Minha lista de blogs

quinta-feira, 28 de abril de 2016


POR 
Benita Prieto comanda atividade em biblioteca no rio Comprido - Fabio Rossi / Agência O Globo
RIO — Há quem diga que a evolução tecnológica, explicitada nos tablets e nos smartphones, afasta os jovens da literatura e até mesmo do exercício da escrita de textos literários. Diante de um dispositivo móvel, o primeiro impulso deles é navegar por uma rede social ou por algum site de vídeos e entretenimento. Tais atividades nem de longe despertam na turma em idade escolar estímulos de exploração para além do “quadrado virtual”.
Foi pensando na distância entre livros e plataformas virtuais que a engenheira eletrônica e contadora de histórias Benita Prieto criou o projeto “Leitura digital, leitura sem fronteiras”.
O evento consiste, segundo ela, em estimular as múltiplas possibilidades de leitura e escrita através de dispositivos como e-readers e tablets.
— Partindo da experiência de cada um com o mundo digital e com a leitura, vamos entender os novos suportes que a evolução tecnológica nos apresenta — diz Benita.
Para ela, a tecnologia é a ciência do século. E cada dia que passa torna-se cada vez mais impossível viver sem ela.
— Já que é assim, vamos trazer a arte da leitura para esse mundo — comenta a contadora de histórias.
Desde o final de março, Benita percorre as bibliotecas populares do Rio com o projeto. Além de estimular a prática da leitura em crianças, ela organiza oficinas e dá palestras para jovens e adultos.
Hoje, a partir das 10h, Benita estará na Biblioteca Popular do Rio Comprido Anitta Porto Martins, inaugurada no último dia 29 de março, no Rio Comprido. Até o meio-dia, as aulas serão apenas para estudantes da rede pública de ensino. Das 14h às 16h, as oficinas serão abertas ao público.
O novo espaço, de 320 metros quadrados, conta com um acervo de cerca de três mil livros. É a primeira unidade do projeto Bibliotecas do Amanhã, da Secretaria municipal de Cultura, que oferece acesso gratuito à internet e sinal de wi-fi. Até o fim do ano, outras duas unidades serão inauguradas na Tijuca e no Irajá.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/bairros/contadora-de-historias-leva-projeto-de-leitura-no-rio-comprido-19172469#ixzz477MsVjAm 
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário: