Minha lista de blogs

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Informações de Leitura fique por dentro ....









Inscrições prorrogadas para o Vivaleitura

Foi prorrogado até o próximo dia 25 de julho o prazo para as inscrições no Prêmio VivaLeitura. O prêmio, que chega ao seu terceiro ano, integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer boas práticas de leitura. Iniciativa dos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), é patrocinado pela Fundação Santillana. O valor do prêmio para a edição deste ano aumentou de R$ 25 mil para R$ 30 mil que serão entregues a cada um dos vencedores das três categorias: bibliotecas (públicas, privadas e comunitárias); escolas (públicas e privadas); e sociedade (empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais).

Prêmio São Paulo de Literatura 2008

Também em 25 de julho encerra o prazo para as inscrições no Prêmio São Paulo de Literatura 2008. Podem concorrer livros escritos em língua portuguesa e editados no Brasil no período compreendido entre 1º de janeiro de 2007 e 31 de dezembro de 2007. Não são aceitos livros escritos em co-autoria ou que façam parte de compilações ou compêndios. O valor bruto (ainda sem o desconto do imposto) é de duzentos mil reais para cada categoria (Melhor Livro do Ano de 2007 e o Melhor Livro - Autor Estreante do Ano de 2007). O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Secretaria da Cultura do governo paulista.
Livros em línguas indígenas

De 2005 a 2008, o Ministério da Educação distribui 65 títulos por professores e comunidades indígenas, sendo 23 em línguas maternas e 11 bilíngües (uma língua indígena e o português). Atualmente, 25 obras aprovadas estão em fase de produção. Segundo nota publicada no site do MEC, os “dados da Coordenação Escolar Indígena, órgão da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), mostram que o conjunto de obras deste período nas línguas maternas e bilíngües representa 36 povos das áreas indígenas das regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste”.
Livros para iPhone e iPod Touch

O iPhone, o “telefone inteligente” da Apple que deve chegar ao Brasil ainda em 2008, e o iPod Touch, tocador de mídias da mesma empresa, agora contam com um serviço de compra e leitura de livros. O serviço, denominado Legends, foi lançado pela empresa Zapptek nos EUA e disponibilizará histórias curtas por U$ 1,99 e romances por U$ 4,99. Segundo a PC World, os “usuários terão lembretes automáticos dos livros que pararam de ler, particularmente quando mudarem de músicas ou estiverem atendendo o celular”. Cada livro é mostrado como um ícone na tela Home do celular, abrindo diretamente na última página lida.
Autores ingleses contra a indicação etária

J.K. Rowling, Philip Pullman, Keith Gray, Terry Pratchett, Anne Fine e Michael Rosen são alguns dos escritores ingleses que se juntaram a professores, bibliotecários e livreiros para protestar contra a classificação dos livros por faixa etária. A decisão de marcar os livros infantis com a indicação de uma idade apropriada para a leitura foi tomada por algumas editoras inglesas depois que, informa o The Guardian, uma pesquisa da Children's Book Group of the Publishers' Association feita em 2006 apontou que 86% dos consumidores eram a favor de um guia etário. Já a petição dos autores, que está disponível online, afirma que a proposta é danosa para os interesses dos jovens leitores, que poderiam ser estigmatizados caso gostassem de títulos indicados para crianças mais novas.






















Nenhum comentário: