Minha lista de blogs

domingo, 28 de agosto de 2011

Materia que Saiu no Diário desta semana







Para os fãs de cultura e diversão, é bom se programar para o final de semana. Amanhã, às 17h, o Grupo Faz de Conta apresenta no Sesi Campos, em Guarus, o espetáculo “Contos do povo daqui”, trabalho onde o grupo conta histórias folclóricas da região Norte Fluminense permeados com músicas de cantigas de rodas da região.
Uma das líderes do Grupo Faz de Conta, a atriz e contadora de histórias, Iara Lima, afirma que a região é rica de histórias de medos e lendas urbanas que estão caindo no esquecimento. “Por este motivo o grupo prioriza estes contos que têm forte influência das etnias negra, indígena e europeia. O grupo fez uma rica pesquisa na região que abrange quase todo o Norte Fluminense”, explica Iara. “O objetivo é despertar o folclore da região. É comum se trabalhar com folclore nacional e até mesmo internacional, como o Dia das Bruxas. E com esse espetáculo ‘Contos do povo daqui’, queremos destacar a cultura que nós vivemos. Por isso utilizamos as palavras que são usadas na região, como ‘cabrunco’, ‘lamparão’ e ‘dijahojinho’, que colocamos no espetáculo”, fala Iara.
O espetáculo “Contos do povo daqui” é uma seleção de textos que reúne histórias inéditas, como a de Helena, da Princesa Armanda e a do Lenga Lenga. O espetáculo conta com uma música original “Contos do povo daqui”, que foi composta por Iara Lima especialmente para o espetáculo. Contos do povo daqui já foi apresentado na 6ª Bienal do Livro de Campos, no Festival Cultura Viva nas Escolas do Sesc-Campos, na praia do Farol de São Tomé, em Quissamã, Nova Iguaçu, e em outros eventos e municípios.
Grupo faz e conta histórias
O Grupo Faz de Conta tem  12  anos de trabalhos ininterruptos e é pioneiro na região. Com perfil específico de contação de histórias. Com o foco  de  estimular no público  o gosto pela leitura.  O grupo acredita que a promoção da leitura é  um benefício infinito. Por este motivo a cada ano se especializa através de cursos e encontros específicos de contadores de história onde amplia seu leque de possibilidades e repertório .
Nestes 12 anos de existência obteve  32 prêmios e 30 indicações em vários festivais O Grupo é filiado à Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro  e CBTIJ (Centro Brasileiro  Teatro para Infância e Juventude) e faz parte este ano da Rede Internacional de Contadores de Histórias.
Redação com Assessoria

Nenhum comentário: