Minha lista de blogs

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Playmobil

4/out/2012
  • Antonio posa ao lado de suas preciosidades: ele ganhou o 1º boneco aos oito anos
  • Bonecos criados nos anos 70 conquistaram o jornalista; na foto, em destaque, o pirata, "culpado" pela coleção de Antônio
Antonio posa ao lado de suas preciosidades: ele ganhou o 1º boneco aos oito anos
Patrícia Bueno
O jornalista Antônio Filho tinha apenas oito anos de idade quando foi seduzido por um pequeno boneco na vitrine de uma loja, em Campos. Começava aí uma forte ligação com os famosos bonecos Playmobil, fabricados no Brasil pela empresa Trol, entre 1970 e 1980, e depois, na década de 90, pela Estrela. “Comentei com minha mãe que tinha gostado e, para minha surpresa, ela me presenteou com um deles no Natal. Isso foi em 2004”, conta o colecionador, de 26 anos, que guarda até hoje o boneco que deu origem à série: um Playmobil pirata.
A partir do pequeno pirata surgiram atletas, policiais, fotógrafos, motoristas e uma infinidade de outros personagens urbanos, que mal cabem no móvel que o jornalista separou para expor as peças para esta reportagem. Hoje já são quase 70 bonecos, fora os acessórios, que Antônio adquire, principalmente, pelos sites de compra. “Minha mais recente aquisição é esta aqui”, diz, colocando sobre a mesa uma caixa. Nela está um presépio todo feito com os bonecos ainda embalados. “Foi uma ótima  compra”, diz com ar de orgulho.
Sobre o móvel, os bonecos estão dispostos em várias cenas. “Com essas séries temáticas, é possível criar um pequeno planeta de Playmobil”, observa Antônio, que tem em sua coleção um Papai Noel , uma “raridade” segundo ele. O colecionador conta que, em 1998, os bonecos sumiram das prateleiras brasileiras e houve um grande hiato em sua coleção. “Ficamos órfãos. Não havia mais para comprar. E como, naquela época, não tínhamos acesso à internet, lembro que cheguei até a mandar carta para ver se conseguia alguns”, comenta.
Atualmente o Playmobil é produzido pelo grupo Brandstätter (geobra Brandstätter GmbH & Co KG), da Alemanha. Em 2005, após longa ausência no país, a Calesita começou a importar da Argentina, onde são produzidos pela Antex, sob licença da Geobra. A partir de 2008, o brinquedo voltou ao país através de importação diretamente da Alemanha, pela Sunny Brinquedos. Por aqui, o jejum de compras só acabou  com a popularização da internet e o sucesso do site mercado livre.
Linha de brinquedos foi criada no ano de 1974
A linha de brinquedos, criada por Hans Beck (1929 – 2009) em 1974 e vendida mundialmente a partir de 1975, ainda é sucesso absoluto na casa de Antônio, graças também à sua mãe, Isaura Oliveira, que sempre o incentivou e ajudou no trabalho de garimpo. A coleção do jornalista é impecável. “Sempre tive essa disciplina de brincar e guardar”, diz o colecionador, que é filho único.
O menino que nunca gostou de videogame, mas hoje é jornalista e vive cercado de tecnologia, pois mantém uma produtora de vídeo e um jornal na Rede Mundial de Computadores, tem nos clássicos bonecos a chance de voltar aos velhos tempos de infância. Desde que seus olhos de criança brilharam diante daquela vitrine.

Nenhum comentário: