Com investimentos de R$ 12 milhões, a segunda edição do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura vai permitir que 50 espetáculos teatrais possam ser apresentados, com ingressos a preços populares, em cidades que ainda não tiveram a oportunidade de receber as montagens. O resultado da maior seleção pública especÃfica para circulação de peças teatrais pelo paÃs foi divulgado hoje (sexta-feira, dia 27 de maio), no Rio de Janeiro.
Plateias de 85 municÃpios vão poder ver peças que costumam ser encenadas apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde está o público de maior poder aquisitivo do paÃs. Foram inscritos 327 projetos, a maioria da Região Sudeste. Os ingressos das produções patrocinadas pela estatal não poderão custar mais de R$ 20. O Ministério da Cultura foi o responsável pela aprovação dos projetos pré-selecionados para a etapa final da seleção, baseado nos quesitos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
O representante do ministério, Henilton Menezes, disse que a parceria com a Petrobras representa um avanço na democratização da cultura do paÃs, porque permite levar teatro de qualidade a lugares que, sem patrocÃnio, não teriam condições de receber este tipo de produto cultural.
“Lembro de uma senhora, no municÃpio de Souza, interior do Alto Sertão da ParaÃba, que saiu chorando da peça de teatro, porque era a primeira vez que ela via uma peça e não sabia que teatro era feito por gente de verdade. Costumo dizer que essas parcerias são um jogo de ganha-ganha, todos saem ganhando. E a sociedade, principalmente, com essa distribuição tão equilibrada de apresentações pelo paÃs”.
A novidade deste ano foi a criação de uma categoria exclusiva para peças infantojuvenis, que vão receber R$ 2 milhões do programa. Fedegunda, sobre uma menina que vai em busca do coração perdido, de Karen Acioly, foi uma das 12 peças infantis selecionadas e será apresentada em Rio Branco, Manaus e Belo Horizonte. “A criança tem que estar no orçamento dos investimentos. Acho que o conteúdo para esse público está muito melhor”, celebrou a autora da peça.
Plateias de 85 municÃpios vão poder ver peças que costumam ser encenadas apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde está o público de maior poder aquisitivo do paÃs. Foram inscritos 327 projetos, a maioria da Região Sudeste. Os ingressos das produções patrocinadas pela estatal não poderão custar mais de R$ 20. O Ministério da Cultura foi o responsável pela aprovação dos projetos pré-selecionados para a etapa final da seleção, baseado nos quesitos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
O representante do ministério, Henilton Menezes, disse que a parceria com a Petrobras representa um avanço na democratização da cultura do paÃs, porque permite levar teatro de qualidade a lugares que, sem patrocÃnio, não teriam condições de receber este tipo de produto cultural.
“Lembro de uma senhora, no municÃpio de Souza, interior do Alto Sertão da ParaÃba, que saiu chorando da peça de teatro, porque era a primeira vez que ela via uma peça e não sabia que teatro era feito por gente de verdade. Costumo dizer que essas parcerias são um jogo de ganha-ganha, todos saem ganhando. E a sociedade, principalmente, com essa distribuição tão equilibrada de apresentações pelo paÃs”.
A novidade deste ano foi a criação de uma categoria exclusiva para peças infantojuvenis, que vão receber R$ 2 milhões do programa. Fedegunda, sobre uma menina que vai em busca do coração perdido, de Karen Acioly, foi uma das 12 peças infantis selecionadas e será apresentada em Rio Branco, Manaus e Belo Horizonte. “A criança tem que estar no orçamento dos investimentos. Acho que o conteúdo para esse público está muito melhor”, celebrou a autora da peça.
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