Minha lista de blogs

terça-feira, 12 de maio de 2009

BOLETIM PLANO NACIONAL LIVRO E LEITURA


Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores

Sabendo que as bibliotecas não só auxiliam o processo de alfabetização e aprendizagem da língua, mas também constituem uma forma de integração entre escola e comunidade, o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, que integra ao Eixo 1 (Democratização do Acesso) do PNLL, procura fortalecer a rede de bibliotecas escolares. As ações vão desde a implantação de salas de leitura e a renovação constante dos acervos até a formação continuada dos mediadores. O projeto, que atende a cidade do Recife, em Pernambuco, também busca incentivar a produção autoral tanto de alunos quanto de professores.

Lê melhor quem lê a vida

Em São Mateus, no Espírito Santo, o projeto Lê melhor quem lê a vida, que integra o Eixo 1 (Democratização do Acesso) do PNLL, ensina a criação de textos jornalísticos e poesias e a como operar câmera e vídeo, entre diversas outras atividades. A ideia é que, ao despertar habilidades artísticas e técnicas em crianças e adolescentes que estejam em situação de vulnerabilidade social, eles encontrem um caminho para gerar renda ou até se inserir no mercado de trabalho.

Colegiado Setorial de Livro e Leitura

O Conselho Nacional de Política Cultural convocou para a próxima terça, dia 12 de maio, uma reunião do Colegiado Setorial de Livro e Leitura. O encontro, que terá a participação do PNLL e de outras entidades do setor, será em Brasília, das 9h às 18h, no Hotel San Marco. Na pauta de discussões, o regimento interno do Colegiado.

Machado de Assis 2009

A Academia Brasileira de Letras concedeu na última quinta-feira, 7 de maio, ao jornalista, escritor e roteirista Salim Miguel o Prêmio Machado de Assis de 2009, que "condecora obras de expoentes das letras nacionais". Foram também divulgados os vencedores do Prêmio ABL de Literatura Infantil e do Prêmio ABL para roteiro de cinema, ganhos, respectivamente, por Francisco de Salles Araújo, por Livro Cordelinho, e Rafael Conde, pelo filme Fronteira. Já o Prêmio ABL de Ficção é de Silviano Santiago, por Heranças, e o Prêmio ABL de Tradução focou com Paulo Bezerra, por Os Irmãos Karamazov, de Fiódor Dostoievski.

Inscrições do Prêmio Jabuti vão até dia 29

As inscrições para a 51ª edição do Prêmio Jabuti estão abertas até as 18h do dia 29 de maio. Podem concorrer obras publicadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008 e as 21 categorias premiam editores, escritores, ilustradores, tradutores e designers gráficos, aceitam apenas. Neste ano, há uma categoria especial, criada em homenagem ao ano da França no Brasil: Melhor Tradução de obra literária francês-português. Para ter acesso ao regulamento completo, clique aqui.

Bienais da Bahia e de Goiás recebem mais de 370 mil pessoas

Pela Bienal da Bahia passaram 272 mil pessoas, um aumento de 20% com relação à edição anterior. Houve também a presença de 385 expositores, responsáveis pela exibição de 50 mil títulos. Já na Bienal de Goiás, finalizada no dia 3 de maio, mais de 100 mil visitantes participaram de cursos, oficinas e escritores de escritores. De acordo com os organizadores, o objetivo principal era despertar o interesse pela leitura e valorizar os escritores goianos.

Feira de Tocantins

Foi aberto no último dia 8, e segue até o dia 17 de maio, o 5° Salão do Livro do Tocantins, que este ano homenageia Monteiro Lobato. Os visitantes que passarem pela Praça dos Girassóis, em Palmas, encontrarão personagens como o Marquês de Rabicó, a Cuca, Narizinho, Emília e Pedrinho assim como uma variedade na programação cultural, que inclui palestras, bate-papo com autores, lançamentos de livros e musicais.

Argentina lança apoio a traduções

A Argentina, convidada de honra da feira de Frankfurt 2010, anunciou um programa de apoio e subsídios para tradução de obras de autores argentinos e publicação por editoras estrangeiras. O PROSUR - Programa "SUR" de Apoio a las Traduciones - prevê investimentos de 3.200 dólares para a publicação de até 100 livros. De acordo com o edital publicado, as solicitações de subsídio serão avaliadas pelo subcomitê de traduções, que determinará o valor para cada projeto.

Jornada de Literatura debate interfaces entre arte e tecnologia

A 13ª Jornada de Literatura, que irá ocorrer entre os dias 24 e 28 de agosto, em Passo Fundo - RS, terá como tema de debates "Arte e Tecnologia: Novas Interfaces". Entre os autores confirmados, Pierre Levy, Nélia Piñon, Lúcia Santaella e Evanildo Bechara. As inscrições estão abertas até o dia 17 de maio e podem ser efetuadas apenas pela internet. Para conferir a programação do palco de debates do evento.

Discutindo a leitura

A revista Leitura: Teoria e Prática, editada semestralmente pela Associação de Leitura no Brasil, está com espaço aberto para o envio de artigos e resenhas que reflitam sobre a literatura no contexto escolar. O Conselho Editorial e consultores avaliarão os trabalhos enviados. Para conferir as normas técnicas para a apresentação dos textos e obter mais informações.

Google revela projetos sobre máquina de escanear livros

O Google patenteou uma nova máquina para escanear livros que utiliza sensores infravermelhos para identificação tridimensional e compensação de possíveis distorções causadas por lombadas. Com isso, a velocidade da digitalização será maior, podendo superar mil livros por dia em uma única máquina. A patente, criada no final de março, ganhou maior repercussão agora, uma vez que as imagens do projeto foram divulgadas.

São Bernardo discute o livro e a leitura

O secretário executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, fez a conferência inaugural da Pré-Conferência Municipal de Cultura de São Bernardo do Campo, na tarde do último dia 9 de maio. Convidado pelo secretário de Cultura, Celso Frateschi, Castilho falou sobre o PNLL e os Planos Municipais de Livro e Leitura para uma platéia de dirigentes municipais, bibliotecários, professores e lideranças da cidade paulista e também da vizinha Diadema. O objetivo do encontro foi ajudar a elaborar um plano de cultura em São Bernardo para ser aplicado na atual gestão.

Dicas de leitura

Tentação, de Adolfo Caminha"Ora, sempre vamos ao Rio de Janeiro, ao grande e espetaculoso Rio de Janeiro! - exclamou Evaristo, pousando o chapéu, com ar de triunfo. - É como lá diz o outro: - quem espera... Eu nunca me enganei com o Luís... nunca!Saíam-lhe em jorro as palavras, num tom quente de vitória, de aclamação, de regozijo.Adelaide não o compreendeu logo, e, sem o compreender, exultava diante da intempestiva alegria do marido, com os olhos nele, ansiosa."Culto Métrico, de Cláudio Manuel da Costa (Glauceste Satúrnio)"Se alguma vez, Euterpe soberana,De teu métrico influxo a fértil veiaA meu ardente rogo áureas enchentesDo licor desatou, que o monte rega, Generosa ambição hoje ocupandoO mais nobre desejo tanto empenhaA Deidade imortal, que em ti contemplo,Que é meu o assunto, sendo tua a empresa."

Nenhum comentário: