Minha lista de blogs

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Circulo Cultural Abraço da Paz na Tabajaras - 3ª Edição

(RJ) Circulo Cultural Abraço da Paz na Tabajaras - 3ª Edição

O Circulo Cultural Abraço da Paz formou-se a partir do evento Abraço da Paz que teve a sua primeira edição em dezembro de 2009 no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, envolveu a área que abrange a Ladeira dos Tabajaras, a Rua Euclides da Rocha, o Morro dos Cabritos, o Bairro do Peixoto, as Ruas Siqueira Campos, Fiqueiredo Magalhães e Santa Clara, com o objetivo de promover arte e cultura como fator de cidadania, integrando grupos, artistas e comunidade, fomentando a integração entre as diversas linguagens através das quais se expressa a população, promovendo o encontro e o diálogo entre os diversos contextos sociais existentes.

O sucesso da proposta manifestou-se em diversas solicitações e desdobramentos, além da segunda edição do evento Abraço da Paz, na área de origem, no ano de 2010, outras regiões foram contempladas com ações de fomento artístico e cultural do Círculo Cultural Abraço da Paz, dentre elas: A Vila Cruzeiro, o Complexo do Alemão, o Complexo da Maré, a Cidade de Deus.

O Círculo Cultural visa promover a participação, o diálogo e o intercâmbio de experiências culturais, econômicas e políticas entre asfalto e favela. O Abraço da Paz é expressão de nossa decisão consciente de transformar a cidade em que vivemos em uma experiência de afirmação da cidadania e de luta pela igualdade. O Círculo Cultural propõe a ocupação das ruas e bairros da cidade – com música, política, teatro, poesia, grafite, shows, recitais, performances, exposições, bazares… enfim, com realizações coletivas e individuais – para criar, através da arte, da cultura e da ação, uma nova maneira de estar no mundo, mais atuante, participativa e solidária.

No dia 16 de outubro, domingo, o CÍRCULO CULTURAL ABRAÇO DA PAZ vai promover o 3º Abraço da Paz um dia inteiro dedicado a atividades culturais e educativas no Morro dos Cabritos e no seu entorno, que culminará com um evento de confraternização no Lajão Cultural, espaço em transformação na comunidade que será dedicado a atividades culturais e esportivas diversas.

Um dos destaques da programação deste ano será o projeto "Podemos ser como somos – O Mundo de Lygia Clark nas Escolas e Comunidades", uma iniciativa da Associação Cultural "O Mundo de Lygia Clark" – em parceria com a galeria Clark Art Center e o Círculo Cultural – que vai organizar uma oficina de arte na qual serão distribuídos, gratuitamente, 50 unidades do livro infanto-juvenil"Lygia Clark – Linhas Vivas" (Ed. Paulinas), de Renata Sant'Anna e Valquíria Prates e 50 cadernos de atividades (ateliê/espaço de experiências). A oficina fará ainda uma apresentação do trabalho da artista e da sua relevância para a arte brasileira a partir do contato dos participantes com algumas réplicas de suas obras. Entre elas: "Bichos" (em plástico e metal); "Obra Mole"; "Rede de Elástico"; "Máscaras Sensoriais"; "Superfície Modulada"; e "Caminhando".

Outro grande sacada desta edição do abraço da paz serão as invasões de cultura... Palhaços e contadores de histórias, degustação de poesias, artistas, artesãos, fotógrafos, DJs vão ocupar as ruas, becos e vielas do morro se espalhando em uma corrente de cultura e lazer... O evento começa bem cedo com uma caminhada ecológica no morro dos Cabritos e com uma apresentação do TEATRO DE RODA, com o espetáculo O Belo Rei, de Mariozinho Teles, na praça do Bairro Peixoto e depois de um dia inteiro de atividades e oficinas, a agitação sobe para o Lajão Cultural onde vai rolar teatro, exposições de fotos, uma prévia da 5ª edição do Festival Visões Periféricas, muita música, diversão para a garotada. Às 17 horas começa a concentração para o Abraço da Paz. Durante o abraço, de mãos dadas, paramos durante um minuto pela paz e harmonia no mundo.

Participam da organização do evento Associações de Moradores do Morro dos Cabritos, do Bairro Peixoto (AMA OÁSIS), entre outras com o apoio da Subsecretaria de Integração e Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Cultura do Município do Rio de Janeiro. Esse evento é realizado com apoio do programa "Microprojetos Mais Cultura" do Programa Nacional de Segurança com Cidadania – PRONASCI, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Ministério da Justiça, Ministério da Cultura, e Governo Federal.

Suba a ladeira, desça o morro, circule: a cidade é sua. Construa a paz.

PROGRAMAÇÃO:

(Confirmados até o momento)

DOMINGO NO TABAJARAS – ABRAÇO DA PAZ 16/10/2011

08:00hs – ABERTURA - CAMINHADA ECOLÓGICA – Ponto de encontro Rua Euclides da Rocha 716, MHZ, confirmar presença com Junior – 8261-7026 – 1.000 metros de caminhada/escalada, tempo médio 1 hora.

10hs – Praça Edmundo Bittencourt – Bairro Peixoto
– O BELO REI - TEATRO DE RODA, de Mariozinho Teles.

11hs – Praça Edmundo Bittencourt – Bairro Peixoto - Roda de capoeira com mestre Perninha, futebol e brincadeiras diversas.

11:00H - CEMASI
Higiene Bucal (Dra Graziela Fontoura)

12:00H às 16H - Cantinho da Natureza
Lygia Clark sobe o morro - Projeto - Podemos ser como somos: O Mundo de Lygia Clark nas escolas e comunidades.

Projeto Girolivro, Obra social da Paróquia santa Cruz de Copacabana e Conexão Leitura - Contação de histórias, com Lucia Morais com a escritora Claudia Gomes, mediação de leitura pelas crianças dos projetos CONEXÃO LEITURA, exposição de livro e muito mais

Oficinas de arte, Poesia, espetáculos de palhaços e brincadeiras


LAJÃO (12:00H às 22:00H)
Exposições de artes, fotos, oficinas, Conexão Crew – B Boys, espetáculos, maquiagem artística, brincadeiras e artesão Fernando Fleury.

16:00 hs – Improlândia – Epetáculo / teatro

17:00hs – Hora do Abraço da Paz – De mãos dadas em uma única energia vamos manifestar nosso desejo de abraçar toda a comunidade.

17:20hs - Tuba Tuba – Espetáculo formado por crianças da Vila Cruzeiro – Complexo do Alemão.

18hs – Visões Periféricas – Exibição dos trabalhos feitos ao longo do dia na comunidade.
19:00Hhs às 22:00hs – Wladimir Gasper + Piu + Nepal e Dj Pachú
20:00H / 21:00H- Video mapping

ITINERANTES – Pelas Ruas e becos.
13hs às 18hs - Oficina de audiovisual com a equipe do Estética Central - Visões Periféricas e mostra de alguns filmes da 5a edição do Festival Visões Periféricas 2011 que acontecerá de 19 à 26 de outubro no Oi Futuro de Ipanema com entrada franca.
Poesia para degustar com Betina Kopp
Espetáculos de Palhaços pelas ruas e becos da comunidade
Banda carioca
Banda da PM
Slack line
Grafite

Nenhum comentário: