Minha lista de blogs

domingo, 22 de novembro de 2009

FUNDAÇÃO ZUMBI DOS PALMARES

A Fundação Zumbi dos Palmares lança no próximo dia seis de dezembro, dois projetos de valorização da cultura local: o "Bambas da Planície", que tem o objetivo de resgatar e valorizar a história do samba de Campos e o "Escola de Carnaval", uma parceria da fundação com o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra, do Rio. De acordo com o presidente da Fundação, Jorge Luiz dos Santos, o evento será realizado no Parque Alberto Sampaio e aconteceria nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, mas foi transferido para que todos tenham a oportunidade de participar, já que muitas pessoas vão aproveitar o feriado de 20 de novembro para viajar.







O Projeto "Bambas da Planície" é uma parceria entre a Zumbi e a cantora Lene Moraes, e inclui um DVD com um documentário sobre a história do samba de Campos e um CD, que vai homenagear três grandes compositores campistas: Jorge da Paz Almeida, que faleceu em maio, aos 93 anos; Geraldo Gamboa, 80 anos, e Manoel Tancredo, 79. Jorge Luiz afirma que a idéia é eternizar obras que fizeram história, mas não possuem registro ainda. "Queremos resgatar esta história, valorizar estes grandes nomes do samba e ter um registro de toda esta trajetória, para que as memórias não se percam no tempo", ressaltou.






Lançado no mesmo dia, o Projeto "Escola de Carnaval", uma parceria com o Grêmio Recreativo Escola de Samba Porto da Pedra, será realizado até o dia 23. Para este projeto serão realizadas palestras e workshops, além da apresentação do espetáculo, "Brasil em Vermelho e Branco: Porto da Pedra, o musical", que será realizado às 20h, no Parque Alberto Sampaio, no dia do lançamento do projeto.






A palestra de abertura com o tema "A nova indústria do carnaval e o conceito de escola-empresa: como pequenas agremiações podem se transformar em verdadeiras fábricas de sonhos", acontece às 9h e será ministrada pelo assessor-executivo de novos negócios da Porto da Pedra, Leonardo Monteiro, e pelo assessor de imprensa e chefe da comissão de eventos da Porto da Pedra, Leandro Valente. Às 11h30, acontece o primeiro workshop, com o tema "Como elaborar um enredo de Carnaval", com Paulo Menezes. Os locais ainda estão sendo confirmados pelos organizadores.






Programação






DIA 11/12 (SEXTA-FEIRA)






13h às 17h: Workshop 4: A importância da assessoria de comunicação para as pequenas escolas: como colocar o trabalho em evidência e atrair novos parceiros". Palestrantes: Leonardo Monteiro, assessor-executivo de novos negócios da Porto da Pedra e Leandro Valente, assessor de imprensa e chefe da comissão de eventos da Porto da Pedra. )






17h às 22h: Workshop 3: "A escola espetáculo: a importância das coreografias na comissão de frente, em alas e em carros alegóricos nos desfiles modernos" Palestrante: Bailarino e coreógrafo João Corrêa, bailarino da Cia de Ballet da Cidade de Niterói e coreógrafo de alas da Porto da Pedra






DIA 18/12 (SEXTA-FEIRA):






10h30m às 13h30m: Workshop 5: "A importância da harmonia para um desfile de sucesso". Palestrante: Guilherme Nóbrega, diretor de Harmonia da Porto da Pedra.






13h30m às 14h30m - almoço






14h30m às 18h30m; Workshop 6: "Como ter uma bateria nota 10: técnicas e dicas para desenvolver a grande orquestra do samba". Palestrante: Thiago Diogo, diretor de bateria da Porto da Pedra.






DIA 08/01 (SEXTA-FEIRA)






14h às 18h: Workshop 2: "A importância da maquiagem para os figurinos de carnaval e como produzir maquiagens para um desfile". Palestrantes: Juranda Xavier e Christina Gall.






DIA 09/01 - VISITA DOS PARTICIPANTES À PORTO DA PEDRA






10h30m- Visita ao barracão na Cidade do Samba, com passeio guiado por todas as unidades de produção e executivas da Porto da Pedra, e por todas as áreas de comum acesso da Cidade do Samba.






12h30m/13h30m- Horário para almoço






14h- Visita à quadra e sede social da Porto da Pedra em São Gonçalo, com informações sobre funcionamento da comunidade e dos programas sociais.






Fim de tarde: Acompanhamento dos preparativos para o ensaio geral e ida para a Marquês de Sapucaí para o ensaio geral da Porto da Pedra.






DIA 23/01 - (SEXTA-FEIRA)






14h/18h- Workshop 7: "Técnicas e materiais para a produção de fantasias e alegorias: como comprar, como usar e como reciclar". Palestrante: Graça Veloso, figurinista da Porto da Pedra e do espetáculo musical "Brasil em Vermelho e Branco".

Nenhum comentário: