Minha lista de blogs

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Projeto Heureca desperta o prazer pela leitura em escolas de Florianópolis


Projeto Heureca desperta o prazer pela leitura em escolas de Florianópolis

Portal da Ilha - 23/05/13
Projeto Heureca Florianopolis
A ideia, da Escola Municipal Anísio Teixeira, é concentrada em incentivar os alunos a fazerem pesquisas na área de ciências para produção de trabalhos escritos e plásticos. Com o projeto “Heureca”, eles estão despertando de forma mais intensiva para o mundo das ciências por meio de revistas especializadas.

A atividade consiste em leitura e escrita sobre temas ligados às ciências biológicas, físicas e químicas. O objetivo é contribuir para a compreensão de conceitos e vocabulários de periódicos diferenciados, a exemplo de Superinteressante, Ciência Hoje das Crianças, Mundo Estranho e Nova Escola. Assim, a criançada desenvolve ainda o seu lado argumentativo e de opinião .

Os alunos envolvidos pertencem às turmas do sexto e sétimo anos, além da oitava série. Eletricidade, magnetismo, vacinas, obesidade, diabetes, fungos, animais, trânsito, gêmeos siameses, legislação e proteção ambiental. Esses são alguns assuntos já abordados.

Quem está à frente do projeto "Heureca: descobrindo a ciência e suas pesquisas” são asprofessoras Isolda Ferreira e Taiza Cristina, a bibliotecária Maria Hilda e auxiliar de biblioteca Rosemari Albano. 

Através das informações adquiridas, os estudantes produzem trabalhos escritos ou plásticos, bem como participam de seminários. Muitos trabalhos serão expostos na "árvore heureca", que está em processo de construção.

Nenhum comentário: