Minha lista de blogs

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Assunto : livro

FBN entrega 1,89 milhão de livros a 2,5 mil bibliotecas públicas
PublishNews - 13/08/2012
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) informa que foram comprados 1.899.402 livros para cerca de 2,5 mil bibliotecas de 1,7 mil municípios de todo o país. A FBN destaca também a economia efetuada, graças ao teto de preço médio de R$ 9,08 do livro habilitado a participar do programa.
Leia mais
 
 
Baixo número de leitores justifica projetos do MinC na área de incentivo à leitura, diz Ana de Hollanda
Flávia Albuquerque - Agência Brasil - 09/08/2012
A notícia de que quase a metade dos brasileiros nunca teve acesso à leitura é vista com preocupação pela ministra da Cultura e, segundo ela, é o que motiva o governo a intensificar os trabalhos e campanhas de incentivo à prática leitora. Ana explicou que a ideia é estimular a leitura não só do livro didático, mas criar o hábito de ler literatura.
Leia mais
 
 
Universidades baixam nível de ensino e geram candidatos despreparados
Jornal Nacional - 14/08/2012
É estarrecedor o resultado do indicador de alfabetismo funcional, que mede a capacidade das pessoas de ler, entender o que leem e de fazer as operações básicas de matemática. Dos alunos que concluem o Ensino Superior, 38% não são plenamente alfabetizados. Entre os que concluem o Ensino Médio, esse número sobe para 65%.
Leia mais
 
 
Sucesso na formação só virá com alfabetização, diz ministro
Ascom MEC - 09/08/2012
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu uma visão sistêmica da rede pública de ensino, durante sua exposição no encontro Diálogos Governo-Sociedade Civil: Brasil Sem Miséria, em Brasília. Se não resolvermos a educação infantil e alfabetização na idade certa não vamos ter sucesso nas etapas seguintes, afirmou.
Leia mais
 
 
Editores vão ao Supremo por biografias
Folha de São Paulo - 14/08/2012
A Associação Nacional dos Editores de Livros (Anel) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que seja declarada inconstitucional a exigência de autorização de personagens ou de seus herdeiros para que sejam publicados livros ou obras audiovisuais nas quais eles são citados.
Leia mais
 
 
Livro digital deve ganhar novo impulso no Brasil
Agência Estado - 12/08/2012
As apostas nos livros digitais estão em alta. Grandes livrarias e editoras acreditam que os e-books ganharão espaço no mercado nacional em 2012 e 2013. As projeções mais otimistas os colocam como responsáveis por 10% do faturamento das vendas do setor em 2014.
Leia mais


Record
Entrevistas
 
"Aumentar índices de leitura está ligado a alfabetização de qualidade"
Contec Brasil - 14/08/2012
Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim aborda temas como a alfabetização ligada à leitura, os avanços na rede de bibliotecas municipais e a digitalização de acervos.
Leia mais


Histórias de gente que lê
 
Jovem de 17 anos é eleita a mais bela do Sul de Minas
Jéssica Balbino - G1 Sul de Minas Gerais - 10/08/2012
Ana Paula mostra maturidade e, embora esteja em busca de oportunidades nas passarelas e diante dos flashes, não descarta os estudos. Amante da leitura, ela também é apaixonada por livros e está sempre lendo, apesar da vida corrida.
Leia mais


Boas ideias
 
Projeto de psicóloga espalha prazer pela leitura em Taubaté, SP
Jornal Vanguarda - 12/08/2012
O que as crianças mais gostam de fazer num sábado ensolarado? Na cidade paulista, onde nasceu Monteiro Lobato, muitas delas estão dedicando o dia de folga da escola para brincar com livros e leituras. É o projeto Baú de Letras, desenvolvido pela psicóloga Fernanda Márcia Vieira.
Leia mais


Quem financia projetos
 
FBN anuncia novos editais para internacionalizar literatura brasileira
Ascom FBN - 10/07/2012
Até 2020, Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura devem investir R$ 76 milhões em vários projetos e programas. Foram apresentados quatro novos editais: ampliação das bolsas de tradução, apoio à publicação nos países de língua portuguesa; programa de residência de tradutores no Brasil; e apoio para que os escritores brasileiros possam divulgar em outros países seus livros e a literatura nacional.
Leia mais


Quem investe em leitura
 
Fundação Volkswagen doa 7,3 mil livros no RJ
PublishNews - 08/08/2012
A Fundação Volkswagen, responsável pelo investimento social da Volkswagen do Brasil há mais de 30 anos, entregou 7,3 mil livros para 73 bibliotecas e escolas públicas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da cidade do Rio de Janeiro.
Leia mais


Imagens de leitura
 
Ainda há tempo
Foto de Blog Tukakubana Ler, assim, sem nada pra fazer. Viajar, assim, sem nada a esperar. Conhecer, enfim, o que pintar pela frente. Espiar um mundo de cabeça para baixo, de dentro para fora, de um lado a outro. Deixar as adultices de lado, para voltar a colorir um pedaço de quintal. Recolocar giz de cera na mochila do dia a dia. Voltar a respirar sem pressa, com um sorriso no corpo e a alma livre de imposições. Ainda há tempo de se reencontrar debaixo de árvores, numa história de aventura, de magia e encantos. O céu continua azul, à sua espera, nos livros que o querem ler. Deixe os afazeres que não lhe somam nada, as manias de gente grande, os caprichos de um tempo perdido. Desça na escada de idades. Perca-se novamente criança, com um livro à mão e um mundo novo para recordar e viver.

Nenhum comentário: