Minha lista de blogs

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

BOLETIM FAZ DE CONTA DE LEITURA


Vale-livro, vale-cultura

Durante o Encontro Nacional com os Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em Brasília nos dias 10 e 11 de fevereiro, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, anunciou que o lançamento do vale-cultura deve ocorrer logo após o Carnaval. Trata-se de uma medida que integra o programa Mais Cultura e visa facilitar o acesso da população a livros, CDs e espetáculos artísticos. De modo análogo ao funcionamento do vale-refeição, os trabalhadores vão receber cupons que poderão ser trocados por livros. Em entrevista para o programa Voz do Brasil, o ministro Juca Ferreira explicou como irá funcionar o vale-cultura.
Letras Gerais

Carlos Drummond de Andrade e João Guimarães Rosa são os expoentes de uma vasta lista de grandes nomes da literatura brasileira ligados a Minas Gerais, como Cláudio Manuel da Costa, Bernardo Guimarães, Murilo Mendes e Paulo Mendes Campos. Para facilitar o caminho dos jovens mineiros que hoje buscam manter essa tradição, o Letras Gerais publica autores em início de carreira. Neste projeto que integra o Eixo 4 do PNLL (Desenvolvimento da Economia do Livro), há também a intenção de difundir a literatura produzida regionalmente e proporcionar o diálogo entre com outros tipos de arte, encartando e publicando obras de músicos e artistas plásticos.

Nasce uma Criança Leitora

Toda vez que nasce uma criança na maternidade de Sinhá Castelo, localizada em Caxias, no Maranhão, ela recebe livros infantis. O ato simbólico do projeto Nasce uma Criança Leitora, que integra o Eixo 1 do PNLL (Democratização do Acesso), busca conscientizar os pais da importância do livro para a formação cultural de seus rebentos, bem como da leitura no desenvolvimento dos jovens. Assim, ao mesmo tempo em que facilita o acesso às obras literárias, conscientiza a população carente, além de também oferecer oficinas de narração e leitura de histórias para as mães.

Livros digitais


O ano começa agitado no mercado de e-books, com novos produtos e debates envolvendo as empresas Amazon, Google, Apple e profissionais do livro. Com o lançamento do novo Kindle, a Amazon, segundo o jornal The New York Times, demonstra a intenção de dominar o segmento, esperando que o dispositivo represente o mesmo que o Ipod para o mercado da música. Enquanto isso, o Google, que já digitalizou mais de sete milhões de livros, anunciou que em breve começará a comercializar livros de editoras parceiras em celulares e por meio do Iphone da Apple, que possui diversos aplicativos para leitura de e-books. Outra discussão envolve o preço, geralmente mais baixos que os em versão em papel.

Projeto de Lei prevê que todas as escolas devem ter bibliotecas

O Projeto de Lei 4536/08, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, fixa prazo de cinco anos para que todas as escolas, públicas ou privadas, instalem bibliotecas. Pelo projeto, os centros de ensino devem divulgar seus acervos na Internet, indicando que deve haver ao menos três livros para cada aluno matriculado. A Agência Câmara registra que, "a proposta determina ainda que as bibliotecas disponibilizem em meio eletrônico todas as obras de domínio público, dando prioridade às de grandes escritores brasileiros".
Festa do cinema, festa da literatura

No próximo domingo, dia 22, será realizada a da 81º edição do Academy Awards, o Oscar, a grande festa do mercado cinematográfico. E o mercado editorial comemora junto. Segundo matéria publicada no jornal O Globo, impressiona o número de filmes concorrentes este ano criados a partir de uma obra literária. E se o filme vai bem nas bilheterias, há a possibilidade de as livrarias venderem mais exemplares da obra original. Os livros que "concorrem" ao Oscar 2009 são O Leitor, de Bernhard Schlink, Foi apenas um sonho, de Richard Yates, e Sua resposta vale um bilhão, de Vikas Swarup, que na tela grande virou Quem quer ser um milionário?, além do conto O curioso caso de Benjamin Button, de Scott Fitzgerald. Clique aqui para ler uma versão em português do texto de Fitzgerald.

Bibliotecas do Metrô paulistano registram mais de 33 mil associados

As bibliotecas instaladas no metrô de São Paulo registraram um aumento de 37% no número de sócios, pulando de 24.692 para 33.899 inscritos. Com um acervo de 19 mil livros, o número de empréstimos foi de 115 mil no ano passado, totalizando mais de 300 mil empréstimos desde a inauguração da primeira biblioteca, na Estação Paraíso, em 2004. De acordo com a CBL, "no Brasil, são cerca de 44 mil sócios no total, na maioria mulheres (64%), que têm à disposição um acervo de 29.617 livros, distribuídos entre as nove bibliotecas - além de São Paulo, há unidades no Rio de Janeiro (duas), Porto Alegre e Recife".

Bolívia, Brasil, Argentina e Porto Rico premiados no Casa das Américas

Escritores do Brasil, Bolívia, Argentina e Porto Rico foram contemplados no prêmio literário Casa das Américas no último dia 12. O romance El exilio voluntario, do boliviano Claudio Ferrufino-Coqueugniot, foi um dos vencedores, bem como Mañana es lejos, do argentino Eduardo Rosenzvaigen, na categoria Testemunho, e La prometida del señor de la montaña o La doncella del Huillallaco, do também argentino Yoli Fidanza, na categoria Literatura para Crianças. Réquiem, do brasileiro Ledo Ivo, venceu o galardão de Literatura Brasileira e Bugalú y otros guisos: ensayos sobre culturas latinas en Estados Unidos, do portoriquenho Juan Flores, coube o Latinos en EE.UU. Na ocasião houve ainda a entrega dos prêmios José Lezama Lima de poesia a El alternado paso de los hados, do peruano Carlos Germán Belli; José Maria Arguedas de narrativa a La ceiba de la memoria, do colombiano Roberto Burgos, e "Ezequiel Martínez Estrada", prêmio de ensaio que ficou com o chileno Grínor Rojo por Globalización e identidades nacionales y postnacionales ¿De qué estamos hablando?.
Audiobooks ingleses serão disponibilizados em bibliotecas estrangeiras
Cerca de 1.500 audiobooks da BBC serão colocados à disposição em bibliotecas do Reino Unido, Irlanda, Nova Zelândia, Austrália e África do Sul que tiverem como base a rede de acesso OverDrive. O empréstimo poderá ser feito nos sites das bibliotecas, por meio de um download para um MP3 Player. "O empréstimo digital é parte essencial do futuro para bibliotecas públicas", diz Mike Bowen, membro da BBC Audiobooks, em entrevista para o BookSeller.com.

Barcelona deve ganhar biblioteca de livros gays em 2010

A cidade de Barcelona deve ganhar uma biblioteca que terá títulos com temáticas gays em 2010. De acordo com o canal Mix Brasil, que entrevistou o vereador espanhol Joaquim Mestre, a iniciativa atende a uma antiga demanda do público LGBT e servirá para impulsionar a visibilidade e as políticas públicas relacionadas a essa comunidade.

Dicas de leitura


Linha Reta e Linha Curva, de Machado de Assis"Era em Petrópolis, no ano de 186... Já se vê que a minha história não data de longe. É tomada dos anais contemporâneos e dos costumes atuais. Talvez algum dos leitores conheça até as personagens que vão figurar neste pequeno quadro. Não será raro que, encontrando uma delas amanhã, Azevedo, por exemplo, um dos meus leitores exclame:- Ah! cá vi uma história em que se falou de ti. Não te tratou mal o autor. Mas a semelhança era tamanha, houve tão pouco cuidado em disfarçar a fisionomia, que eu, à proporção que voltava a página, dizia comigo: É o Azevedo, não há dúvida.Feliz Azevedo! A hora em que começa essa narrativa é ele um marido feliz, inteiramente feliz.Casado de fresco, possuindo por mulher a mais formosa dama da sociedade, e a melhor alma que ainda se encarnou ao sol da América, dono de algumas propriedades bem situadas e perfeitamente rendosas, acatado, querido, descansado, tal é o nosso Azevedo, a quem por cúmulo de ventura coroam os mais belos vinte e seis anos."Leia o texto na íntegra A Mensageira das Violetas, de Florbela Espanca"CRISÂNTEMOSSombrios mensageiros das violetas,De longas e revoltas cabeleiras;Brancos, sois o casto olhar das virgensPálidas que ao luar, sonham nas eiras.Vermelhos, gargalhadas triunfantes,Lábios quentes de sonhos e desejos,Carícias sensuais d´amor e gozo;Crisântemos de sangue, vós sois beijos!Os amarelos riem amarguras,Os roxos dizem prantos e torturas,Há-os também cor de fogo, sensuais...Eu amo os crisântemos misteriososPor serem lindos, tristes e mimosos,Por ser a flor de que tu gostas mais!"Leia o texto na íntegra
Favoritos

Marcel Proust (1871 ? 1922)"Mas no mesmo instante em que aquele gole, de envolta com as migalhas do bolo, tocou meu paladar, estremeci, atento ao que se passava de extraordinário em mim. Invadira.me um prazer delicioso, isolado, sem noção de sua causa. Esse prazer logo me tornaria indiferente às vicissitudes da vida, inofensivos seus desastres, ilusória sua brevidade, tal como o faz o amor, enchendo-me de uma preciosa essência: ou antes, essa essência não estava em mim, era eu mesmo. Cessava de me sentir medíocre, contingente, mortal. De onde me teria vindo aquela poderosa alegria? Senti que estava ligada ao gosto do chá e do bolo, mas que ultrapassava infinitamente e não devia ser da mesma natureza. De onde vinha? Que significava? Onde apreendê-la?"Trecho de No caminho de Swann
Marcel Proust, de Paul Souday (texto completo da biografia em francês)
Gallica Proust, site da Bibliothèque Nationale de France dedicado a Proust
Biografia em inglês
O encontro de Proust com James Joyce
Biografia em português
Lista de outros sites sobre Proust Obras
À la recherche du temps perdu
O fim do ciúme e outros contos
As obras de Proust no projeto Gutenberg
Swann's Way (tradução para o inglês de O caminho de Swan)
Trecho de Os Prazeres e os Dias, em portuguêsMultimídia
Trecho de I luoghi di Proust, programa de 1987 da TV italiana Raidue
In Search of Lost Time
Trecho do programa A la recherche du temps perdu
Trailer de Eine Liebe von Swann
Trecho de Le Temps Retrouvé, filme de Raul Ruiz
All-England Summarize Proust Competition, sátira do grupo Monty Python

Cursos e Palestras

Oficina de poesia e letra de músicaEstação das LetrasQuando: de 2 de março a 27 de abril, segundas-feiras, das 17h às 19h Conteúdo: A oficina apresenta as características comuns e diferentes das poesias e das letras de música, fazendo uma leitura de poetas clássicos e modernos. Trabalha também a escrita criativa, além de convidar poetas e músicos para as palestras.Docente: Mauro Santa CecíliaLocal: Rua Marquês de Abrantes, 177 - Loja 107 - Rio de Janeiro (RJ)Telefone: (21) 3237-3947E-mail: estacaodasletras@estacaodasletras.com.br
D.H. Lawrence - Men and women, man and nature
Quando: 5 a 26 de março, quintas-feiras, às 16hConteúdo: Este curso irá apresentar quatro romances de D.H. Lawrence, partindo da descrição do contexto histórico para depois estudar as relações homem-mulher e os limites entre o natural e o social.Docente: Arthur MurphyLocal: Av. Epitácio Pessoa, 1164 - Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2227-2237E-mail: inforio@casadosaber.com.br
Curso de marmorizaçãoABERQuando: 7 de março, das 9h às 12hConteúdo: A técnica de marmorização, decoração de papel usada em encadernações, papelaria etc.Docente: Célia Pereira PortoLocal: Rua Machado de Assis, 222 - cj 2 - São Paulo (SP)Telefone: (11) 5579-6200E-mail: aber@aber.org.br
Revisão e preparação de textos: trabalhando a nova ortografia Escola do EscritorQuando: 7 de março, das 9h às 13hConteúdo: O curso é voltado para a revisão e preparação de textos, tendo em vista o mercado de edição de livros e publicações periódicas, trabalhando as novas normas ortográficas. São também demonstradas algumas noções básicas da atividade do revisor/preparador.Docente: Ana Cristina Mendes PerfettiLocal: Rua Mourato Coelho, 393 - conjunto 1 - São Paulo (SP)Telefone: (11) 3034-2981E-mail: escoladoescritor@escoladoescritor.com.br

Agenda nacional

Bienal Internacional do Livro da Bahia (BA)17 a 26 de abril Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas (MG)17 a 26 de abril
Agenda Internacional

Salão do Livro de Paris (França)13 a 18 de março,Feira do Livro de Crianças de Bologna (Itália)23 a 26 de março Feira do Livro de Londres (Inglaterra)20 a 22 de abril Feira do Livro de Buenos Aires (Argentina)23 de abril a 11 de maio

Prêmios Literários

5º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil Inscrições: até 28 de fevereiro Aberto a: Escritores maiores de 18 anos que tenham textos voltados para leitores de 6 a 13 anos,Premiação: R$ 30 mil mais o contrato com a editoraPrêmio Portugal TelecomInscrições: até 28 de fevereiro Aberto a: autores com livros escritos originalmente em língua portuguesa e que tenha primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008. No caso de livros editados em outros países, a primeira edição no exterior deve ter ocorrido entre 1º de janeiro de 2005 e 31 de dezembro de 2008.Premiação: R$ 100 mil, R$ 35 mil e R$15 mil, respectivamente, para o primeiro, segundo e terceiros colocados.
Concurso Banco Real Talentos da Maturidade Inscrições: até 22 de agosto Aberto a: Pessoas com idade igual ou superior a 60 anosPremiação: Troféu e R$ 7 mil reais para os cinco primeiros colocados de cada categoria
Prêmio Euclydes da CunhaInscrições: até 31 de julhoAberto a: livros inéditos ou publicados a partir de 1º de janeiro de 1999 que tratem da vida ou da obra de Euclydes da CunhaPremiação: R$ 30 mil

Nenhum comentário: