Minha lista de blogs

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Mobilização nas redes sociais pressiona Câmara para votação da Lei Cultura Viva


Mobilização nas redes sociais pressiona Câmara para votação da Lei Cultura Viva

viva0
Pontos de Cultura e redes do Movimento Social da Cultura promovem mobilização nas redes sociais nesta semana 
****----------
As Redes dos Pontos de Cultura através da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Plataforma Puente Cultura Viva Comunitária, Cultura Digital, Ação Griô, grupos e comunidades de tradição oral, Movimento Social da Cultura e midialivristas de todo o país, estão em mobilização para que o projeto de Lei 757/2011, que consolida o Programa Cultura Viva como política permanente de Estado, seja encaminhado para votação na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados nesta quarta feira 28 de novembro, às 10 horas da manhã.
O Programa Cultura Viva, cuja ação estruturante e mais conhecida são os Pontos de Cultura, é uma política cultural transformadora de democratização da Cultura que começou a ser desenvolvida na gestão do ex presidente Lula e do ex Ministro da Cultura Gilberto Gil. Ao todo, participaram nas diversas ações do Programa Cultura Viva cerca de 4 mil iniciativas culturais que envolveram em suas atividades cerca de 8 milhões de pessoas segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em pesquisa realizada no ano de 2009.

Mobilização Nacional e Internacional pela aprovação da Lei Cultura Viva

viva2
A participação dos movimentos utilizando as plataformas das redes sociais tem sido um marco em todo o processo de tramitação da Lei. Durante a votação do Projeto em junho deste ano na Comissão de Educação e Cultura (CEC), uma intensa mobilização foi feita nas redes sociais solicitando voto favoravél diretamente para os deputados integrantes da CEC. O ato público contribuiu para que o Projeto de Lei 757/2011 fosse aprovado por unanimidade e a hashtag #LeiCulturaViva atingisse os Trending Topics (assuntos mais comentados) do Twitter em vários estados do Brasil.
Para esta semana estão previstas várias ações de mobilização nas redes sociais de forma a pressionar a Câmara dos Deputados para que a Lei seja discutida e aprovada ainda este ano. Serão feitas publicações na página da Lei Cultura Viva no Facebook e um twittaço será realizado às 14 horas desta terça-feira.
cvc
Como parte da mobilização, uma carta será entregue à Ministra da Cultura, Marta Suplicy pedindo empenho e celeridade na tramitação da Lei Cultura Viva e Lei Griô, ambas originárias do Movimento Nacional dos Pontos de Cultura, além da presença de representantes dos Pontos de Cultura em Brasília no dia 28/11/12 para garantir que a matéria seja votada e o relatório do Dep. Osmar Junior (PCdoB/PI) seja aprovado.
De acordo com o coordenador do Pontão de Cultura Nina Griô, Marcelo das Histórias: “_Hoje a mobilização pela Lei Cultura Viva tem uma dimensão não só nacional como também internacional. Em diversas cidades e países da América Latina, como Lima (Peru), Medellin e Bogotá (Colômbia), Buenos Aires e Rosário (Argentina) estão em implementação políticas culturais baseadas no conceito do Cultura Viva. As organizações culturais destes países estão se articulando em rede, e neste sentido a aprovação do PL Cultura Viva no Brasil será também uma vitória para as redes culturais da América Latina, que terão mais uma referência importante para avançarem em seus processos locais_.”

Lei Cultura Viva avança no Congresso Nacional

vva7
A autora do projeto de Lei, Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), destacou que a autoria do projeto foi construída em um intenso processo de escuta e diálogo com a sociedade civil, tendo em vista que Lei Cultura Viva foi eleita entre as 32 prioridades da II Conferência Nacional de Cultura e foram realizadas audiências públicas em diversas regiões do país. A Deputada afirmou: “_Os Pontos de Cultura são o legado mais importante das políticas culturais do governo Lula. Uma política de democratização e estímulo ao protagonismo cultural do povo brasileiro_".
A lei cria mecanismos permanentes para uma política cultural baseada no reconhecimento e apoio do Estado às manifestações, linguagens e formas de expressão espalhadas pelo País. A Lei vinculará o programa Cultura Viva ao Sistema Nacional de Cultura, garantindo financiamento em âmbito nacional, repassando recursos para estados e municípios, desburocratizando e simplificando o processo de financiamento, por parte do Estado, e prestação de contas por parte das entidades culturais.
Após aprovação por unanimidade na CEC, em junho de 2012, o PL Cultura Viva seguiu para a Comissão de Finanças e Tributação (CFT), onde recebeu contribuições do relator, deputado Osmar Junior (PCdoB-PI). Como principal avanço nesta etapa, a Lei vai criar um Cadastro Nacional de Pontos de Cultura simplificando os processos de contrato entre entidades culturais, com um modelo para repasse de recursos e prestação de contas mais adequados à dinâmica destas entidades e suas comunidades.
news4
 
news6

Lei cria novo modelo de financiamento à Cultura no Brasil

news8
O modelo de financiamento e os mecanismos de controle hoje existentes se mostraram bastante inadequados às necessidades e ao contexto dos Pontos de Cultura, gerando inúmeros problemas para o governo como para as entidades culturais. Esta tem sido uma preocupação da atual gestão do Ministério da Cultura.
A Ministra Marta Suplicy, que já declarou publicamente o seu “fascínio”, pelos Pontos de Cultura, que segundo ela representam o “Brasil profundo”, afirmou em recente em audiência na Comissão de Educação e Cultura da Câmara: “Ou bem o povo dança, ou bem o povo presta contas”, reconhecendo que este é um tema sensível e urgente, que precisa ser enfrentado em conjunto pelo executivo, legislativo e a sociedade civil.
Conforme relata Patricia Ferraz, gestora do Pontão de Articulação da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura: “_Na Comissão de Educação e Cultura (CEC) foi aprovado por unanimidade o mérito do projeto de Lei Cultura Viva, onde foram criadas as diretrizes estruturantes da lei e na Comissão de Finanças e Tributação está sendo proposto o detalhamento dos instrumentos que vão operacionalizar o financiamento de forma que o repasse do recurso seja cumprido de maneira simples e desburocratizada, do mérito aprovado por unanimidade na CEC_”.
viva8
Como principal contribuição nesta etapa, a Lei vai criar um Cadastro Nacional de Pontos de Cultura simplificando os processos de contrato entre entidades culturais e governo, além de abrir caminho para repasse de recursos e prestação de contas mais adequados à dinâmica destas entidades e suas comunidades criando assim um novo marco no relacionamento entre governo e entidades comunitárias.
Este instrumento, apesar de simplificado, está dentro da constitucionalidade, legalidade e dos controles sociais existentes. Para acompanhar a tramitação da Lei Cultura Viva no site da Câmara dos Deputados, acesse: PL 757/2011
***
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: