Minha lista de blogs

terça-feira, 13 de setembro de 2011

III ENCONTRO DE LITERATURA INFANTO JUVENIL

Olá,
No dia 21 de outubro, a Diretoria de Cultura da Prefeitura de Lençóis Paulista promoverá o III Encontro de Literatura Infanto Juvenil. Um evento que tem o objetivo de reunir professores, escritores, profissionais de bibliotecas e apreciadores de literatura em geral para discutir ações e iniciativas de incentivo ao hábito da leitura entre crianças e jovens.
> CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO!
Um dos recursos das publicações destinadas ao público infanto-juvenil, que mais colaboram para o despertar da alfabetização e do hábito da leitura, são as ilustrações. Pensando nisso, a programação deste III Encontro, traz palestras com quatro competentes autores / ilustradores:

***

Graça Lima

Nasceu no Rio de Janeiro, em 1958. É formada em comunicação visual pela Escola de Belas-Artes (UFRJ) e mestra pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Trabalha com design gráfico desde 1985 e já ilustrou mais de 50 livros, aqui e no exterior, muitos deles premiados. É amiga e sócia de Roger Mello e Mariana Massarani, e lançou com eles o livro Vizinho, vizinha.
***

Eloar Guazzelli

Eloar Guazzelli Filho nasceu em Vacaria (RS) em 1962 e participa de várias publicações de quadrinhos desde a década de 1990. Foi premiado no Yomiuri International Cartoon Contest (1991) e no Salão Internacional de Piracicaba em 1991, 1992 e 1994. Na II Bienal de HQ do Rio de Janeiro foi indicado para o primeiro lugar na categoria Quadrinhos. Em 1994, lhe foi concedido o troféu HQ Mix na categoria desenhista revelação.
Guazzelli, que também trabalha com desenhos animados, participou da edição da revista Front, um marco dos Quadrinhos adultos no Brasil atual. Trabalhos seus foram publicados na Argentina, na Fierro e na Lapíz Japones, e na Espanha, na Ojo Clinico. Guazzelli participa como membro de júri de vários salões de humor pelo Brasil. Em dezembro de 2005, ministrou uma oficina gratuita de Quadrinhos na Gibiteca do SESI.
***

Maurício Negro

Ilustrador, escritor e designer gráfico. Nascido em São Paulo, em 1968. Estudou Arquitetura e Urbanismo e é graduado em Comunicação Social pela ESPM. Tem mais de cem livros ilustrados e participou de diversas exposições e catálogos na Alemanha, Argentina, Brasil, China, Coreia, Esvoláquia, Itália, Japão e México. Membro do conselho gestor da SIB (Sociedade dos Ilustradores do Brasil) e filiado à AEI-LIJ (Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil). Escreveu, projetou e ilustrou seis livros: Jóty, o tamanduá, A palavra do grande chefe, Quem não gosta de fruta é xarope, Zum Zum Zum, Balaio de Gato e Mundo Cão. Em 2005, após uma temporada de estudos, pesquisa e projetos na França, retornou ao Brasil. Para ilustrar muitos projetos recentes, tem produzido pirogravuras – coloridas com pigmentos naturais, material reciclado, anilinas ou tinta acrílica – cuja linguagem flerta tanto com os registros rupestres, étnicos ou primitivos, quanto com a chamada arte popular, fazendo uma releitura simbólica dessas fontes frente ao imaginário contemporâneo.
***

Orlando Pedroso

paulistano, nasceu em 14 de fevereiro de 1959.
Em 1978, publica pela primeira vez, já na época da abertura política, no jornal esquerdista "Em Tempo". Morou na Europa por três anos e meio. De volta, em 85, passa a colaborar com o jornal Folha de São Paulo e com as melhores e piores publicações da cidade, entre elas, Playboy, Capricho, Carícia, Istoé, Exame, Claudia, Marie Claire, Elle, Quatro Rodas, Atrevida, Veja, Você s/a, além de ilustrações e capas para editoras como Moderna, Ática, Senac, Scippione, Nova Cultural, Ediouro e Salamandra.
Em sua empresa, a CO2 Gráficos, desenvolve projetos gráficos para empresas e peças de teatro. É co-autor do "Livro dos Segundos Socorros" dos Doutores da Alegria, além de ser responsável pela criação de suas peças de comunicação.
Em 97 expôs nos espaços Unibanco de Cinema de São Paulo e Rio os desenhos de "Como o Diabo Gosta" e em 2001, no espaço Ophicina, em São Paulo, "Olha o Passarinho!". Em 2002, organizou o livro "Dez na área, um na banheira e ninguém no gol", lançado pela Via Lettera. Prêmio HQMix de melhor ilustrador de 2001.
***
©2011 Diretoria de Cultura | Lençóis Paulista - SP
This email was sent to cidadedolivro@gmail.com. To ensure that you continue receiving our emails, please add us to your address book or safe list. View this email on the web here. You can also forward to a friend.
Unsubscribe

Nenhum comentário: