Minha lista de blogs

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Boletim da Biblioteca Nacional

DESTAQUE
Pesquisadores da Biblioteca Nacional acham moedas do século XIX
Pesquisadores do Setor de Restauração da Biblioteca Nacional localizaram nove moedas de ouro, prata e bronze, com datas que variam entre 1854 e 1869 na cápsula do tempo achada nas obras de restauração da zona portuária do Rio. O dinheiro estava junto do Diário Oficial de 1871, periódico também encontrado na cápsula. Segundo Jayme Spinelli, coordenador de Preservação da Biblioteca Nacional, os restos do jornal serão, agora, submetidos à irradiação de cobalto 60, a fim de eliminar micro-organismos. O material estava dentro de uma caixa de madeira no interior da pedra fundamental das Docas D. Pedro II, resgatada por arqueólogos do Museu Nacional na escavação do Porto do Rio. Saiba mais no Blog da BN.
LEITURA
MinC e FBN lançam nova campanha de leitura em rádio e TVs
Com o objetivo de fomentar e valorizar os hábitos de leitura e incentivar o uso das bibliotecas públicas, a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim, lançam nesta quinta-feira, 2/8, às 11h, na Biblioteca Nacional, no Rio, a segunda etapa da campanha Leia Mais, Seja Mais. O objetivo é chamar a atenção para a leitura como uma atividade prazerosa e um caminho para o crescimento pessoal dos leitores. Vários artistas da Rede Globo estarão no filme que ficará durante todo o mês de agosto na TV, rádio e internet.
Leia Mais, Seja Mais também nas redes sociais
Além dos filmes de TV, spots de rádio e banners de internet, a segunda etapa da campanha Leia Mais, Seja Mais (que há sete meses esteve em jornais e revistas) terá uma série ações nas redes sociais. As páginas do Ministério da Cultura e da Fundação Biblioteca Nacional no Facebook, por exemplo, trarão, já a partir de quinta-feira, um convite para que os internautas substituam, por algum tempo, suas imagens de perfil por capas dos livros que mais gostam, tornando assim suas páginas, literalmente, um FACEBOOK (ou, em português, uma CARA DE LIVRO).
POLÍTICA CULTURAL
Livro/Leitura faz uma das maiores mobilizações para eleições do CNPC
Faltando apenas duas semanas para o encerramento das inscrições dos interessados em participar do processo de indicação dos membros da Comissão Nacional de Política Cultural no biênio 2013/2014, a mobilização para a renovação do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura é uma das mais fortes entre todos os setores da cultura brasileira. Com 601 eleitores cadastrados (o segundo maior, somente 10 eleitores menos que Artes Visuais, que lidera), são 60 candidatos a delegados inscritos, até agora o recorde do CNPC. Para participar, é preciso ser maior de idade e ter pelo menos três anos de atuação na área (escritores, editores, bibliotecários, livreiros, professores, pesquisadores e trabalhadores e empresários em geral da cadeia produtiva, criativa e mediadora da leitura). O Conselho é responsável por acompanhar a execução do Plano Nacional de Cultura (PNC) e orientar os investimentos do Fundo Nacional de Cultura, enquanto que o Colegiado discute as políticas públicas setoriais. As inscrições vão até 8/8 e os interessados podem acessar na internet o formulário através do link http://www.cultura.gov.br/setoriais/.  Saiba mais no Portal BN
CNIC recebe Inscrições para novos membros até 10/8
Vão até 10/8 as inscrições para os interessados em participar do processo de indicação dos membros da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) no biênio 2013/2014. As 21 vagas (7 titulares e 14 suplentes) são destinadas a representantes de entidades associativas de setores culturais e artísticos e das representativas do empresariado. Para concorrer, os candidatos devem preencher o formulário e encaminhar a documentação, digitalizada, para o e-mail editalCNIC@cultura.gov.br. A área do livro, leitura, literatura e bibliotecas tradicionalmente tem representantes no segmento Humanidades. Para mais informações, escreva para cnic@cultura.gov.br ou ligue (61) 2024-2137. Leia o edital aqui.
PNLL
Agentes da Leitura são tema de reportagem
O programa Agentes de Leitura foi tema de reportagem do Caminhos da Roça, transmitido pela EPTV (21/7), e que possui enorme repercussão no interior paulista. Ao longo de quase cinco minutos de reportagem, as jovens agentes Jéssica Regina Torres e Jenifer Francieli dos Santos, apresentaram a rotina de um Agente de Leitura, falando de como o trabalho desenvolvido vem mudando a vida das crianças da região rural de Jaboticabal. O Agentes de Leitura faz parte do Consórcio Culturando, que reúne 20 prefeituras do noroeste paulista. Assista aqui a matéria na íntegra.
MINC
Ordem do Mérito Cultural
O Ministério da Cultura (MinC) recebe até o dia 24/8, por meio da internet e dos Correios, as sugestões e propostas de indicação à Ordem do Mérito Cultural, que em 2012 homenageia o compositor e instrumentista Luiz Gonzaga (1912-1989). As propostas devem ser enviadas em formulários disponíveis no site do MinC. Criada em 1995, a homenagem já condecorou mais de 500 personalidades nacionais e estrangeiras e 60 instituições, públicas e privadas que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à cultura brasileira, entre as quais a área de livro, leitura, literatura e bibliotecas.
EDITAIS
Inscrições para Bolsas de Criação e Circulação Literária vão até 2/8
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) recebem até a próxima quinta-feira (2/8) inscrições para os editais de Criação e Circulação Literária. Para o primeiro, as instituições oferecem 30 bolsas no valor de R$ 15 mil cada, com o objetivo de apoiar a criação de romances, contos, crônicas, novelas e poemas. Já no âmbito da Circulação, as 20 bolsas de R$ 40 mil se destinam a concretizar projetos ligados à promoção e difusão da literatura por meio de oficinas, cursos e palestras. Para saber mais acesse o Portal BN ou mande um e-mail para bolsacriacaoliteraria@bn.br ou bolsacirculacaoliteraria@bn.br.
CIRCUITO NACIONAL DE FEIRAS
Agosto é mês de feira do livro
O Circuito Nacional de Feiras entra em agosto com um calendário repleto de atividades. Nas próximas quinta e sexta-feira (2/8 e 3/8), Seabra (BA) realiza sua primeira Feira Municipal. No dia 8/8 é a vez de Mossoró (RN) realizar sua 8ª Feira do Livro. O evento tem duração de quatro dias. São Jerônimo (RS) abriga sua 13ª Feira do Livro nos dias 09/8 e 10/8 e em São Paulo, a 22ª Bienal do Internacional do Livro é o grande destaque e acontece de 09/8 a 19/8. Veja o calendário completo do Circuito Nacional de Feiras em nosso site.
BDB
Clube da Leitura
A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), mantido pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) em Brasília, convida, junto com o Espaço Cultural Zumbi dos Palmares e o Núcleo de Literatura da Câmara dos Deputados, para o Clube da Leitura. De 1º de agosto a 28 de novembro, o ciclo de oficinas gratuitas ministradas pelo professor Marco Antunes acontece lá toda quarta-feira, de 10h10 às 11h. A cada mês, estão previstas leituras comentadas com debates e análises de grandes clássicos da literatura, como Dom CasmurroGrande Sertão Veredas e Dom Quixote. Veja a programação completa aqui.
Arte africana em destaque
Njutapvou Mama é autor das peças de Arte e decorativo africano, exposição que acontece na BDB até 4/8. O artista plástico camaronês vive em Brasília, cria obras em madeira, argila, bronze e cerâmica e tem trabalhos expostos em Camarões, Togo, Benin, Senegal e Cabo Verde. A exposição fica aberta de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 23h e aos sábados, das 8h às 14h. A BDB fica na avenida W3 Sul EQ506/507.
POR DENTRO DA BN
Alphonsus de Guimaraens
Em 24/07/1870, nascia o poeta mineiro Afonso Henriques da Costa Guimaraens. Mais conhecido como Alphonsus de Guimaraens, o escritor tem uma produção ligada ao Movimento Simbolista, marcado pelo culto ao amor, ao misticismo e à religiosidade, entre outros temas. Em 1899, sua estreia na literatura se dá com três importantes obras: Setenário das Dores de Nossa Senhora, Câmara Ardente e Dona Mística, obra digitalizada e disponível na BN Digital. Kiriale (1902) e Mendigos (1921) são outros trabalhos do autor, morto em 1921. Acesse o site do projeto Periódicos e Literatura, e saiba mais sobre a vida e obra de Alphonsus de Guimaraens.

Rio cidade-paisagem: outros manuscritos
Segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 12h às 17h. No salão de Manuscritos - 3o andar. Entrada franca.
Rio Cidade Paisagem
Espaço Cultural Eliseu Visconti - Rua México, S/Nº, Centro - Terça a Sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 12h às 17h.
Preservação e escolhas de Sofia: dilemas entre a vida e a morte física de livros raros
Segunda a sexta, das 10h às 17h, no salão de Obras Raras - 3o andar
A novela além do horário nobre
Segunda a sexta, 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados, 12h às 17h. Entrada franca.

RJ TV - REDE GLOBO
Documentos da Santa Inquisição são recuperados na Biblioteca Nacional
O Globo - Ela
College Girl Catacra Livre
Editais oferecem bolsas de criação e circulação literária Espaço Nave
Bolsa Fundação Biblioteca Nacional / Funarte de Circulação Literária – Edital aberto Diário do Aço
Oportunidade para escritores Jornal de Gramado
Região está de olhos abertos para o universo da leitura. Veja vídeo Jornal Mundo Lusíada
FBN apóia CPLP DIREÇÃO GERAL DOS LIVROS E DAS BIBLIOTECAS
NOVO PROGRAMA DE APOIO À EDIÇÃO DE AUTORES BRASILEIROS NOS PAÍSES DA CPLP Blogoteca - O Blog das Bibliotecas da UniRitter
Bolsa Fundação Biblioteca Nacional/Funarte de Criação Literária DIRETÓRIO MONÁRQUICO DO BRASIL
Moedas do século XIX são achadas por pesquisadores da Biblioteca Nacional Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais
O Centro de Cultura e Memória do Jornalismo promove seminário nesta quinta-feira Radar Decoração
Memória do Centro Work Out
Cultura e Lazer: Biblioteca Nacional do Brasil Correio Popular
Bibliotecas de Ji-Paraná recebe livros da FBN O Globo
Moedas do século XIX são achadas por pesquisadores da Biblioteca Nacional
Rede Democrática
Evento no Rio de Janeiro aborda a vida de Nelson Werneck Sodré DIHITT
O Barão e a Caricatura: Rio Branco no Traço dos Caricaturistas Publish News
Colegiado Setorial do Livro já tem mais de 300 inscritos Instituto de Otimização da Mente
Dica: Bolsa Fundação Biblioteca Nacional / Funarte de Criação Literária
Livro e Afins
Biblioteca Nacional restaura "cápsula do tempo Sonda Brasil
Inscrições para Comissão de Incentivo à Cultura estão abertas até 10 de agosto Oficina de Livros
Biblioteca Nacional restaura "cápsula do tempo" UFRGS
BIBLIOTECA NACIONAL SEDIA SEMINÁRIO SOBRE JORNALISMO E MEMÓRIA Guia da Índia
Fundação Pró-Memória de Indaiatuba Coletivo – O Jornal em Movimento
Ações para ampliar número de leitores O Popular
Uma tarde de leitura, análise, discussão e produção lúdica Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - Regional RS
PROLER COMEMORA 20 ANOS COM ATIVIDADES NA CCMQ O Globo - Prosa & Verso
Nelson Weneck Sodré
Observatório de Editais
Biblioteca Nacional lança edital para apoio à publicação de livros brasileiros na CPLP Grupo Cultural Cru
ESPAÇO CULTURAL CRU RECEBE LIVROS RolNews
Ziraldo estará na Feira Literária de Rondônia Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico
Rio de Janeiro/RJ – Diário oficial de 1871 encontrado no Porto será restaurado Rede Potiguar de Escolas Leitoras
FBN lança revista internacional de literatura brasileira Giro Regional
Biblioteca Pública recebe mais de 2 mil novos títulos Tribuna de Indaiá
Cidade recebe 2 mil livros da Biblioteca Nacional Mais Expressão
Biblioteca Rui Barbosa recebe dois mil livros da Fundação Biblioteca Nacional Ramacrisna
Biblioteca da Ramacrisna participa de programa da Fundação Biblioteca Nacional para aquisição de livros Bibliobloglegal - Blog da Biblioteca Municipal de Votorantim
OS LIVROS NOVOS CHEGARAM! SÃO MAIS DE 1.200 LIVROS! Associação Brasileira de Imprensa
Memória e jornalismo na Biblioteca Nacional Laboratório de Sensibilidades
Fundação Biblioteca Nacional e Funarte abrem edital que concede Bolsas de Criação Literária Notícia Geral
Biblioteca de Ji-Paraná recebe livros do Ministério da Cultura

Nenhum comentário: