Minha lista de blogs

quinta-feira, 23 de outubro de 2008



Espaço literário para crianças de até 5 anos no Paraná


Com um espaço desenvolvido para aguçar os sentidos de crianças de zero a cinco anos por meio dos livros, o projeto Bebeteca: berço dos futuros leitores, localizado na cidade paranaense de Castro, visa destacar a importância da literatura no desenvolvimento infantil. O programa, que integra o do PNLL, proporciona o estímulo à criatividade das crianças e a convivência com os livros desde os primeiros meses de vida.


Biblioteca é transferida para novo edifício e permite maior acesso a livros e leitura


A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, no Espírito Santo, fez a transferência do acervo para um novo edifício, aumentando a capacidade acervistica para 100 mil exemplares. Integrante do Eixo 1 (Democratização do Acesso) do PNLL, o projeto disponibiliza praça interna com tecnologia multimídia, sala de TV e um centro de exposições, proporcionando aos cerca de 1000 usuários/dia formação e reflexão sócio cultural através do convívio com livros e com a tecnologia.


Feira de Frankfurt completa 60 anos debatendo o futuro do livro


Com a participação de 7,3 mil expositores de 110 países, movendo 1 bilhão de euros em negócios e atraindo quase 300 mil visitantes, teve início a Feira de Frankfurt com muito debate sobre o futuro do mercado livreiro, a crise econômica global e a influência da digitalização. Destaque também para a literatura turca, especialmente a feita por mulheres, e a falta dos livros brasileiros nas estantes no primeiro dia do evento. No último sábado, dia 18, o secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), José Castilho Marques Neto, e o coordenador geral do Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Jéferson Assumção, falaram sobre as políticas públicas adotadas no Brasil para difusão do livro e promoção da leitura.


Pesquisa discute o futuro das editoras com a digitalização


Pesquisa realizada pela Feira de Frankfurt buscou descobrir como a digitalização irá alterar o futuro da indústria editorial. Respondido por mais de mil profissionais de 30 países, a enquete aponta o comércio com livrarias online como o mais importante para o desenvolvimento do setor e a Amazon e o Google como os principais atores da digitalização mundial. A expectativa do setor é que os livros tradicionais sejam ultrapassados pelos digitais em 2018, mas a discussão sobre os e-books ainda divide os editores.


Versão de livros pela Internet é elogiada por Paulo Coelho


A produção e divulgação de livros pela Internet foram elogiadas por Paulo Coelho, autor convidado da Feira de Frankfurt que já vendeu mais de 100 milhões de exemplares em todo o mundo. Presente na abertura da Feira, o escritor disse que a veiculação de suas obras pela Internet impulsionou as vendas, ao contrário do que pensam algumas editoras. "Eles lêem algumas páginas e pensam: meu Deus; é muito mais fácil comprar o livro do que ler nesta tela - então, eles vão lá e compram o livro", disse Coelho, em entrevista após a abertura do evento.


Concurso Pontos de Leitura é lançado após visita em área violenta do Recife


O I Concurso Pontos de Leitura foi lançado pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, na sede da Representação Regional Nordeste do MinC. O evento, que homenageia o centenário da morte de Machado de Assis, selecionará 600 iniciativas culturais que fomentem o livro e a leitura no Brasil. Antes, o ministro visitou o projeto Livroteca Comunitária Os Guardiões, que se localiza na Comunidade dos Bodes, uma das mais violentas do Recife. Na ocasião, foi assinado um convênio com a coordenação do programa Mais Cultura e uma doação de 200 títulos para o projeto.


Rede de bibliotecas no Recife lança campanha para arrecadar livros


A campanha Para gostar de ler, precisamos de livros, lançada pela Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana de Recife, busca arrecadar livros para 14 bibliotecas cadastradas nesta rede. Com 7 pontos de arrecadação, o projeto será finalizado em 30 de novembro. Jéferson Assumção, coordenador geral do Livro e Leitura do MinC, disse que o objetivo do Governo Federal é estimular ações semelhantes a essa em todo o país, já que "é preciso desenvolver o hábito de leitura, principalmente, em comunidade carentes”, diz.


FliPorto Divulga sua programação literária


Foi divulgada a programação literária da Fliporto 2008, que ocorre em Porto de Galinhas, Pernambuco, entre os dias 6 e 9 de novembro. A programação conta com uma aula espetáculo de Ariano Suassuna na abertura, um dia dedicado à literatura latino-americana (sábado) e uma homenagem ao centenário de Machado de Assis, no dia 9. A programação também terá lançamentos de livros e atividades para as crianças no FliPortinho.


Prêmios literários divulgam seus finalistas


O Prêmio São Paulo de Literatura de 2008 divulgou seus finalistas que concorrerão ao prêmio de R$ 200 mil. Apesar de divulgado que seriam dez finalistas para cada categoria, o júri optou unanimamente que o melhor seria escolher apenas cinco escritores para cada grupo. Já o prêmio National Book Award, dos Estados Unidos, anunciou seus finalistas, dentre os quais figuram Peter Matthiessen (vencedor do prêmio de não-ficção em 1979) e Marilynne Robinson, finalista em 1983 e 1989. Os vencedores serão divulgados em 19 de novembro, em Nova York.


Vencedores de prêmios literários pelo mundo são divulgados


O vencedor do Man Booker Prize de 2008 foi o indiano Aravind Adiga, que escreveu o romance de ficção The White Tiger. Ele se tornou o quinto indiano a vencer o Booker Prize e ganhou uma quantia de 87 mil dólares. Já Uwe Tellkamp foi o vitorioso no Prêmio Alemão do Livro com seu romance sobre a derrocada da Ex-Alemanha Oriental sob a perspectiva de uma família de classe média. O autor levou 25 mil euros pela vitória.


Brasileiro vence Prêmio Leya 2008


O jornalista brasileiro Murilo Antônio de Carvalho foi o vencedor da primeira edição do Prêmio Leya. Com o título O Rastro do Jaguar, o brasileiro terá sua obra publicada por uma das editoras do grupo português Leya, além de receber 100 mil euros pela vitória. Murilo é o repórter responsável pelo programa Siga bem caminhoneiro, do SBT e também autor do programa Rádio Atitude, junto com Ana Maria Braga e Louro José.


Evento em Alagoas reúne Proler e gestores de bibliotecas públicas


Acontece entre os dias 3 e 7 de novembro, em Alagoas, o IV Encontro Alagoano do Proler, com o objetivo de reunir todos os segmentos do livro e leitura do estado nordestino. O evento, que tem como eixo temático A Leitura e Redes de Bibliotecas para uma Alagoas Sustentável, também abrigará o II Encontro Estadual de Gestores de Bibliotecas Públicas e o I Fórum do Plano Estadual do Livro e Leitura. Para se inscrever, basta entregar dois livros infantis que serão doados à Biblioteca do Estado e à Biblioteca Volante.


Dicas de leitura


Sonetos e Outros Poemas, de Manuel Maria de Barbosa du Bocage“Incultas produções da mocidadeExponho a vossos olhos, ó leitores ;Vede-as com mágoa, vede-as com piedade;Que elas buscam piedade, e não louvores; Ponderai da Fortuna a variedadeNos meus suspiros, lágrimas e amores ;Notai dos males seus a imensidade,A curta duração dos seus favores ; E se entre versos mil de sentimentoEncontrardes alguns, cuja aparênciaIndique festival contentamento, Crede, ó mortais, que foram com violênciaEscritos pela mão do Fingimento,Cantados pela voz da Dependência.”Leia este e outros poemas na íntegra
Dentro da noite, de João do Rio“— Então causou sensação?—-Tanto mais quanto era inexplicável. Tu amavas a Clotilde, não? Ela, coitadita! Parecia louca por ti, e os pais estavam radiantes de alegria. De repente, súbita transformação. Tu desapareces, a família fecha os salões como se estivesse de luto pesado. Clotilde chora... Evidentemente havia um mistério, uma dessas coisas capazes de fazer os espíritos imaginosos arquitetarem dramas horrendos. Por felicidade, o juizo geral é contra o teu procedimento.— Contra mim?Podia ser contra a pureza da Clotilde. Graças aos deuses, porém, é contra ti. Eu mesmo concordaria com o Prates que te chama velhaco, se não viesse encontrar o nosso Rodolfo, agora, onze da noite, por tamanha intempérie metido num trem de subúrbio, com o ar desvairado...— Eu tenho o ar desvairado?— Absolutamente desvairado.— Vê-se?— É claro. Pobre amigo! Então, sofreste muito? Conta lá. Estás pálido, suando apesar da temperatura fria, e com um olhar tão estranho, tão esquisito. Parece que bebeste e que choraste. Conta lá. Nunca pensei encontrar o Rodolfo Queiroz, o mais elegante artista desta terra, nem trem de subúrbio, às onze de uma noite de temporal. É curioso. Ocultas os pesares nas matas suburbanas? Estás a fazer passeios de vício perigoso?”

Favoritos
Clarice Lispector (1920-1977)“Quando comecei a escrever, que desejava eu atingir? Queria escrever alguma coisa que fosse tranqüila e sem modas, alguma coisa como a lembrança de um alto monumento que parece mais alto porque é lembrança. Mas queria, de passagem, ter realmente tocado no monumento. Sinceramente não sei o que simbolizava para mim a palavra monumento. E terminei escrevendo coisas inteiramente diferentes.”“Não sei mais escrever, perdi o jeito. Mas já vi muita coisa no mundo. Uma delas, e não das menos dolorosas, é ter visto bocas se abrirem para dizer ou talvez apenas balbuciar, e simplesmente não conseguirem. Então eu quereria às vezes dizer o que elas não puderam falar. Não sei mais escrever, porém o fato literário tornou-se aos poucos tão desimportante para mim que não saber escrever talvez seja exatamente o que me salvará da literatura." Trecho do livro Aprendendo a viver
Site oficial


Visão de Clarice Lispector, poema de Carlos Drummond de Andrade
Trecho de entrevista gravada em 1977 para a TV Cultura
Trailer de A Hora da Estrela, filme de Suzana Amaral baseado na obra de Clarice Lispector
Trechos de obras de Clarice Lispector
A Paixão segundo G.H. no Google Book
Clarice Lispector entrevista Tom Jobim


Cursos e Palestras
A Prosa de Ficção: sua criação e seu alcanceEstação das LetrasQuando: 29 de outubro, das 17h às 22hConteúdo: Serão trabalhadas duas etapas relacionadas à prosa na ficção. Na primeira será discutida a questão “será que há algo a qual valha a pena escrever?”, passando na seqüência para o estudo da adequação de forma e conteúdo dos contos desenvolvidos pelos alunos.Docente: Luiz RuffatoLocal: Rua Marquês de Abrantes, 177 - Loja 107 - Rio de Janeiro (RJ)Telefone: (21) 3237-3947E-mail: http://br.mc521.mail.yahoo.com/mc/compose?to=estacaodasletras@estacaodasletras.com.br
Couro para encadernação de livros de coleção em geral ABERQuando: 1º de novembro, das 9h às 14hConteúdo: O curso transmitirá conhecimentos básicos para a utilização do couro em encadernações, estudando seus principios e critérios de conservação.Docente: Orlando OkanishiLocal: Rua Machado de Assis, 222 cj 2 – São Paulo (SP)Telefone:(11) 5579-6200E-mail: http://br.mc521.mail.yahoo.com/mc/compose?to=secretaria@aber.org.br
Os Grandes Romances do Século XXCasa do Saber - RJQuando: Início em 5 de novembro, às quartas-feiras, às 20 horasConteúdo: O curso estudará alguns dos mais importantes romances do século XX, analisando sua importância e sua estrutura, dando enfase ao enredo, às peculiaridades e inovações de cada um dos romances.Docente: Marcelo BackesLocal: Av. Epitacio Pessoa, 1164 – Rio de Janeiro (RJ)Telefone: (21) 2227-2237E-mail: http://br.mc521.mail.yahoo.com/mc/compose?to=inforio@casadosaber.com.br
Formação Inicial de EscritoresRevista LínguaQuando: 10, 12, 17 e 19 de novembro, das 19h30 às 22hConteúdo: Será estudada a criação de um estilo próprio de escrita, mediante a descoberta de recursos e métodos literários.Docente: Gabriel PerisséLocal: Rua Cunha Gago, 412 - 1º andar – São Paulo (SP)Telefone: (11) 3039-5696E-mail: http://br.mc521.mail.yahoo.com/mc/compose?to=oficinas@revistalingua.com.br
Agenda nacional
III Simpósio Latino-Americano de Bibliotecas Públicas e XV Encontro Nacional do Sistema de Bibliotecas Públicas (RJ)20 a 22 de outubroMais informações: http://br.mc521.mail.yahoo.com/mc/compose?to=snbp@bn.com.br ou (21) 2220-4690 Feira Nacional de Jaguariúna (SP)22 a 26 de outubroMais informações 54ª Feira do Livro de Porto Alegre (SP)31 de outubro a 16 de novembroMais informações 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará (CE)13 a 21 de novembroMais informações Feira do Livro de Curitiba (PR)4 a 16 de novembroMais informações: http://br.mc521.mail.yahoo.com/mc/compose?to=feiradolivro@institutofeiradolivro.com.br
Agenda internacional
Feira Internacional do Livro de Santiago (Chile)31 de outubro a 16 de novembroMais informações Feira do Livro de Istambul (Turquia)1º a 11 de novembroMais informações Miami Book Fair (Estados Unidos)9 a 16 de novembroMais informações Feira do Livro de Oslo (Noruega)21 a 23 de novembroMais informações Feira Internacional do Livro de Guadalajara (México)29 de novembro a 7 de dezembroMais informações
28ª Feira do Livro Ricardo Palma (Peru)30 de novembro a 12 de dezembroMais informações
Prêmios Literários
5º Prêmio Barco a VaporPeríodo de inscrições: até 28 de fevereiro de 2009Aberto a: todos os escritores com mais de 18 anos que apresentem originais dirigidos a leitores entre 6 e 13 anos.Premiação: R$ 30 milMais informações 7º Concurso de Contos - Instituto Popular de Arte e Educação e Biblioteca Leverdógil de FreitasPeríodo de Inscrições: até 31 de outubroAberto a: jovens de 13 a 17 anos e adultos acima de 18 anosMais informações Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH)Período de inscrições: até 24 de outubroAberto a: instituições públicas e privadas de educação básica e superior e secretarias estaduais e municipais de educação.Premiação: R$ 15 mil ao vencedor de cada categoria e R$ 5 mil ao segundo lugar.Mais informações 35ª Seleção Anual FNLIJ – Prêmio FNLIJ 2009 (Produção 2008)Período de inscrições: até 31 de dezembroAberto a: todos os profissionais do livro e editoras que tenham títulos em língua portuguesa.Mais informações VIII Prêmio Livraria Asabeça 2009Período de inscrições: 30 de junho de 2009Premiação: um contrato de edição e impressãoMais informações Prêmio Cidade de Porto Seguro – CrônicasPeríodo de inscrições: até 30 de novembro de 2008Premiação: Serão publicados todos os textos em livro alusivo, em janeiro de 2009Mais informações

Tem informações de teatro e algo mais ....


Concurso de Dramaturgia CBTIJ 2008

As inscrições para o Concurso de Dramaturgia 2008 do CBTIJ foram prorrogadas. As inscrições poderão ser feitas até dia 15 de dezembro. Serão selecionados um texto de cada categoria que posteriormente serão publicados na Revista CBTIJ 2008. Nesta publicação, além dos textos estarão também artigos e reflexões de profissionais da área teatral e as atividades que o CBTIJ realizou durante o ano de 2008. O regulamento completo do concurso já está disponível no site do CBTIJ
www.cbtij.org.br .


Oficina com as Marias da Graça

As atrizes-palhaças ministrarão no Centro Cultural Justiça Federal as oficinas Onde eu Botei o meu Nariz? para palhaços, artistas e estudantes de artes cênicas e Onde está seu nariz? para pessoas de diversas áreas. As oficinas acontecerão na primeira semana de novembro. Inscrições e informações pelo email
asmariasdagraca@asmariasdagraca.com.br.



Participe da Campanha Teatro para Todos

A APTR já começou a preparação da sexta edição da CAMPANHA TEATRO PARA TODOS, que acontecerá entre os dias 21 de novembro e 21 de dezembro. Para mais Informações ou inscrever seu espetáculo, mande um email para
teatroparatodos@aptr.com.br, ou ligue para 2540-6396. As inscrições encerram-se no dia 27/10 (segunda-feira).


Concurso de Dramaturgia CBTIJ 2008

As inscrições para o Concurso de Dramaturgia 2008 do CBTIJ foram prorrogadas. As inscrições poderão ser feitas até dia 15 de dezembro. Serão selecionados um texto de cada categoria que posteriormente serão publicados na Revista CBTIJ 2008. Nesta publicação, além dos textos estarão também artigos e reflexões de profissionais da área teatral e as atividades que o CBTIJ realizou durante o ano de 2008. O regulamento completo do concurso já está disponível no site do CBTIJ
www.cbtij.org.br .


Oficina com as Marias da Graça

As atrizes-palhaças ministrarão no Centro Cultural Justiça Federal as oficinas Onde eu Botei o meu Nariz? para palhaços, artistas e estudantes de artes cênicas e Onde está seu nariz? para pessoas de diversas áreas. As oficinas acontecerão na primeira semana de novembro. Inscrições e informações pelo email
asmariasdagraca@asmariasdagraca.com.br.


Inscrições: Festival de Curitiba 2.009. www.festivaldecurit iba.com.br Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail. com.http://br.new. mail.yahoo. com/addresses


Concurso Criança e Consumo tem seu prazo prorrogado - 22/10/2008 Victor CaputoO concurso Criança e Consumo, parceria da Fundação Victor Civita, por meio da revista Nova Escola, com o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, teve o prazo final para a entrega dos trabalhos prorrogado.O concurso, que se encerraria em 17 de outubro, agora vai até o dia 31 de outubro. A divulgação dos vencedores acontecerá na primeira semana de dezembro.No primeiro projeto em conjunto entre as duas entidades, professores do todo o país são convidados a mandar trabalhos que despertem a curiosidade e a reflexão das crianças diante dos conteúdos veiculados nas mídias, principalmente no que diz respeito à publicidade. Cada professor pode inscrever quantos trabalhos quiser.A formação de senso crítico é uma das maneiras de combater o consumismo na infância. Crianças e jovens que dialogam sobre essa realidade e pensam sobre publicidade ficam menos suscetíveis a ela. A ficha de inscrição para o concurso pode ser encontrada aqui.Clique aqui para mais informações sobre esta parceria. Sítio: Criança e ConsumoLinque: http://www.alana. org.br/CriancaCo nsumo/NoticiaInt egra.aspx? id=5667&origem= 23

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Declaração Universal dos Direitos Humanos: para criança ver.


Declaração Universal dos Direitos Humanos: para criança ver.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi assinada há 60 anos, pela Assembléia das Nações Unidas no dia 10 de dezembro de 1948. "We are all Born free" (tradução: Todos nascemos livres) é uma versão para as crianças, com ilustrações de grandes nomes da ilustração infantil do mundo inteiro. O livro já foi traduzido em 30 idiomas diferentes. Esse é o texto da reportagem do portal do "Guardian" da Inglaterra. Basta visitar o site
, e clicar nas imagens para visualizar as 15 ilustrações. Aqui reproduzimos uma delas, da artista Jane Ray:
http://www.guardian.co.uk/books/gallery/2008/oct/17/amnesty-declaration-human-rights-children?picture=338702819




Histórias que transformam



Histórias que transformam
Desvalorização, sucateamento, baixa remuneração, violência. Esses são problemas significativos pelos quais muitos professores têm passado no desempenho da profissão. Frequentemente a situação de descaso é denunciada. Um exemplo foi o levantamento realizado pelo jornal Estado de Minas, no último dia 13 de outubro -
divulgado em nosso site.

Nele, boa parte dos professores da rede pública de ensino, ao responderam o questionário do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), afirmaram ter sofrido algum tipo de violência nas dependências da escola no último ano. Transformar tal realidade é um dos grandes desafios da educação. Em Belo Horizonte, alguns educadores encontraram na literatura e nas histórias uma maneira de reverter esse quadro. Como a professora Cristiene Galvão, que faz das histórias uma grande aliada.

Trabalhando com crianças da 3ª série intermediária (antigo 3º período) da Cooperativa de Ensino de Belo Horizonte (Coopen BH), ela fez da contação de histórias uma prática constante em sala de aula. Após o horário do recreio, quando seus alunos estão mais agitados, sempre há uma boa história esperando para ser ouvida. Cristiene ressalta que a escola privilegia a literatura. “O objetivo é que eles leiam pelo deleite, por prazer”, explica. Augusto Rocha, Eva Furnari e Ronaldo Simões Coelho são uns dos preferidos desses “apaixonados pela leitura”.
Para Cristiene muitos educadores não gostarem de ler, o que compromete o desenvolvimento literário dos alunos. “Não é o caso de se afirmar que as histórias diminuem a violência, uma vez que ela tem vários matizes. Mas, é fato que elas nos possibilitam trabalhar questões internas”, observa. A educadora Cristina Barbosa também utiliza histórias em sala de aula. Diferente de Cristiene, ela trabalha com jovens e adolescentes das 6ª, 7ª e 8ª séries na Escola Estadual José Mendes Júnior. A escola está localizada no Aglomerado da Serra, maior favela da capital mineira. Cristina afirma que os adolescentes adoram ouvir histórias, principalmente as da tradição oral, por estarem próximas das suas realidades. “Muitos desses alunos já presenciaram cenas de violência. Também convivem com a presença do tráfico de drogas”, explica. Para ela, ouvir e contar histórias é um trabalho coletivo, que desperta cumplicidade entre os jovens. “Muitas vezes eles trazem de casa as histórias contadas pelos pais, avós. Esta é uma forma também de unir a família. Acredito que esse trabalho tem ajudado no encontro de um norte para suas vidas”, observa.
PerseverançaAssim como alguns professores, muitos são os casos em que as crianças também são vítimas. Agressões entre os pais e abandono são manifestações dessa violência. Para tentar impedir que o comportamento das crianças fique comprometido no futuro, a creche Vó Angelina, localizada no bairro Gutierrez, em Belo Horizonte, proporciona aos pequenos o contato com as artes. Trabalhando com recontos, teatro de fantoches, mímicas, dentre outros, elas tem a possibilidade de externar situações de conflito através da brincadeira, desenvolvendo o imaginário como fonte de resolução dos problemas.
Com o apoio da
Rede pela Educação Infantil de Belo Horizonte (Redin-BH) e a dedicação das professoras, as crianças ouvem histórias infantis, muitas delas escolhidas após diagnósticos. “Sempre focamos as vitórias dos personagens depois de situações difíceis. Dessa forma, a criança vivencia situações imaginárias através da dramatização das histórias contadas”, explica a professora Luciana Silvério Batista.
Para ela o amor dos pequenos ajuda a ultrapassar fatores como a baixa remuneração (cerca de R$600,00 para uma jornada de mais de sete horas diárias). “A criança passa a maior parte do tempo com a gente. Tornamos-nos uma família”, afirma.

Histórias que transformam
Desvalorização, sucateamento, baixa remuneração, violência. Esses são problemas significativos pelos quais muitos professores têm passado no desempenho da profissão. Frequentemente a situação de descaso é denunciada. Um exemplo foi o levantamento realizado pelo jornal Estado de Minas, no último dia 13 de outubro .

Nele, boa parte dos professores da rede pública de ensino, ao responderam o questionário do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), afirmaram ter sofrido algum tipo de violência nas dependências da escola no último ano. Transformar tal realidade é um dos grandes desafios da educação. Em Belo Horizonte, alguns educadores encontraram na literatura e nas histórias uma maneira de reverter esse quadro. Como a professora Cristiene Galvão, que faz das histórias uma grande aliada.

Trabalhando com crianças da 3ª série intermediária (antigo 3º período) da Cooperativa de Ensino de Belo Horizonte (Coopen BH), ela fez da contação de histórias uma prática constante em sala de aula. Após o horário do recreio, quando seus alunos estão mais agitados, sempre há uma boa história esperando para ser ouvida. Cristiene ressalta que a escola privilegia a literatura. “O objetivo é que eles leiam pelo deleite, por prazer”, explica. Augusto Rocha, Eva Furnari e Ronaldo Simões Coelho são uns dos preferidos desses “apaixonados pela leitura”.
Para Cristiene muitos educadores não gostarem de ler, o que compromete o desenvolvimento literário dos alunos. “Não é o caso de se afirmar que as histórias diminuem a violência, uma vez que ela tem vários matizes. Mas, é fato que elas nos possibilitam trabalhar questões internas”, observa. A educadora Cristina Barbosa também utiliza histórias em sala de aula. Diferente de Cristiene, ela trabalha com jovens e adolescentes das 6ª, 7ª e 8ª séries na Escola Estadual José Mendes Júnior. A escola está localizada no Aglomerado da Serra, maior favela da capital mineira. Cristina afirma que os adolescentes adoram ouvir histórias, principalmente as da tradição oral, por estarem próximas das suas realidades. “Muitos desses alunos já presenciaram cenas de violência. Também convivem com a presença do tráfico de drogas”, explica. Para ela, ouvir e contar histórias é um trabalho coletivo, que desperta cumplicidade entre os jovens. “Muitas vezes eles trazem de casa as histórias contadas pelos pais, avós. Esta é uma forma também de unir a família. Acredito que esse trabalho tem ajudado no encontro de um norte para suas vidas”, observa.
PerseverançaAssim como alguns professores, muitos são os casos em que as crianças também são vítimas. Agressões entre os pais e abandono são manifestações dessa violência. Para tentar impedir que o comportamento das crianças fique comprometido no futuro, a creche Vó Angelina, localizada no bairro Gutierrez, em Belo Horizonte, proporciona aos pequenos o contato com as artes. Trabalhando com recontos, teatro de fantoches, mímicas, dentre outros, elas tem a possibilidade de externar situações de conflito através da brincadeira, desenvolvendo o imaginário como fonte de resolução dos problemas.
Com o apoio da
Rede pela Educação Infantil de Belo Horizonte (Redin-BH) e a dedicação das professoras, as crianças ouvem histórias infantis, muitas delas escolhidas após diagnósticos. “Sempre focamos as vitórias dos personagens depois de situações difíceis. Dessa forma, a criança vivencia situações imaginárias através da dramatização das histórias contadas”, explica a professora Luciana Silvério Batista.
Para ela o amor dos pequenos ajuda a ultrapassar fatores como a baixa remuneração (cerca de R$600,00 para uma jornada de mais de sete horas diárias). “A criança passa a maior parte do tempo com a gente. Tornamos-nos uma família”, afirma.

Diminui analfabetismo no país



Diminui analfabetismo no país

O analfabetismo no Brasil caiu nos últimos anos. Foi o que apontou a análise da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada nessa semana pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Aplicada). Em 1992 o número de analfabetos era de 17,2%, caindo para 10% em 2007. Isso representa 7,2 pontos percentuais em 15 anos. Segundo os resultados, a queda maior ocorreu entre a população com 15 anos de idade ou mais. Já a população com 40 anos ou mais apresentou o maior número, concentrando 17,2% de analfabetos. Esse dado evidencia os problemas de acesso à escola que grande parte da população brasileira mais velha teve quando estava em período escolar.
Com relação à localização, os dados apontaram que nas áreas rurais quase um quarto da população é analfabeta. Já para a população urbana/metropolitana este índice é de 4,4%. Para os quesitos raça/cor, os indicadores revelaram números expressivos. Mesmo com alguns avanços a população negra ainda representa mais que o dobro do número de brancos que não sabem ler nem escrever. São 14,1% em contraponto aos 6,1% dos brancos.
Nordeste
Apesar da grande redução do número de analfabetos o Nordeste do país ainda é a região que concentra o maior número de pessoas que não sabem ler nem escrever. De acordo com o diretor da Diretoria de Estudos Sociais do Ipea, Jorge Abrahão, mesmo diante da redução de 0,8 p.p, essa região ainda apresenta um índice duas vezes maior que a média brasileira, situando-se em 20%. O contraste fica visível se observados índices como da região Sul, com 5,4%, seguida da Sudeste, que apresentou 5,8 %.
Por Ana Paula de Oliveira
*Fonte:
www.ipea.gov.br

terça-feira, 7 de outubro de 2008

OU TUDO TRASH - NO SESC CAMPOS AV ALBERTO TORRES


Iara Lima integrante do Grupo Faz de Conta, estará fazendo parte do Ou Tudo Trash no Sesc-rio ,unidade Campos situado na av. alberto torres ,397 .Entrada franca com a seguinte programação na abertura :

às 20H Performance Trash Sósias de personagens de cinema de terror .

às 20h 30 Intervenções literárias - Lendas Urbanas interpretadas pela atriz e contadora de história Iara Lima

e Exposição Trash -Terror de todos os Tempos e homenagem a Zé do Caixão

CULTURA ... E ACESSO -INFORME AAU 01/10



A Funarte recebe inscrições para o Prêmio de Dança Klauss Vianna. O valor total de 3 milhões de reais será istribuídos entre os selecionado em duas categorias: montagem de espetáculos e manutenção de programas de grupos ou companhias de dança. Edital e mais inf.:

http://www.funarte.gov.br/

2 - Audição p/ Cirque du Soleil – SP.
Cirque du Soleil realiza audições para artistas circenses a partir de material enviado pelo correio. Interessados, enviar currículo impresso e dvd com números circenses para: Circo Mínimo - Rua Bulgara, 28 - Vila Ipojuca - 05057-060 - São Paulo – SP. Mais inf.: (11) 3834.8433 e em http://br.mc521.mail.yahoo.com/mc/compose?to=audicao2008@gmail.com

3 - Atores p/ longa – SP.
A produção do longa-metragem a ser dirigido por Fábio Barreto seleciona um ator fisicamente similar a Lula (dos 25 aos 35 anos), e de uma atriz fisicamente similar à dona Marisa (aproximadamente 25 anos). Interessados, enviar fotos e currículo para http://br.mc521.mail.yahoo.com/mc/compose?to=longalidu@gmail.com

4 - Ator p/ evento – SP.
A Teledramas Produções seleciona atores para três eventos de final de ano. O trabalho é de 40 dias e o ator terá que desempenhar um papai noel em lojas e shoppings (barba natural). Cachê entre 4 e 5 mil reais para 30 dias. Interessados, enviar material p/ http://br.mc521.mail.yahoo.com/mc/compose?to=teledramas@teledramas.com.br

5 - Guitarrista - SP.
Produtora de elenco seleciona guitarrista do sexo masculino, porte atlético, que possa filmar em 05/10/2008. Interessados, entrar em contato: (11) 9196-0132 ou em http://br.mc521.mail.yahoo.com/mc/compose?to=deborah.carvalho@gmail.com

BOLETIM FAZ DE CONTA N° 02 OUTUBRO





Prêmio Vivaleitura divulga os cinco finalistas de cada categoria


O Prêmio Vivaleitura, projeto associado ao Eixo 2 do PNLL, divulgou os cinco finalistas de cada uma das três categorias de premiação: Bibliotecas, Escolas e Pessoas Físicas/Instituições. Além dos cinco finalistas, escolhidos por meio dos critérios de originalidade, dinamismo da ação na construção da cidadania, recursos utilizados, pertinência da ação com a comunidade, abrangência, duração e resultados alcançados, também foram divulgadas as quatro menções honrosas. O estado com mais citações entre os classificados foi São Paulo, com quatro projetos, seguido pela Bahia com três. Cada um dos vencedores receberá R$ 30 mil.


Bolsas Funarte e Brasil Alfabetizado: prazos prorrogados


As inscrições para as Bolsas Funarte foram prorrogadas até o dia 20 de outubro. As bolsas repassarão R$ 12 milhões a projetos que estimulam áreas como a criação literária e a produção crítica em artes. E o MEC mudou para 11 de outubro o prazo final para a adesão dos estados e munícipios ao Brasil Alfabetizado. O programa valoriza os projetos de alfabetização de jovens e adultos e, até o momento, conta com 1.073 municípios inscritos.


Prêmio Nobel será divulgado nessa semana


O Prêmio Nobel de Literatura será divulgado na quinta-feira, dia 9, às 18h de Brasília. Há grandes especulações sobre o nome que será escolhido, porém a Academia Sueca continua deliberando a portas fechadas. Os principais autores citados como eventuais premiados são Jean-Marie Le Clézio (França), Amos Oz (Israel) e Philip Roth (Estados Unidos). Entretanto, não se descarta a possibilidade da escolha de um poeta. No ano passado, a vencedora foi a britânica Doris Lessing.


Gestão de informações em bibliotecas públicas é tema de eventos


O III Simpósio Latino-Americano de Bibliotecas Públicas e o XV Encontro Nacional do Sistema de Bibliotecas Públicas ocorrerá nos dias 22 e 23 próximos, tendo como tema principal a Gestão da Informação em Bibliotecas Públicas: transformações culturais e sociais. O evento ocorre no auditório Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional e terá conferências, debates, oficinas e uma mesa-redonda que discutirá o programa Mais Leitura do MinC, o PNLL e o programa Arca das Letras. Mais informações e inscrições pelo e-mail http://br.mc521.mail.yahoo.com/mc/compose?to=snbp@bn.br ou telefone (21) 2210-1134.


Biblioteca Nacional guarda obras raras digitalmente


Mais de 200 discos rígidos, o componente do computador onde ficam armazenados os dados, estão disputando espaço com os livros nas salas de segurança da Biblioteca Nacional. Nos discos estão guardadas cópias de obras raras que foram digitalizadas, como as 23 mil fotos que faziam parte da coleção de D. Pedro II. O projeto de digitalização foi iniciado em 2003 e hoje passa por uma etapa de reorganização.


Mercado editorial brasileiro fatura R$ 3 bilhões em 2007


O mercado editorial brasileiro faturou 3 bilhões em 2007, crescimento nominal de 4,6% em relação ao ano de 2006. A pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), revelou que as vendas alcançaram o volume de 329 milhões de exemplares, representando um aumento de 6%. Houve ainda queda de 0,6% nas compras efetuadas pelo Governo Federal, que continua como o maior comprador do país, com investimentos de R$726,8 milhões.


Venda de livros porta a porta e para jovens cresce no Brasil


A pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro também mostrou que a venda de livros porta a porta cresceu no Brasil, abrangendo 9,6% do volume total. Esse aumento, que corresponde a 91,3% em comparação ao ano de 2006, foi identificado principalmente nas classes C e D da população. Outro setor que apresentou evolução foi o de compra de livros online, com alta de 285% e uma fatia de 1,7% do mercado. E parece que os jovens, classificados pela pesquisa como leitores do futuro, receberam especial atenção das editoras: houve um aumento médio de 14% na produção de livros para crianças e adolescentes.


Campanha arrecada livros e revistas para programas de incentivo de leitura


Livros, revistas e gibis, novos ou usados, estão sendo arrecadados entre crianças de primeira à quarta série de escolas públicas e particulares de Barueri. Os exemplares serão revertidos a projetos de incentivo à leitura da Associação Abapuru, que possui diversos projetos relacionados à leitura.


Memorial de Aires ganha tradução para o alemão


O último livro escrito por Machado de Assis, Memorial de Aires, ganhou versão para o alemão. Na língua saxônica, a obra se chamará Tagebuch des Abschieds (Diário da Despedida). A tradutora, porém, explica em reportagem da Deutsche Welle que o lançamento está atrasado, já que a transcrição das palavras utilizadas ambiguamente por Machado de Assis encontra grandes dificuldade ao serem transportadas para o alemão.


Popularidade de poesias aumenta nas mídias online


Apesar de ser considerada por alguns como uma forma de arte decadente, a poesia está encontrando espaço cada vez maior na Internet. Um exemplo disso está no site Poetry Archives, que disbonibiliza poemas em formato de áudio e vídeo. Nesse domínio, ocorrem mais de um milhão de acessos por mês e cerca de 125 mil usuários únicos buscam novos textos para leitura. De acordo com o co-fundador do site, Andrew Motion, “os livros não estão fazendo um bom trabalho ou estão sendo suplantados pela Internet”, que proporciona maior amplitude de público.

Com o Novo Acordo Ortográfico, MEC irá distribuir novos dicionários


O Ministério de Educação (MEC) irá comprar e distribuir, em 2009, novos dicionários já atualizados com as regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O projeto, lançado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), custará entre R$ 70 e R$ 90 milhões.


ABERTA AS INSCRIÇÕES ON LINE


ABERTA AS INSCRIÇÕES ON LINE

PARA Grupos Tradicionais e Artistas Populares participarem da IV FOPP - PARANAPIACABA.A Rede de Economia Solidária das Culturas Populares - FOPP/PARANAPIACABA, está com inscrições abertas para grupos tradicionais de Folia de Reis, Moçambique, Maculelê, Pastoril, artistas populares e entidades que resgatem em seus trabalhos sócio educativos as Culturas Populares solicitarem a ficha de inscrição e o regulamento de participação. Adiantamos alguns critérios para a participação 2008, maiores informações enviem um e:mail para http://br.mc521.mail.yahoo.com/mc/compose?to=ceramicaparanapiacaba%40yahoo.com.br coordenação Wal Volk.O Grupo ou artistas expositores e artesãos tradicionais poderão usufruir da seguinte estrutura que a produção comunitária da Feira oferece:1- Alojamento Universitário na Fundação Santo André à partir de sexta feira 05 de dezembro pela manhã ( quando o grupo chegar) com saída no domingo 07 de dezembro após as 18:00 horas. P.S. (são beliches, é necessário trazer, roupa de cama, travesseiro, cobertor além de toalhas p/banho)2- Café da manhã, almoço e jantar comunitários gratuítos (comida simples feita pelas cozinheiras da Vila Histórica que apoiam a causa)3- Stand gratuito para comercializar os produtos do grupo ou do artista doando um objeto de arte para o acervo da Casa de Cultura Popular de Paranapiacaba Valdeck de Garanhuns.O stande é o espaço para o grupo angariar recursos para seus projetos e podem ser comercializados CDs, instrumentos musiciais que o grupo confeccione, caixas do divino, rabecas, saias de renda e outrosPrecisamos para tanto de carta compromisso (aceitando o convite para a realização de uma apresentação gratuita em caso de grupo ou a doação de um objeto de cultura popular produzida pelo artesão em caso de indivíduo ou associação) com dados do grupo como apresentados abaixo.Nome do Grupo ou artista:Breve Histórico do trabalhoSinopse da Apresentação/tempo de duração:Ficha Técnica:Nome e RG dos membros para a reserva do Alojamento Universitário (regras da Universidade) . No caso de stande é possível duas vagas no alojamento.No caso de exposição e venda de arte popular - descrever o que será comercializado e enviar 02 fotos no email.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

IARA LIMA NO OU TUDO TRASH







No dia 16 de Outubro ...




Iara Lima conta lendas urbanas da região ....




TEATRO
PERFORMANCE TRASHSósias de personagens de cinema de terror. 16/10, 20h.
INTERVENÇÕES LITERÁRIASA literatura trash retratada de forma poética, com a atriz Iara Lima. 16/10, 20h30.






confira a programação completa no site do sesc http://www.sescrio.org.br/




e aproveite ... vai valer a pena .