Minha lista de blogs

terça-feira, 19 de junho de 2012

BIBLIOTECA NACIONAL

CURSO
Abertas as inscrições para o 16º Curso de Preservação de Acervos
Estão abertas as inscrições para o 16º Curso Informativo de Preservação de Acervos Bibliográficos e Documentais, a ser realizado de 27 a 31/8 de 2012 na Fundação Biblioteca Nacional. O curso será ministrado em duas etapas e contará com palestras técnicas e outras atividades, como estudos de casos e visitações. Dentre os palestrantes estão especialistas renomados, como Jayme Spinelli, Coordenador de Preservação na Biblioteca Nacional desde 1998, Ivan Coelho de Sá, Diretor da Escola de Museologia da UNIRIO, e Solange Sette Garcia de Zúñiga, Mestre em Biblioteconomia pela Universidade de Columbia – Nova York, entre outros. Os interessados devem acessar a ficha de inscrição aqui e a programação completa do curso aqui. Mais informações aqui ou pelos telefones (21) 2220-1973 ou (21) 3095-3830.
Expertise da FBN pelo Brasil
Técnicos do Laboratório de Restauração da Fundação Biblioteca Nacional ministram em Fortaleza, no Ceará, cursos técnicos de conservação e restauração de acervos bibliográficos e documentais. O segundo módulo, sobre Restauração de Obras Raras,  será realizado na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel entre os dias 18 e 22/6 e contará com a participação das técnicas do Laboratório de Restauração Adriana Ferreira e Isamara Lara de Carvalho. O terceiro e último módulo, entre os dias 25 e 29/6, será sobre Encadernação de Obras Raras e será ministrado pelos especialistas Carlos Alberto Mangefeste e Tatiana Ribeiro Christo.
POLÍTICA CULTURAL
Eleição no Conselho Nacional de Política Cultural
Está aberto até o dia 24/6 o cadastramento dos interessados em participar nas próximas eleições do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura, do Conselho Nacional de Política Cultural, do Ministério da Cultura. O Colegiado Setorial, que tem como competência debater, acompanhar e fornecer subsídios para a definição de políticas, diretrizes e estratégias relacionadas ao setor de Livro, Leitura e Literatura, é composto por cinco representantes do poder público e quinze representantes da sociedade civil.  No site do MinC é possível baixar uma apresentação explicativa sobre a eleição do Colegiado.  Os interessados devem clicar aqui para se inscrever. A portaria completa com informações sobre o processo eleitoral está disponível no site da FBN: http://bit.ly/NBi8vx
CIRCUITO NACIONAL DE FEIRAS DE LIVRO
FBN na I Feira do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul
Entre os dias 21 e 24/6, Campo Grande sedia a I Feira do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul, um projeto do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Governo do Estado e com a Prefeitura da Capital. Está prevista a presença do presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim. Haverá uma rica programação cultural, como a biblioteca do programa Esquenta, da TV Globo, apresentado por Regina Casé. A biblioteca é formada por livros doados e autografados pelos convidados que passaram pelo programa e percorre todo o Brasil. A iniciativa integra o Circuito Nacional de Feiras de Livro da FBN.
UTILIDADE PÚBLICA
Funcionamento da Biblioteca Nacional nos dias 20, 21 e 22/6
A Fundação Biblioteca Nacional informa aos visitantes e pesquisadores que, devido ao feriado decretado por conta da realização da Conferência Rio+20, dos dias 20 a 22/6 (de quarta a sexta-feira) a Biblioteca Nacional terá funcionamento extraordinário. No dia 20/6, quarta, só estará aberta à exposição “Rio Cidade-Paisagem”, com entrada pela Rua México, s/nº. Nos dias 21 e 22/6, quinta e sexta, os visitantes também terão acesso às visitas guiadas. Os serviços de pesquisa ao acervo voltam à normalidade no sábado, dia 23/6, entre 9h e 15h.
BIBLIOTECA DEMONSTRATIVA
Inscrições para Bibliomúsica vão até 29 de junho
As inscrições para o Projeto Bibliomúsica entram em sua penúltima semana. Até 29/6, a Biblioteca Demonstrativa de Brasília recebe material de artistas interessados em concorrer ao edital. Com  apresentações musicais de 1h30, entremeadas por informações sobre o gênero apresentado, os instrumentos utilizados e a formação musical, a iniciativa homenageia em 2012 o centenário de Herivelto Martins e Luiz Gonzaga. Para participar, envie um projeto com a gravação de uma música de cada compositor para o Setor de Promoção e Divulgação Cultural da BDB (procult.bdb@bn.br). O edital prevê remunerações de até R$ 1.400,00 para os contemplados. Saiba mais em nosso site: http://bit.ly/mRfQgz
PROLER
Luiz Paulo Horta na Casa da Leitura
Luiz Paulo Horta é o convidado da próxima Terça Cultural, que será realizada nesta terça-feira, 19/6. O encontro debate o tema “A Bíblia: um diário de leitura”, baseado no título de seu livro mais recente. Autor de um dos maiores sucessos editoriais da atualidade, o jornalista e crítico musical é também membro da Academia Brasileira de Letras. A palestra começa  às 18h30 na Casa da Leitura (Rua Pereira da Silva, nº 86 – Laranjeiras – Rio de Janeiro). A entrada é franca.
POR DENTRO DA BN
"Ressureição", de Machado de Assis
Em 2012, "Ressureição", 1º romance de Machado de Assis, completa 140 anos de publicação. O livro conta a história de Dr. Félix, homem emocionalmente instável e ciumento que tenta conquistar Lívia, uma bela e jovem viúva. Autor de "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas", o escritor faria 173 anos no próximo dia 21 de junho. No Blog da BN, saiba mais sobre o romance lançado pelo autor em 1872: http://bit.ly/LgykC7
 

Nenhum comentário: