Minha lista de blogs

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Biblioteca Nacional

DESTAQUE
Biblioteca faz exercício de escape no prédio-sede
Nesta quinta-feira, a Biblioteca Nacional vai participar da celebração do Dia Internacional da Defesa Civil, comemorado em 29/11, fazendo uma simulação de escape em caso de incêndio. Ao todo serão cerca de 100 edifícios da região da Av. Rio Branco participando da iniciativa. Nas últimas semanas, foram feitas várias atividades de treinamento e indicados os lideres, abre filas e fecha filas para o treinamento. A partir das 11h, os lideres, com coletes brancos, avisarão seus setores sobre a hipotética situação de alerta para evacuação do prédio. Todo mundo que estiver na hora no prédio deverá seguir os abre filas, identificados pela cor amarela, e sair pela rota de fuga. Os fecha filas,  também de colete amarelo, serão responsáveis pela contagem e informação caso algum funcionário tenha ficado para trás. Os brigadistas estarão de colete vermelho.
EDITAIS
FBN lança editais para autores e criadores negros
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MInC) lançou dia 20/11, Dia da Consciência Negra, três editais voltados para os criadores negros. Os editais fazem parte do projeto do Ministério da Cultura (MinC) de valorização e fomento dos produtores, criadores e escritores negros. Os objetivos dos editais são formar novos escritores, elevar o número de pesquisadores negros e de publicações de autores negros; incentivar pontos de leitura de cultura negra no país. A cerimônia teve a presença da Ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do presidente da FBN, Galeno Amorim, no Museu Afro Brasil, no Ibirapuera, em São Paulo. Confira no portal www.bn.br os editais.
PESQUISA
Biblioteca Nacional realiza encontro de bolsistas do PNAP
A Coordenadoria de Pesquisa do Centro de Pesquisa e Editoração da Fundação Biblioteca Nacional  (FBN/MinC) realizou, esta semana, o 1º Encontro de Bolsistas do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa. Foram apresentados os trabalhos dos bolsistas desenvolvidos em 2010 e 2011 com o objetivo de aproximar os pesquisadores e dar maior visibilidade aos resultados. Confira a programação.
AGENDA CULTURAL
Mostra sobre Astronomia entra em cartaz na Biblioteca Nacional
A Divisão de Obras Raras da Biblioteca Nacional (FBN/MinC) promove até o dia 11/1/13, em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, a mostra Olhares do Céu nos Livros Raros.  A apresentação conta com 23 livros de celebres astrônomos dos séculos XVI, XVII e XVIII, como: Johannes Kepler, Ptolomeu, Andreas Cellarius e Pedro Nunes, que compõe o acervo raro da BN. Olhares do céu nos Livros Raros está no 3o Andar da Biblioteca Nacional de segunda a sexta das 10h00 às 18h00. Entrada Franca. Saiba mais sobre a mostra no Blog da BN.
Acervo raro recolhido do lixo está em cartaz na Biblioteca Nacional
O Plano Nacional de Obras Raras (PLANOR),  da Biblioteca Nacional, promove até janeiro a mostra Resíduos & Memória – O acervo raro recolhido pelo Programa de Coleta Seletiva do Bairro de São Francisco, que apresenta 40 peças com grande valor histórico encontradas no lixo da cidade de Niterói (RJ). Entre as peças estão o selo Olho de Boi, primeira chancela oficial emitida no Brasil em 1843 e o livro Une Fête Brésilienne, célébrée à Rouen en 1550, de Ferdinand Denis, publicado em 1850. A mostra é um resultado de parceria entre o PLANOR e o professor Emílio Eigenheer (UERJ/UFF), que coordena o Programa. A exibição está no 2º andar da BN, de segunda a sexta de 9h às 20h e sábado de 9h às 17h. Saiba mais no Blog da BN.
 
Rio Cidade-Paisagem é prorrogada até janeiro de 2013
A Biblioteca Nacional decidiu estender até janeiro a exposição Rio Cidade-Paisagem, uma celebração ao Rio de Janeiro e seus encantos visuais, que apresenta músicais e histórias que prometem emocionar moradores antigos, novos e turistas de todas as nacionalidades. A exposição está no Espaço Cultural Eliseu Visconti (Rua México, s/nº) de terça a sexta das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados das 12h às 17h.  Entrada franca. 
ACERVO
Chefe da Divisão de Cartografia da BN lança catálogo
Foi lançado, esta semana, no Auditório do Museu de Astronomia, Ciências e Afins (MAST), pela chefe da Divisão de Cartografia da Biblioteca Nacional, Maria Dulce Faria, o catálogo Coleção Cartográfica e Iconográfica Manuscrita do Arquivo Histórico Ultramarino, de Portugal. São 313 documentos cartográficos (entre mapas de levantamentos geográficos, de capitanias, cartas hidrográficas, plantas de sesmarias, planos de portos, vistas panorâmicas, plantas de cidades, entrede aldeias indígenas, de vilas e de sesmarias) e 260 peças iconográficas, entre plantas de fortificações, desenhos de alçados, plantas arquiteturais de igrejas, conventos, alfândegas, câmaras, prisões, quartéis, cemitérios, barcos, casas dos contos e dos governadores. A coleção constitui importante testemunho para a análise da história do Brasil Colonial.
INTERNACIONAL
Cil traduz literatura para jovens, crianças e Histórias em Quadrinhos
A Fundação Biblioteca Nacional está fazendo uma convocatória para apoiar a tradução e publicação de livros de autores de literatura infantil e juvenil e HQ no exterior. As obras devem já ter sido publicadas no Brasil e a inscrição feita por editoras estrangeiras tenham o direito de publicação. A convocatória faz parte do Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior.
Brasil é destaque na Feira do Livro de Guadalajara
Após a boa participação na Feira do Livro de Frankfurt (onde o Brasil será o país homenageado em 2013), a literatura brasileira é destaque no maior evento do mundo do livro em língua hispânica: a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, com a presença de 18 autores brasileiros, dez deles com apoio do Centro Internacional do Livro, da FBN, e eventos no estande brasileiro. 
PROLER
Aberta seleção de Assessor Pedagógico para PROLER
A Casa da Leitura, do Programa Nacional de Leitura (Proler), da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MInC) está selecionando um profissional da área de Letras ou Pedagogia com especialização na formação de mediadores de leitura. O especialista será responsável pela formação (em oficinas com 40 horas de duração) outros mediadores para participar do Projeto Cidadania & Leitura em 2013. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site da FBN (WWW.bn.br). Veja aqui o edital.

Nenhum comentário: