Minha lista de blogs

terça-feira, 19 de maio de 2009

MEMÓRIA CULTURAL FORTALECE LAÇOS NO PROJETO CRIARTE

MEMÓRIA CULTURAL FORTALECE LAÇOS NO PROJETO CRIARTE

No dia 23 de maio das 15 às 17h na Rua Jurimanás, 81, no Jardim Niterói, será lançado o Projeto Criarte. Haverá também a inauguração da nova sede onde o Entidade de Promoção e Assistência Social - Espaço Aberto está atuando.

O Projeto Criarte resgata a memória cultural e estimula os vínculos afetivos por meio da Cultura Popular integrando as áreas de dança, música, artes plásticas, teatro e mediação de leitura. Atende 170 crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Para isso foi formada a parceria com a Associação de Amigos do Jardim Niterói.

O Projeto Criarte tem o objetivo de valorizar a cultura da comunidade local, fortalecendo a identidade cultural através de brincadeiras, cantigas de roda, criação de brinquedos artesanais, cultivo das festas populares, histórias orais de mestres da cultura popular, e principalmente desenvolver o conhecimento integral das crianças e dos adolescentes.

Com foco na qualidade, o processo de seleção recebeu mais de 350 inscrições de educadores de vários locais da cidade de São Paulo, quando, após cinco etapas, foram escolhidos os mais experientes para ministrarem as oficinas de arte e cultura Popular. A oficina de mediação de leitura é ministrada por jovens da região do Grajaú que foram capacitados em sua comunidade e hoje são contratados no Projeto Criarte. É um projeto diferente que além de valorizar a integração entre comunidade, pais, crianças, adolescentes, jovens, educadores, possibilita a profissionalizaçã o, gerando emprego e renda às pessoas da comunidade.

O Projeto Criarte foi elaborado pela Entidade de Promoção e Assistência Social - Espaço Aberto e teve a aprovação no FUMCAD, com o patrocínio da Secretaria Municipal de Parceria e Participação.

História
O Espaço Aberto foi fundado em 1996 por um grupo de pessoas que se uniu para colaborar na melhoria da qualidade de vida de pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade social.
Hoje o Espaço Aberto atende diretamente cerca de 1.650 pessoas e indiretamente mais 6.000 pessoas por meio dos seguintes projetos:

- Dois núcleos da 3a. Idade - Mova (Alfabetização de Jovens e Adultos), atendendo 80 pessoas. Parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
- Com Vivendo – atendendo 225 crianças, adolescentes e pais. Aprovado e patrocinado pelo FUMCAD.
- CRIARTE – atendendo 170 crianças, adolescentes e pais. Aprovado e patrocinado pelo FUMCAD
Ação Família, atendendo 1051 famílias. Parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
- Projeto Guri , atendendo 100 crianças e adolescentes. Parceria com a Secretaria Estadual de Cultura.
- Oficinas de Artes Plásticas do Projeto Arquimedes, atendendo 25 crianças. Parceria com a Secretaria Estadual de Cultura. Tem parcerias com a Sociedade Amigos do Jardim Miriam , na Vila Portela, e no Jardim Niterói.

Os projetos foram aprovados e são conveniados com as seguintes Secretarias: Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Participação e Parcerias, Secretaria Municipal de Educação.Contamos com o apoio da mídia no dia 23 para fazer a cobertura e divulgar esse importante projeto na comunidade.

Contato com a mídia - Cecilia 11 9624-9151
ceciliaapostolopoul os@uol.com. br
Lucila 11 6752-3222
lucilamaia@constela cao.org.br
Endereço do Espaço Aberto – Rua Diogo Arias, 51 - Bairro Jardim Miriam

Nenhum comentário: