Minha lista de blogs

terça-feira, 10 de maio de 2011

MAIS ATRAÇÕES

OUTRAS ATRAÇÕES CULTURAIS
DIA MUNICIPAL DO BLOCO TRADICIONAL
O Dia Municipal do Bloco Tradicional (mais aut~entica manifestação do carnaval maranhense) será celebrado com uma missa na igreja DE São Pantaleão, no Centro, a partir das 8h. Durante todo o final de semana, os blocos estarão realizando batucadas em suas comunidades. A categoria está em processo de registro par asere reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil. A data de 8 de maio marca o nascimento do Mestre Walmir Moraes Corrêa, principal representante da categoria. A Lei foi apresentada pelo então vereador Dr. Gutemberg Araújo, hoje secretário municipal de Saúde.
BATUCADA MARANHENSE PELAS AMÉRICAS – Festivais pelo Brasil e vários países da América do Sul estão na lista dos Foliões. Com seu espetáculo de danças e ritmos folclóricos, até 2013 a entidade representará o Maranhão e o Brasil em grandes eventos na Argentina, Venezuela e Peru. Em território nacional, estão agendadas Teresina (Encontro Nacional dos Folguedos, em junho desse ano), Passo Fundo (RS), Fortaleza, São Paulo, Santos, Praia Grande, Rio de Janeiro e Brasília.
ANTONIO NOBREGA - O jornalista e produtor cultural William Moraes Corrêa, coordenador do Bloco Os Foliões e do Grupo Foliões, esteve conversando com o famoso cantor, músico, performista, pesquisador e dançarino Antônio Nóbrega, que realizou uma maravilhosa aula-show no Teatro João do Vale, na programação do programa Rumos Itaú. Nóbrega trocou valiosas informações sobre a produção dos grandes centros e a riqueza da arte maranhense, além de receber vasto material do Bloco os Foliões e do Grupo Foliões.
OS FOLIÕES – O Bloco Os Foliões brilhou em mais um carnaval, homenageando o grane Mestre Walmir, o maior dirigente carnavalesco do Maranhão em todos os tempos. Com o terceiro lugar no desfile da Prefeitura e arrebatando o Troféu Imprensa nas categorias Melhor Bloco, Música, projeto Sociocultural e Destaque Carnaval de Rua, Os Foliões e firma como o mais premiado representante das folias maranhenses.
PONTINHO DE CULTURA – Mais um prêmio para Os Foliões. Agora, a entidade foi contemplada com o valioso prêmio Pontinho de Cultura do Maranhão, um convênio entre a Secretaria de Estado do Maranhão e o Ministério da Cultura e que reconhece e incentiva projetos e ações voltados para o público infanto-juvenil. Os Foliões já se destacam com os prêmios de ponto de cultura, pontinhos de cultura e ponto de leitura federais e agora recebe o prêmio estadual, junto a mais 19 entidades. De 2009 a 2011, forma mais de 12 prêmios conquistados em âmbitos nacional e estadual. Entre eles: Banco do Nordeste 2008/2010, Ponto de Cultura, Pontinho de Cultura (Nacional e Estadual), Ponto de Leitura, Culturas Populares, Intercâmbio Cultural, Funarte Artes Cênicas na Rua, Tuxaua 2010.
PARCERIA DE FORÇA – Os grupos Gamar (Cidade Operária) e Foliões (Centro) reiniciam a parceria vitoriosa de 2010, que renderam aplausos de várias platéias nas festas juninas, festejos natalinos, carnaval e no Festival Internacional de Passo Fundo (RS). As ações serão realizadas nas áreas da do teatro, dança, salas de leitura, música e, oficias e projetos sociais.
GRUPO GAMAR – O Grupo de Arte Cênicas Maria Aragão (GAMAR), da Cidade Operária, orgulha-se em ser a grande sensação infanto-juvenil do teatro e dança do Maranhão. Coordenado pelo vitorioso professor, coreógrafo, poeta e diretor Wilson Chagas, o Gamar promete novas vitória esse ano. No momento, o elenco se concentra na montagem da tradicional Via Sacra, a ser encenada pelas ruas do bairro e no pátio da igreja de São João de Calábria, ao lado da escola.
RAÍZES DE PORTUGAL – A Raízes de Portugal, da Camboa, se destaca como a mais premiada dança luso-brasileira no Maranhão, tendo participado de grandes eventos pelo Brasil. Uma das pioneiras em utilizar música ao vivo, a Raízes se prepara para novos espetáculos nos festejos juninos da Ilha. Contatos pelo fone 3251-02086.
PRÊMIO LITERÁRIO – Os vencedores dos III Prêmio Professor Walmir Moraes Corrêa de Literatura Infanto-Juvenil serão conhecidos após a Semana Santa e a premiação será realizada no salão paroquial da igreja de São Pantaleão, no centro. Na oportunidade, serão homenageadas personalidades da cultura e da Imprensa de São Luís. Mestre Walmir se destaca como o mais premiado e respeitado dirigente carnavalesco do Maranhão no século XX, tendo sido presidente-fundador do Bloco Os Foliões, membro-fundador da Academia Maranhense de Blocos e dirigido a Tribo Os Apaches e o Bloco Os Vigaristas. Recebeu premiações estaduais, nacionais e internacionais e dedicou sua vida à educação de crianças, jovens e adultos através da arte popular.
DELEGADO DO IOV – O jornalista e produtor cultural William Moraes Corrêa, coordenador do Grupo Foliões e de vários projetos socioculturais, agora é oficialmente o delegado oficial da Associação Internacional de Folclore no Maranhão. A solenidade de posse aconteceu em Fortaleza (CE) e reuniu representantes do IOV de vários estados. A entidade visa ao incentivo da cultura popular e do folclore pelo mundo inteiro, além da realização de grandes festivais integrando as mais diversas culturas, com apoio da UNESCO.

Nenhum comentário: