confirma se haverá uma mesa também para Aline, que há vários anos escreve HQs com Crumb ? publicadas nos EUA pela New Yorker e no Brasil pela piauí. Também não fala sobre a participação de Gilbert Shelton.


Esta será a terceira visita ao Brasil de Shelton, que atualmente trabalha na série Not Quite Dead, sobre a banda de rock de menos sucesso no mundo. Ele também está envolvido com a produção de uma animação em stop motion de Freak Brothers, prevista para sair no ano que vem sob o título Grass Roots (www.grassrootsthemovie.com).



Cultura e Convergência

Cultura e Convergência

Cultura e Mercado - Luana Schabib



Sexta-feira, dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Este Dia foi implementado por iniciativa da Unesco que, desta forma, pretendeu recuperar a comemoração do Dia de São Jorge e dar vida à antiga tradição catalã que o acompanha, na qual os cavaleiros presenteavam as damas com uma rosa vermelha e recebiam um livro, além de estimular a leitura e a proteção dos direitos autorais.

Para a entidade, hoje, a parte de promover a proteção dos direitos autorais é a mais importante da data. Tanto é que a Unesco lançou ontem o Observatório Mundial para combater “pirataria”.

Então vamos agregar mais opiniões, argumentos e fatos na discussão. Coloco na sequência, um artigo pontual, muito bem escrito de Paula Tupinambá, com colaboração de Ana Carolina Amorim para o Jornal do Brasil. “Não será através de mecanismos restritivos de uso de obras intelectuais, que atingem em cheio direitos do consumidor, que essa indústria vai querer ressarcir-se dos prejuízos que vem enfrentando devido à (r)evolução trazida pelo advento da internet.”


Os direitos autorais na era da internet

A lógica econômica promovida pela internet deixou de facilitar a escassez de bens e serviços culturais passando a incentivar seu compartilhamento.

O custo de duplicação do artefato cultural através da rede mundial de computadores, com o auxílio das novas tecnologias, tornou-se praticamente nulo, possibilitando um reproduções de forma indiscriminada No entanto, a indústria encontrou, através de diferentes formas de restrições tecnológicas (denominadas DRM Digital Rights Management e TPM Technology Protection Measures), mecanismos para retirar do consumidor o direito de decidir o que fazer com os conteúdos digitais por ele adquiridos.

Esse controle acaba se dando através de diferentes formas, mas especialmente através da “interoperabilidade”, isto é, quando um bem ou serviço adquirido de um determinado estabelecimento ou empresa é compatível apenas com bens ou serviços vendidos por aquela mesma empresa ou estabelecimento.

Esse cenário, além de atingir o campo do direito antitruste e do direito econômico, afeta diretamente a esfera do direito do consumidor, já que cerceia o acesso de consumidores a bens e serviços.

Sob a perspectiva de que a natureza da internet e das novas tecnologias seria justamente a difusão da informação e do conhecimento, de forma barata e sem barreiras a todos, tais formas de controle pela indústria do entretenimento estão em dissonância com a função social do direito e com o Código de Defesa do Consumidor. As formas de restrições tecnológicas utilizadas pela indústria seriam, portanto, um mecanismo de controle abusivo.

Tais medidas “protetivas” também acabam limitando o direito do consumidor de utilizar o produto ou serviço adquirido.

Faz-se necessária uma ponderação dos dois interesses protegidos pelas leis especiais, o direito do autor em fruir moral e economicamente de suas obras (Lei 9.610/98), e o direito do consumidor de aproveitar da melhor forma os bens e serviços adquiridos (Lei 8.078/90).

Certamente que o momento é o de criação de uma nova realidade jurídica e social, tempo de reflexão por parte de juristas, legisladores e sociedade civil na composição e construção das normas, usos e costumes que irão regular essa nova sociedade de comunicação e consumo digital.

Não deve haver, por parte dos formadores de opinião e de jurisprudência, uma corrida que vise apagar incêndio no meio do furacão. Há que se refletir, observar, experimentar e inovar. Soluções novas para novas realidades.


Se a realidade da economia cultural atual se baseia, cada vez mais, em bens não fungíveis e consequentemente, não competitivos, com custo de produção mais baixo, a indústria do entretenimento precisa se convencer de que os tempos mudaram.

Nesse novo processo de criação cultural digital, os intermediários tiveram seus lucros reduzidos, já que, em muitos dos casos, se tornaram prescindíveis. Acreditem que a indústria milionária, à custa da criatividade dos autores e da voracidade dos consumidores (de cultura), está deixando de ser tão milionária, num paradoxo em que a sociedade se enriquece cada vez mais de cultura e informação.

Não será através de mecanismos restritivos de uso de obras intelectuais, que atingem em cheio direitos do consumidor, que essa indústria vai querer ressarcir-se dos prejuízos que vem enfrentando devido à (r)evolução trazida pelo advento da internet.


Nesse sentido, a via judiciária é ferramenta de extrema importância na composição desse novo cenário, seja através dos pleitos dos advogados, que devem provocar e questionar os abusos dos mais fortes, seja através dos julgados dos magistrados a quem tais questões serão submetidas, que devem não só julgar à exemplo do que se passou, mas criar subterfúgios que irão alicerçar a construção de uma nova realidade jurídica.

Lembrando que vai acontecer, entre entre 26 e 29 de abril, o Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervos Digitais, a ser realizado em São Paulo, que pretende discutir tecnologias, modelos, limites e ideais de como isso deve ser feito serão discutidos por especialistas e profissionais nacionais e internacionais. Haverá transmissão pela internet, no endereço: http://www.acervosdigitais.blog.br/.


Há muito mais do que iPads, Alice no país das maravílhas 3D e pirataria, para ser discutido sobre o livro na era da cultura digital.



Secretaria de Estado da Cultura de SP abre editais

Secretaria de Estado da Cultura de SP abre editais

Cultura e Mercado - Carina Teixeira



A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo está recebendo projetos para inscrições em editais que contemplam as áreas de música, teatro, literatura e um especial para Histórias em Quadrinhos, que vai dar R$ 250 mil a 10 novos trabalhos.
Veja abaixo mais informações sobre os editais:
- Apoio a projetos de difusão e circulação de espetáculo de teatro: O edital selecionará 22 projetos que contemplem a difusão e a circulação de espetáculo de teatro. Os prêmios serão divididos em dois módulos: 16 prêmios de R$50.000,00 cada; e seis prêmios de R$70.000,00 cada. O valor máximo de apoio aos projetos selecionados neste concurso será de R$1.220.000,00 (um milhão e duzentos e vinte mil reais). As inscrições vão até o dia 24 de maio.
- Produção de espetáculo inédito de teatro: O edital selecionará 27 projetos que a contemplem a produção de espetáculo inédito de teatro. Os prêmios serão divididos em 03 módulos: 13 prêmios de R$50.000,00 cada; oito prêmios de R$100.000,00 cada; e seis prêmios de R$150.000,00 cada. O valor máximo de apoio aos projetos selecionados neste concurso será de R$2.350.000,00 (dois milhões e trezentos e cinquenta mil reais). As inscrições vão até o dia 31 de maio.
- Finalização de longa-metragem: O edital selecionará 05 projetos que a contemplem a finalização de uma obra cinematográfica brasileira de longa-metragem, com prêmio de R$350.000,00 cada. O valor máximo de apoio aos projetos selecionados neste concurso será de R$1.750.000,00 (um milhão e setecentos e cinquenta mil reais). As inscrições vão até o dia 17 de maio.

- Publicação de livros no Estado de São Paulo: O edital selecionará 35 projetos que a contemplem a publicação de livro inédito de ficção, nos gêneros: coletânea de contos; poesia; romance e novela, com prêmio de R$15.000,00 (quinze mil reais) cada. O valor máximo de apoio aos projetos selecionados neste concurso será de R$525.000,00 (quinhentos e vinte e cinco mil reais). As inscrições vão até o dia 10 de junho.

- Criação e publicação de história em história: O edital selecionará 10 projetos que a contemplem a publicação de livro inédito de ficção, nos gêneros: coletânea de contos; poesia; romance e novela, com prêmio de R$15.000,00 cada. O valor máximo de apoio aos projetos selecionados neste concurso será de R$255.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais). As inscrições vão até o dia 07 de junho.


Funarte lança 34 editais para premiar artistas

Funarte lança 34 editais para premiar artistas

Alagoas 24horas -



Com o maior orçamento dos últimos 20 anos definido pelo Ministério da Cultura, a Funarte acaba de lançar 34 editais de fomento às áreas de teatro, dança, circo, artes visuais, fotografia, música, literatura, cultura popular e arte digital. Serão concedidos mil prêmios e bolsas de até R$ 260 mil, para projetos de produção, formação de público, pesquisa, residências artísticas, apoio a festivais e produção crítica sobre arte.

Com investimento total de R$ 56,8 milhões, a Funarte e o Ministério da Cultura acabam de lançar 34 editais de fomento às áreas de teatro, dança, circo, artes visuais, fotografia, música, literatura, cultura popular e arte digital. Serão concedidos mil prêmios e bolsas de até R$ 260 mil, para projetos de produção, formação de público, pesquisa, residências artísticas, apoio a festivais e produção crítica sobre arte.

Foram lançadas as novas edições dos prêmios Myriam Muniz (teatro), Klauss Vianna (dança) e Carequinha (circo) e da Rede Nacional Artes Visuais – que estão entre as principais políticas públicas para as artes no Brasil. O apoio à literatura, à criação em música erudita e à circulação de música popular também está mantido. Além disso, muitas inovações garantem espaço para novos formatos e novas interações estéticas no país.

Pela primeira vez, a Funarte lança editais para seleção de festivais. Há também prêmios para artes cênicas na rua e o apoio a residências artísticas no Brasil e no exterior. A instituição investe na composição de música erudita, em concertos didáticos na rede pública de ensino e na gravação de CDs de música popular. Nas artes visuais, a Funarte volta a apoiar festivais e salões regionais, além de viabilizar projetos de pesquisa e reflexão crítica sobre artes contemporânea. A fotografia será tratada como categoria à parte, com o Prêmio Marc Ferrez.

ORÇAMENTO RECORDE – O orçamento da Funarte para 2010 é de R$ 101,6 milhões – sete vezes maior que o de 2003, e o maior em vinte anos de história da Fundação. Os programas foram elaborados a partir das diretrizes do Plano Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura, com ampla participação da sociedade, por meio de diversos encontros com a diretoria colegiada da instituição e com os Colegiados Setoriais. Os projetos inscritos são analisados por comissões externas, contando sempre com representantes de todas as regiões brasileiras. As inscrições estão abertas em todo o país.


Confira os editais 2010 da Funarte/MinC que estão com inscrições abertas:


Prêmio de Produção Crítica em Música – Edital para apoio a dez trabalhos de pesquisa sobre música brasileira, com prêmios de R$ 15 mil para cada contemplado. Inscrições até 26 de maio.

Prêmio de Composição Clássica – Edital para apoio a 70 obras inéditas para a XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, com prêmios de R$ 8 mil, R$ 10 mil, R$ 15 mil, R$ 20 mil e R$ 30 mil. Inscrições até 30 de setembro.


Prêmio de Concertos Didáticos – Edital para apoio a 16 projetos de concertos didáticos em escolas da rede pública, com prêmios de até R$ 20 mil para cada proposta selecionada. Inscrições até 28 de maio.

Prêmio Circuito de Música Clássica – Edital para apoio a 12 projetos de recitais de música de concerto, com prêmios de até R$ 75 mil para cada proposta selecionada. Inscrições até 27 de maio.

Prêmio Circuito de Música Popular – Edital para apoio a 12 projetos de turnês de espetáculos de música popular, com prêmios de R$ 65 mil para cada proposta selecionada. Inscrições até 26 de maio.

Prêmio de Apoio à Gravação de Música Popular – Edital para apoio a 20 projetos de gravação e difusão da música popular, com prêmios de R$ 35 mil para cada proposta selecionada. Inscrições até 26 de maio.

Prêmio de Dança Klauss Vianna - Edital para apoio a 40 projetos de atividades e espetáculos de dança, com prêmios de R$ 40 mil, R$ 60 mil, R$ 80 mil e R$ 100 mil. Inscrições até 23 de maio.

Prêmio de Teatro Myriam Muniz – Edital para apoio a 34 projetos de circulação de espetáculos, com prêmios de R$ 90 mil e R$ 150 mil, e 36 de montagem de espetáculos, com prêmios de R$ 60 mil, R$ 90 mil e R$ 120 mil. Inscrições até 23 de maio.

Prêmio Festivais de Artes Cênicas – Edital para apoio a 36 projetos de festivais de teatro, circo e dança, com prêmios de R$ 50 mil, R$ 80 mil e R$ 100 mil. Inscrições até 23 de maio.

Bolsa de Residências em Artes Cênicas – Edital para seleção de 43 propostas de residência artística para profissionais de teatro, dança ou circo, com bolsa de R$ 45 mil para cada beneficiado. Inscrições até 23 de maio.

Prêmio Artes Cênicas na Rua – Edital para apoio a 63 projetos de apresentação, registro ou preservação de atividades artísticas, com prêmios de R$ 20 mil, R$ 40 mil e R$ 50 mil. Inscrições até 23 de maio.

IBERESCENA - Fundo intergovernamental de apoio às artes cênicas. Criadores e produtores podem inscrever projetos em quatro categorias. Editais e mais informações em www.iberescena.org. Inscrições até 3 de setembro.

Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo – Edital para apoio a 103 projetos de artes circenses nas diversas regiões do país, com prêmios de R$ 15 mil, R$ 25 mil e R$ 40 mil. Inscrições até 23 de maio.


Bolsa para Formação em Artes Circenses – A Escola Nacional de Circo, situada no Rio de Janeiro, amplia seu caráter nacional ao conceder 15 bolsas de R$ 20 mil para alunos de outras áreas. Inscrições abertas até 23 de maio.



Bolsa de Produção Crítica em Culturas Populares e Tradicionais – Edital para apoio a 30 trabalhos de reflexão crítica e teórica sobre a cultura brasileira, com bolsas de R$ 30 mil. Inscrições até 27 de maio.



Rede Nacional Artes Visuais – Edital para apoio a 40 projetos de fomento às artes visuais, com prêmios de R$ 20 mil e R$ 30 mil. Inscrições até 24 de maio.



Bolsa de Estímulo à Criação Artística em Artes Visuais – Edital para apoio a dez trabalhos de criação e de pesquisa em artes visuais, com bolsas de R$ 30 mil. Inscrições até 27 de maio.



Bolsa de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais – Edital para apoio a dez projetos de produção crítica em artes visuais, com bolsas de R$ 30 mil. Inscrições até 24 de maio.



Apoio a Festivais de Fotografia, Performances e Salões Regionais de Artes Visuais – Edital para apoio à realização de festivais de fotografia e/ou performances e de salões regionais, com prêmios de R$ 95 mil e R$ 260 mil. Inscrições até 24 de maio.



Prêmio Marc Ferrez de Fotografia – Edital de apoio a 36 projetos de no campo da fotografia, com prêmios de R$ 10 mil e R$ 40 mil. Inscrições até 24 de maio.



Conexão Artes Visuais - Edital de apoio a 30 projetos de festivais, salões de arte, mostras, palestras, seminários, debates, oficinas, mapeamentos, publicações e exposições, com prêmios de R$ 55 mil. Inscrições até 8 de maio. Patrocínio: Petrobras.



Bolsa de Criação Literária – Edital para apoio a 60 trabalhos de produção de textos literários, nos gêneros lírico ou narrativo, com bolsas de R$ 30 mil. Inscrições até 27 de maio.



Bolsa de Circulação Literária – Edital para apoio a 50 projetos de atividades de promoção e difusão da literatura, em municípios do Programa Territórios da Cidadania, com bolsas de R$ 40 mil. Inscrições até 27 de maio.



Bolsa de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet – 60 pesquisadores receberão R$ 30 mil para desenvolver textos críticos sobre arte em mídia digital, ou produzir conteúdo digital para a web.



Prêmio de Arte Contemporânea – Edital para apoio a 15 projetos de artes visuais para exposição nos espaços culturais da Funarte/MinC no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, com prêmios de R$ 40 mil, R$ 50 mil e R$ 80 mil. Inscrições até 27 de maio.



Além de editais para a ocupação de galerias e outros espaços expositivos, foram lançadas 11 seleções públicas para projetos de música e de artes cênicas a serem desenvolvidos em salas de espetáculos e teatros no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.



Mais informações: www.funarte.gov.br