Minha lista de blogs

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Desde que estavam no ventre da sua mãe, os irmãos Luiz Fernando e Laura Correia, 8 e 3 anos, respectivamente, já ouviam o famoso “Era uma vez”. Hoje em dia, a curiosidade em conhecer personagens, figuras e aventuras continua aguçada. Enquanto aguardavam atendimento da mãe na DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, os pequenos aproveitavam para incentivar o gosto pela leitura na brinquedoteca. O espaço recebe um cantinho especial para as crianças que querem se entregar ao universo da literatura infantil.

Contação de histórias, teatro de fantoches, pintura facial e brincadeiras que envolvem o universo lúdico estão presentes na rotina da biblioteca. Para comemorar o Dia do Livro Infantil, 18 de abril, a brinquedoteca na Instituição vai reforçar a programação para atender às crianças, com atividades de segunda-feira, 18, a quarta-feira, 20. As atividades serão voltadas para crianças de 2 a 12 anos e vai envolver leitura e contação de histórias, vídeos, pintura facial e desenho, apresentação do livro infantil em braille e do áudiobook infantil “A formiguinha e a Neve” e apresentação especial da Boneca Lili.

Segundo a pedagoga Franceli Costa, responsável pela brinquedoteca da DPE-TO, é muito importante incluir o livro no dia a dia da criança, pois é uma forma de estimular no pequeno leitor a descoberta e o aprimoramento da linguagem, facilitando no seu processo de alfabetização. “Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores”, conclui.

Projetos

Projetos de estímulo à leitura não faltam na Defensoria Pública do Estado do Tocantins, em especial com atividades que envolvem o processo de inclusão.

Desta forma, as equipes buscam atividades educativas inclusivas que estimulem o respeito, cidadania, direitos e deveres, aceitação, companheirismo e tantos outros valores necessários a formação de um cidadão justo. Neste sentido, a brinquedoteca conta com dois livros em braille e três áudiobooks infantis, desenvolvidos pela equipe de Servidores da Instituição em parceria com a Seduc - Secretaria Estadual de Educação, e trazem as histórias: “A Formiguinha e a Neve” e “A Tartaruga e a Lebre”, clássicos da literatura que falam de superação das dificuldades, esperança e sobre nunca desistir de alcançar os seus objetivos.

Já o áudiobook trás as histórias “A Formiguinha e a Neve”, “A Tartaruga e a Lebre” e “Ter direitos é ter deveres também”, onde são narrados clássicos da literatura infantil e histórias que pretendem difundir o papel da Defensoria Pública para o público infantil. As histórias narradas têm a intenção de proporcionar a leitura a crianças que ainda não foram alfabetizadas, bem como para crianças com deficiência visual, proporcionando a inclusão do público infantil. As histórias foram gravadas por servidores da DPE-TO e por meio de parceria com a produtora BR153 Imagens, que gratuitamente cedeu o estúdio de áudio para a produção do áudio book. Este material pode ser apreciado gratuitamente e não se destina ao uso comercial.

Nos Núcleos Regionais da Defensoria Pública de Porto Nacional, Palmas, Araguaína, Gurupi e Paraíso, a Instituição desenvolve o “DefendECA”, que tem como objetivo divulgar o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como o seu papel na garantia e defesa dos direitos infanto-juvenis no Tocantins. O projeto é executado por meio de parcerias com a Secretaria Estadual da Educação, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e os Conselhos Tutelares.


Doações

Sucesso nas regionais da Defensoria Pública do Tocantins, o projeto “Biblioteca em Movimento” recebe obras de literatura infantil para doação. O projeto já tem um vasto acervo de literatura para o público adulto, porém, de acordo com o coordenador do projeto, Rodrigo Araújo, o projeto passa a incentivar também a doação de obras de literatura infantil, pois muitos pais que recebem atendimento na Instituição comparecem acompanhados de seus filhos. As doações podem ser feitas nas sedes das regionais da DPE e mais informações pode ser obtidas pelo telefone 3218-3779.

No município de Gurupi as doações já se iniciaram. Os exemplares, aproximadamente 40, foram doados pela ABC Distribuidora. “Os nossos pequenos Assistidos já começaram a usufruir dos livros doados. Os exemplares são excelentes, enriquecendo mais o acervo da brinquedoteca e serão bem aproveitados pelas crianças que passarão pela brinquedoteca”, destaca a pedagoga da Equipe Multidisciplinar de Gurupi, Elizete Soares. 

Nenhum comentário: