Minha lista de blogs

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A ARTE SECRETA DO ATOR – BRASIL

A ARTE SECRETA DO ATOR – BRASIL

EUGENIO BARBA E JULIA VARLEY
ODIN TEATRET/DINAMARCA

IV EDIÇÃO

DE 07 A 12 DE DEZEMBRO DE 2011 - BRASILIA – DF

O diretor de teatro Eugenio Barba e a atriz Julia Varley voltam a Brasília de 07 a 12 de dezembro de 2011 para

A Arte Secreta do Ator brasil onde também ministram o masters-in-residence COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES, para atores e diretores de todo Brasil e America Latina

(workshop em regime de imersão com base nos princípios da antropologia teatral e na tradição de treinamentos, criações e montagens do grupo dinamarquês Odin Teatret )

Esta é a quarta edição do projeto A ARTE SECRETA DO ATOR BRASIL – ODIN TEATRET/DINAMARCA idealizado pela diretora Luciana Martuchelli e o diretor do Odin Teatret Eugenio Barba, e produzida pela TAO Filmes e pela Cia. Yinspiração Poéticas Contemporâneas e que acontece com exclusividade na capital brasileira.

cid:image001.jpg@01CC8427.AEB3C630

SOBRE O PROJETO

A ARTE SECRETA DO ATOR – BRASIL é um encontro anual de excelência dramática que tem como principal característica, o treinamento exclusivo e residencial de atuação e criação de dramaturgia com o diretor Eugenio Barba e a atriz Julia Varley, COMO PENSA ATRAVÉS DE AÇÕES, destinado a atores, diretores, acadêmicos e pesquisadores brasileiros e latino-americanos, que tenham experiência comprovada na área. Em sua quarta edição, o projeto de intercâmbio é um iniciativa privada e oferece também palestras, demonstrações de trabalho, performances, projeção de vídeos, sarau e lançamento de livros.

Entre os artistas que marcaram profundamente a história do teatro da segunda metade do século XX, Eugenio Barba é um dos raros que trabalhou e que ainda trabalha de forma inovadora em todos os campos da cultura teatral: a criação artística, a transmissão das técnicas e do saber profissional, a pesquisa sobre a memória histórica, a investigação científica e o uso do teatro no contexto social como um instrumento transcultural para ativar relações entre grupos sociais e etnias diversas.

PRIVILÉGIO

O treinamento COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES que acontece em Brasília, é uma oportunidade pedagógica rara que ultrapassa as fronteiras do Odin Teatret.

Atualmente, este é o único treinamento oferecido em todo o mundo no qual o mestre da antropologia teatral e diretor Eugenio Barba, trabalha diretamente e de forma prática com atores que não são do seu grupo ou de suas montagens.

O projeto pretende que artistas brasileiros e latino-americanos possam construir trabalhos autorais e reencontrar o diretor anualmente para mostrar o andamento de suas criações, dramaturgias e idéias e obter novo treinamento e orientação. Possibilita também que diretores e acadêmicos, conheçam, reciclem e atualizem fundamentos da Antropologia Teatral pelo ponto de vista do seu criador, sem necessidade de deslocamento para a Europa.

A cada edição, o diretor trabalha temas e caminhos diferentes para a criação de dramaturgia teatral. Em 2008, trabalhou sobre a obra de Ibsen, “Casa de Bonecas”; em 2009, com o conto “Suddenly in the depths of the Forest” (De repente, nas profundezas do bosque), de Amos OZ; e, em 2010, passou a utilizar material oferecido pelos participantes sobre o tema “A Flor das idades”, com sugestão de poesias do poeta persa Omar Khayyam.

Em 2008, 2009 e 2010, o treinamento contou com a presença de atores e encenadores do Brasil (Maranhão, Paraíba, Santa Catarina, Ceará, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Pernambuco) e do Peru e da França. Todos ficaram hospedados junto com o diretor e a atriz em regime de imersão em uma pousada próxima a Brasília. As atividades foram desenvolvidas ao longo de oito horas diárias.

SOBRE O TREINAMENTO

O treinamento COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES é realizado em Brasília sob regime de imersão de quatro dias com o diretor Eugenio Barba e a atriz Julia Varley. O conteúdo trabalha sobre os níveis de dramaturgia orgânica e narrativa e suas relações na construção de cenas ou mesmo de um espetáculo.

São abordados os seguintes temas:

- Elaboração da dramaturgia do ator nos níveis orgânico e dinâmico – as ações físicas e vocais;

- Relação entre partitura orgânica e dinâmica e a estrutura narrativa;

- Relação entre a dramaturgia do diretor e do texto;

- Relação entre dramaturgia do diretor, do escritor e do ator;

- Técnicas cotidianas e extracotidianas;

- Diferença entre movimento e ação;

- Imobilidade estática e dinâmica;

- A energia no espaço e a energia no tempo;

- Técnica de montagem para diretores;

- A percepção do diretor e a percepção do espectador.

VAGAS E PRÉ-REQUISITOS

Serão oferecidas 18 vagas para atores (nível prático) e 06 vagas para diretores ou acadêmicos (observadores) previamente selecionados mediante currículo e carta de intenção.

Os inscritos uma vez selecionados, deverão escolher e decorar UM POEMA ou TEXTO que aborde o tema: HISTÓRIAS DE AMOR. Deverão elaborar previamente uma cena a partir dele, contendo ações ou partituras físicas, vocais e música (cantada e/ou tocada). A cena deverá ter no máximo 5 minutos de duração e será apresentada no primeiro dia do treinamento para Eugenio Barba e Julia Varley, como um "cartão-de-visita" – uma pequena demonstração de trabalho e linguagem teatral do participante. Para o trabalho ao longo dos dias também será necessário ter extremamente bem decorados, um texto (que pode ser o mesmo usado no cartão-de-visita) e a uma canção (o estilo da canção é de livre preferência do participante). Esse material será parte do conteúdo de referência para o treinamento e para a construção de uma dramaturgia autoral sob a ótica do diretor.

Obs.: Os diretores ou acadêmicos selecionados como OBSERVADORES do processo de criação e direção de Barba NÃO NECESSITAM decorar ou preparar qualquer material para o treinamento.

HISTÓRICO

Em junho de 2008, o diretor Eugenio Barba esteve em Brasília com seu grupo e assistiu a uma apresentação dos atores da Cia. Yinspiração Poéticas Contemporâneas, dirigida pela atriz, diretora e coach Luciana Martuchelli, inspirada nas técnicas de dramaturgia do diretor e nas performances dos atores do Odin Teatret, em particular Julia Varley. Desse encontro, surgiu a idéia de organizar um treinamento de quatro dias, em regime de imersão, sobre níveis de excelência para atores e diretores de todo Brasil.

Em dezembro desse mesmo ano, realizaram então a primeira edição do evento A ARTE SECRETA DO ATOR BRASIL (título em português do “Dicionário de Antropologia Teatral” escrito pelo diretor e por Nicola Savarese e que influenciou parte da pedagogia da diretora Luciana Martuchelli e de centenas de diretores em todo mundo).

O evento contou com a participação de um grupo seleto de atores, diretores e professores de todo o Brasil que vieram a Brasília visando reciclagem, apuro e uma aproximação diferenciada com as técnicas do Odin Teatret.


Na edição inaugural, assim como nas seguintes (2009 e 2010), Eugenio Barba e Julia Varley conduziram o treinamento COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES, durante quatro dias no Solar Guadalupe, uma pousada a 26 km de Brasília, preparada para encontros dessa natureza. Nas aberturas das edições, a atriz Julia Varley apresentou as demonstrações de trabalho “O Eco do Silêncio”, “O Tapete Voador” e “Matando o Tempo” – verdadeiras incursões pelos recursos do corpo, da voz e do texto no teatro. As demonstrações e apresentações foram seguidas de debates promovidos pelo diretor Eugênio Barba, com participação da platéia composta de intelectuais, jornalistas, artistas e estudantes de artes cênicas.

Na edição de 2009, o diretor lançou a nova edição em português do livro “A Canoa de Papel - tratado de antropologia teatral” pelas editoras Teatro Caleidoscópio e Editora Dulcina. O Teatro Caleidoscópio, do diretor teatral André Amaro, é parceiro deste projeto desde o seu início.

Na abertura da edição de 2010, foram lançados mais dois novos livros de Eugenio Barba, "Queimar a Casa", pela editora Perspectiva, e "Teatro: Solidão, Ofício, Revolta" pelo Teatro Caleidoscópio & Editora Dulcina, ambos com a tradução de Patrícia Furtado. A atriz Julia Varley apresentou a performance “Matando o tempo – 17 minutos na vida de Mr. Peanut" e relançou seu livro "Pedras D'água – Bloco de Notas de uma atriz do Odin Teatret” traduzido por Luciana Martuchelli e pela atriz do seu grupo Juliana Zancanaro.

A parceria do Odin Teatret com a TAO Filmes e a Cia. YinsPiração rendeu também um convite à Luciana e Juliana para integrar como atrizes a performance “Ur-Hamlet”, de Eugenio Barba, em Wroclaw, na Polônia; o Festival Internacional de Mulheres no Teatro SOLOS FÉRTEIS, conectado ao Vértice Brasil e ao The Magdalena Project, uma rede de mulheres no teatro contemporâneo; além do documentário para TV “A Arte Secreta do Ator”, realizado durante a primeira edição do evento e o filme “The Magdalena Project – Em busca da voz da mulher no teatro”, ambos uma co-produção TAO Filmes / NOVA Filmes / Odin Teatret, em fase de pós-produção.

Outro fruto da ARTE SECRETA DO ATOR-BRASIL, e que conta com o apoio da TAO Filmes, acontecerá às vésperas do treinamento em Brasília, de 29 de novembro a 04 de dezembro de 2011, em Ribeirão Preto (SP). A Primeira semana de antropologia teatral terá uma vasta programação local e oferecerá, no dia 03/12, uma palestra seguida de debate com diretor Eugenio Barba e a demonstração de trabalho “ECO DO SILÊNCIO” da atriz Julia Varley. A iniciativa do NIT - Núcleo de Investigação Teatral da ONG Ribeirão em Cena – tem suas raízes nas sucessivas participações dos seus integrantes nas edições do treinamento COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES em Brasília. O diretor do grupo, José Maurício Cagno, participa da ARTE SECRETA DO ATOR BRASIL desde a sua primeira edição, em 2008, e algumas das atrizes do NIT, seguindo seus passos, vieram treinar com Julia Varley durante a primeira edição do SOLOS FERTEIS, em novembro de 2009.

Sob a supervisão do Odin Teatret, a TAO Filmes hoje também retém os direitos de reprodução e revenda do material audiovisual dos espetáculos e demonstrações do grupo dinamarquês no Brasil.

PROGRAMAÇÃO DA IV EDIÇÃO DA ARTE SECRETA DO ATOR – BRASIL DE 07 A 12 DE DEZEMBRO EM BRASILIA - DF

Dia 07: Palestra de abertura com Eugenio Barba e performance de Julia Varley com entrada franca.

De 08 a 11: Treinamento Intensivo com Eugenio Barba e Julia Varley fechado para atores e diretores previamente selecionados.

Dia 12: Check out às 9h da pousada e retorno a Brasília.

INSCRIÇÕES

Interessados em participar do treinamento em regime de imersão devem enviar um e-mail para contato@aartesecretadoator.com.brcom cópia para luciana@taofilmes.com.br, juliana@taofilmes.com.br e filipe@taofilmes.com.br.

O e-mail deverá ser enviado até dia 07 de novembro de 2011 contendo um breve currículo com foto (jpeg, até 500kb) e uma carta de intenção com as motivações para fazer o treinamento e informando o que conhece da obra do Odin Teatret. Caso tenha algum trabalho postado no Youtube ou site similar, listar o link no currículo. Obs.: Não serão aceitos emails com arquivos de vídeos em anexo. Os selecionados receberão e-mail de confirmação com uma ficha de inscrição até o dia 11 de novembro. O participante uma vez selecionado, deverá fazer o depósito do valor do investimento na conta enviada por e-mail e enviar a ficha de inscrição preenchida junto com o comprovante de pagamento. Somente após o depósito, a vaga será preenchida e a matrícula confirmada.

INVESTIMENTO

R$ 2.000,00 (Dois mil reais). Pagamento à vista após o processo seletivo e confirmação da inscrição.

Estão inclusos neste valor:

* O Treinamento Intensivo COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES com o diretor Eugenio Barba e a atriz Julia Varley.

* Hospedagem de 08 a 12 de dezembro, em quartos duplos, em pousada próxima a Brasília reservada exclusivamente para o trabalho com o diretor (Check out dia 12/12 às 9h) Alimentação ( Pensão completa – café da manhã, almoço, jantar e festa de encerramento - comida natural e sucos orgânicos )

* Credencial e Certificados

* Translado em grupo na manha do dia 08/12 de Brasília para a Pousada e na manha do dia 12/12 de volta ao centro de Brasília.

( A pousada oferece estrutura de sala de treinamento coberta, Wi-fi, palco aberto para treinos ao ar livre, mata nativa, piscina, fogueira, trilhas ecológicas e mirante...)

*****************************************************

Telefones para Contato:

Luciana Martuchelli – +5561.93033907/92142787

Juliana Zancanaro – +5561.8417 8167

Filipe Lima – +5561.8402 2696


A ARTE SECRETA DO ATOR – BRASIL
ODIN TEATRET/DINAMARCA
IV EDIÇÃO – 2011
Com Eugenio Barba e Julia Varley
De 7 a 12 de dezembro de 2011
Brasília – DF, Brasil.

PROGRAMAÇÃO

INSCRIÇÕES E
FORMA DE PAGAMENTO

FICHA TÉCNICA

TELEFONES PARA CONTATO

Dia 07/12/11

Coquetel de Abertura da IV edição do projeto A ARTE SECRETA DO ATOR – BRASIL.
Cadastramento dos participantes do treinamento.

Palestra e debate com o diretor Eugenio Barba

Demonstração de trabalho da atriz Julia Varley.
______________

De 08 a 12/12/11

Treinamento COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES em formato de imersão com Eugenio Barba e Julia Varley, fechado para atores e diretores previamente selecionados.
Retorno a Brasília dia 12 pela manhã.


Interessados em participar do treinamento devem enviar um e-mail para contato@aartesecretadoator.com.br
com cópia para luciana@taofilmes.com.br, juliana@taofilmes.com.br e filipe@taofilmes.com.br

O e-mail deverá ser enviado até dia 07 DE NOVEMBRO DE 2011 contendo um breve currículo com foto e uma carta de intenção.

Investimento: R$ 2.000,00 (dois mil reais). Inclui: treinamento, hospedagem (de 08 a 12 de dezembro em quarto duplo com pensão completa – café da manhã, almoço e jantar), jantar de encerramento e certificado.
Os selecionados receberão e-mail de confirmação com uma ficha de inscrição. O participante deverá fazer o depósito do valor total do investimento na conta enviada por e-mail e enviar a ficha de inscrição preenchida junto com o comprovante de pagamento. Somente após o depósito, a vaga será preenchida e a matrícula confirmada.

Direção:
Luciana Martuchelli

Produção e Coordenação:
Juliana Zancanaro
Filipe Lima

Nenhum comentário: