Minha lista de blogs

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

OFICINA GRÁTIS DE TEATRO DE BONECOS – Formação com ênfase em Dramaturgia (diálogos, roteiro e ação visual)

OFICINA GRÁTIS DE TEATRO DE BONECOS – Formação com ênfase em Dramaturgia (diálogos, roteiro e ação visual)
 
ESSA OFICINA TEM O OBJETIVO DE TRANSMITIR IDÉIAS, CONCEITOS, HISTÓRIAS, TEORIAS E PRÁTICAS DAS MAIS DIVERSAS VERTENTES QUE COMPÔEM O UNIVERSO DO TEATRO DE FORMAS ANIMADAS (Bonecos, objetos e congêneres) A idéia é partilhar através da metodologia de Magda Modesto a magia e o encantamento do Teatro de Títeres para todas as idades. Uma troca de informações e experiências, com o intúito de formar Grupos e/ou Artistas solos nessa atividade. Descobrir afinidades de genêros com as personalidades individuais. Estímulo a criatividade, improvisação. Uma viagem de conhecimento ou reconhecimento nessa prática não só para a formação em artes cênicas, como nas mais diversas opções; tais como: educação e terapia para si mesmo ou para enfermidades em infantes. O lúdico, o brincar (play, jouer) na sua própria essência de ser como Teatro. Criação de espetáculos, esquetes através de exercícios e oportunidades de se apresentarem realmente em teatros públicos. De possível integração em Grupos já formados e que sofrem de carência de “mão de obra” artística.Orientação e consultoria em espetáculos e idéias já formadas e formalizadas de espetáculos e afins. Uma oficina aberta, sem rigidez de adesão de pessoas em dias de suas possibilidades. Atenção diferenciada, particular e coletiva. Um início de conhecimento fundamental que se amalgamará com outras oficinas de criação de esculturas de bonecos em espuma, materias recicláveis e tradicionais, juntamente com contação de história e as técnicas de mecanismos de diversos tipos de bonecos (fios, luvas, varas, etc.). Oficinas essas que também comporão esse Evento, em outros dias, começando agora, conjuntamente com a de esculturas com o material mais simples e barato que é o da confecção em espuma e materiais recicláveis  - Oficina das quintas-feiras com Tom do Tuiuti. É só levar um caderno, caneta ou lapís. Todo o resto do material necessário tentaremos disponibilizar sem custo. Mas quem quiser colaborar pode levar garrafas pets vazias para a oficina de confecção e um pen drive ou CD room para gravar qualquer vídeo ou som disponível nas oficinas.. Resumindo: essa “formação” tende a criar atividades para serem apresentadas e inseridas em reais oportunidades profissionais de apresentações. E também na orientação para participação no Concurso Nacional de Dramaturgia que será lançado em finais de outubro de 2011. Então é só comparecer não só nas oficinas, como nos espetáculos, nas paletras de cada Grupo já formado e obter um conceito próprio de identidate de talento.
 
Evento: MAGDA MODESTO – Triunfo do Teatro de Bonecos - quarta-feira (oficinas de formação – 14 às 17h), quinta-feira (pluralidades-oficinas de construção-mesas,etc.– 14 às 17h) sexta-feira (palestra de um Grupo – 15 às 17h), sábados e domingos (espetáculos – 11h)TEATRO DUSE – CASA DE PASCHOAL CARLOS MAGNO – SANTA TERESA – RUA HERMENECILDO DE BARROS -161  Coordenação Geral de Carlos Henriqque Casanova – Ator, Titeritiero, Produto, Dramaturgo, Administrador, Agente Cultural, Especialista em Literatura Infantil e Juvenil Brasileira, etc.Graduado em ADM com especialização em O&MFundador do Grupo CENANOVA Produções (1984)Especialita em Literatura Infantil e Juvenil pela UFRJEspecialista como Agente Culural pelo MAM – Museu de Arte Moderna RJDramaturgo especeialista em Teatro pela Infância e Juventude – premiado pelo Ministério da Cultura, IBAC, UFRGN (Universidade Federal do rio Grande do Norte), UBE (União Brasileira dos Escritores (Academia Brasileira de Letras.Destaque para o livro premiado pela Prefeitura do Rio – Projeto Carioquinha 2005 – Livro “Botinas Amarela”Roteirista formado pela Rede Globo de Televisão, Doc Comparato, Claudio Mac’dowel (Escuela de de Guión de Cuba), Maria Carmem Barbosa, Ely Azevedo, Luis Carlos Fontoura, José Louzeiro.Formado em Direção de Arte por Isabel Pancada (Rede Globo)Especialista em Teatro de Guignol e História Mundial de Teatro de Bonecos – Magda ModestoMembro do Conselho Consultivo do Centro de Referência Cultura InfânciaParceiro do CBTIJ, CEPETIN, RENATIM e de tantas outras redes de teatro dediaco à infãnciaDiretor Artístico e de Produção dos Teatros de Marionetes e Guignol da Prefeitura do Rio (2003/2005 e 2008 aos dias atuais)Ex Conselheiro da ABTB e assessor da vice-presidência (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos)Presidente ARTB – Associação Rio de Teatro de BonecosProtetor e propalador do Teatro de Guignol do Rio.Sócio parceiro da sociedade dos Amigos do Teatro de Guignol Lyon França.Jurado de concurso de DramaturgiaProdutor culutral de eventos....
 
Maiores informações sobre os espetáculos, palestras e oficinas : tels: (21)9318.9901 /(21) 9299.7855  e.mail: projetomagda@gmail.com )

Nenhum comentário: