Minha lista de blogs

terça-feira, 19 de maio de 2009

BOLETIM NACIONAL DE LIVRO E LEITURA



Edição nº 156 - 18 a 24/05/2009

Feira do Livro de Lisboa

Terminou no último domingo, dia 17, a
Feira do Livro de Lisboa, que contou com dois estandes organizados pela Fundação Biblioteca Nacional/MinC, onde ocorreram palestras de autores brasileiros e foi montada uma exposição sobre Machado de Assis. O PNLL também participou da Feira de Lisboa, com a presença do secretário-executivo José Castilho Marques Neto, que apresentou as políticas públicas do livro e leitura juntamente com o gerente de Articulação Institucional da SAI-MinC (e futuro diretor geral de Livro e Leitura do MinC) Fabiano dos Santos. Eles debateram com a Tereza Calçada, coordenadora adjunta do Plano Nacional de Leitura de Portugal, e ambos os países se comprometeram a manter o diálogo sobre ações comuns. Nesta segunda-feira, dia 18, Marques Neto irá se encontrar com o diretor da Biblioteca Nacional de Portugal, Jorge Couto, para apresentar os planos brasileiros para o desenvolvimento da leitura.

Caixa-Estante

Depois de anos, a biblioteca pública de Igarassu, em Pernambuco, foi reaberta. E para as pessoas se familiarizarem com o espaço, tendo um maior contato com os livros, um pouco da biblioteca também chega às escolas públicas e particulares do município. Trata-se da Caixa-Estante, integrante do
Eixo 2 (Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores) do PNLL. O programa prevë que a cada quinze dias o acervo vai para uma instituição de ensino, que fica responsável pela circulação das obras entre os alunos.

Seminário de Leitura em Duque de Caxias

O projeto Comunidade Educadora, que integra o
Eixo 2 (Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores) do PNLL, promove uma série de ações estratégicas que buscam aumentar a relação prazerosa de trabalho com livros, a capacidade de reestruturar pedagogica e arquitetonicamente o espaço de leitura e formar jovens mediadores e multiplicadores. Nos dias 14 e 15 de maio, realizou o I Seminário de Leitura em Duque de Caxias: Construindo Comunidades Leitoras, quando se discutiu práticas bem sucedidas de Promoção de Leitura Literária na escola e em espaços comunitários. Entre os presentes, o secretário-executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, e o chefe da Equipe de Leitura da secretaria municipal de Educação, Felipe Lacerda Cruz.

Encontro reúne gestores do Nordeste para expor dúvidas sobre o livro didático

Gestores de secretarias estaduais e municipais de educação nordestinas expuseram suas dúvidas relacionadas ao Plano Nacional do Livro Didático (PNLD)
em reunião ocorrida no Recife, entre os dias 11 e 13 de maio. As principais questões propostas tinham como temática os processos de seleção e avaliação de obras, buscando orientar a seleção dos professores. De acordo com Marcelo Soares, diretor de políticas de formação, materiais didáticos e de tecnologias educacionais da SEB, em entrevista ao Portal MEC, "o objetivo é tirar dúvidas, trocar experiências, mobilizar as redes e auxiliar os professores a fazer boas escolhas". Nos próximos dias ocorrem outras três reuniões: os gestores da região Sul irão se encontrar, entre os dias 18 e 20 de maio, em Porto Alegre (RS); os do Sudeste, em Belo Horizonte (MG), nos dias 25, 26 e 27; e os da região Norte e Centro-Oeste, entre 1º e 3 de junho, em Brasília.

Jornada de Literatura: inscrições até julho

As inscrições para a
13ª Jornada Nacional de Literatura estarão abertas até julho (até completarem-se as vagas), não se encerrado em maio, como informado na edição anterior deste boletim. O encontro, que acontece de 24 a 28 de agosto em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, terá como tema Arte e tecnologia: novas interfaces. E de 1º de junho de 2009 até também completarem-se as vagas, poderão ser efetuadas as inscrições para a 5ª Jornadinha Nacional de Literatura, que acontece nos dias 25 e 25 de agosto.

Nova edição do Libro al Día já está disponível

A sétima edição do
Libro al Día, publicada pelo CERLALC (Centro Regional para El Fomento del Libro em America Latina y El Caribe) já está disponível na Internet. Destaque para a discussão sobre os quadrinhos como uma ferramenta fundamental de leitura. Há também uma matéria especial sobre a celebração do Dia Mundial do Direito do Autor, ocorrido em 23 de abril, além de uma reportagem sobre o Seminário Internacional Biblioteca Pública y Sociedad de la Información, desafíos y respuestas desde América Latina, que aconteceu no Peru nos dias 24 e 25 de março, entre vários outros textos.

Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura divulga seus vencedores

A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais divulgou, no último dia 11, os vencedores do
Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura. Em Conjunto da Obra, o premiado foi Luis Fernando Veríssimo. Em Poesia, venceu Eduardo Jorge de Oliveira, com a obra A língua do homem sem braço. Em Ficção, o vencedor foi Reni Adriano Batista, com a obra Lugar. Já na categoria Jovem Escritor Mineiro, a vencedora foi Maria Zilda Santos Freitas, com o projeto Insetos.

Beirute: Capital Mundial do Livro 2009

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) nomeou Beirute como a
Capital Mundial do Livro de 2009 em reconhecimento ao seu engajamento no incentivo à leitura. Segundo informa a instituição, a decisão levou em consideração "sua implicação em matéria de diversidade cultural de diálogo e de tolerância, e também pela variedade e o caráter dinâmico de sua programação".

Feiras e Bienais

Entre os dias 18 e 28 de junho, terá lugar a
9ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que homenageia o Chile, o Amazonas, a poetisa Cora Coralina e Galeno Amorim. Em Rio Branco, entre os dias 29 de maio a 7 de junho, acontece a 1ª Feira Nacional do Livro no Estado do Acre, que terá sessões de cinema, oficinas, palestras, mesas redondas, exposições de arte e recitais de poesia, dentre outras atividades.

Nenhum comentário: