Minha lista de blogs

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PLANO NACIONAL DE LIVRO E LEITURA

                                       Centro de Promoção de Leitura e Pesquisa




Vinculado ao Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti (RJ), o Centro de Promoção de Leitura e Pesquisa (CPLP) foi criado em 1994 para que as crianças da região desenvolvessem sua leitura por meio do acesso a uma biblioteca. Desde então, o espaço promove atividades de estímulo não só para as comunidades e educadores locais como para todos os interessados que vêm de várias partes do estado. Além de atividades como rodas de leitura e empréstimo de livros, também se fomenta a pesquisa acadêmica por meio da produção de artigos científicos e da concessão de bolsas de estudo a universitários que trabalham no projeto. O CPLP integra o Eixo 2 (Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores) do PNLL.



Pororoca das Letras



Buscando facilitar o acesso à educação de comunidades isoladas da Amazônia, o Movimento Nossa Casa de Cultura e Cidadania deu início ao projeto Pororoca das Letras, que integra o Eixo 1 (Democratização do Acesso) do PNLL. A iniciativa consiste em montar uma rede de bibliotecas comunitárias, que oferecem pequenos cursos de formação para os agentes de leitura - voluntários escolhidos em cada comunidade - e reuniões de integração entre os moradores. O objetivo da Pororoca é tentar reunir os indivíduos desses diferentes grupos ao redor de um bem comum: a melhora dos níveis educacionais e da qualidade de vida local.



VII Olimpíada Solidária de Estudo



De 5 de novembro a 5 de dezembro, 300 salas de estudo e bibliotecas de países europeus, africanos e das três Américas abrigam a VII Olimpíada Solidária de Estudo. Trata-se de um projeto em que cada hora de estudo de um aluno voluntário dentro de uma biblioteca credenciada gera recursos financeiros para ações sociais. No Brasil, onde a expectativa é contar com mais de 3 mil alunos, a iniciativa tem apoio do PNLL. Estão confirmadas salas de estudo nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Curitiba, São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto e Belo Horizonte.



Desafios das novas tecnologias em bibliotecas públicas



A Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, abriga, de 1 a 3 de dezembro, o IV Simpósio Latino-Americano de Bibliotecas Públicas e o XVI Encontro Nacional do Sistema de Bibliotecas Públicas. O tema este ano é "Desafios das novas tecnologias em bibliotecas públicas". A abertura contará com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira; do presidente da FBN, Muniz Sodré; do diretor do Livro, Leitura e Literatura do MinC, Fabiano dos Santos; e do secretário executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, entre diversas outras autoridades. As inscrições estarão abertas de 9 a 18 de novembro.



Seminário internacional discute bibliotecas paulistas



Especialistas nacionais e internacionais vão se reunir, de 12 a 14 de novembro, para debaterem políticas públicas de incentivo à leitura, desenvolvimento de serviços inovadores em bibliotecas públicas e comunitárias e perfil das lideranças na gestão de bibliotecas no Estado de São Paulo. Trata-se do o II Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias e do II Fórum "Prazeres da Leitura", que este ano acontece no Teatro Tuca, na capital paulista.



Vale-livro



A Assembléia Legislativa do Ceará aprovou na última quinta-feira a criação do vale-livro (no valor de R$ 50), voltado para profissionais da área de educação. O projeto irá agora para aprovação do poder executivo. Mais informações.



Livros no lixo




Pelo menos 1.500 livros didáticos foram encontrados em uma caçamba de lixo na cidade de Ribeirão Preto (SP). As etiquetas nas apostilas indicavam que o material deveria ser distribuído na escola Eugênia Vilhena de Moraes, na Vila Virgínia. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a polícia ainda não tem informações sobre como o material foi parar no lixo.



Poesias Online



O site alemão Lyrikline realizou parcerias em 41 países para montar um banco de dados com 5.550 poemas em diversas línguas, além de áudios a serem baixados da internet no idioma original. Segundo a Deutsche Welle, a criadora do projeto, Christiane Lange, da Literaturwerkstatt (oficina de literatura) de Berlim, "está convencida de que poesia é também sonoridade". Para a alemã, "não basta ler um poema. Este tem um ritmo, uma respiração. Ao se ouvir uma poesia, principalmente quando lida pelo próprio poeta, a obra ganha uma presença física".



Livro sobre razões que levaram ao Crack de 1929 recebe FT Awards




O livro Lords of Finance, de Liaquat Ahamed, venceu o Financial Times and Goldman Sachs Business Book of the Year Award 2009. O prêmio, que analisa obras de temática empresarial, econômica e financeira, escolheu uma "história belamente escrita" sobre os principais erros cometidos por banqueiros, que levaram à Grande Depressão americana após a quebra da bolsa em 1929. A premiação, de 30 mil libras esterlinas, foi entregue no dia 29 (quinta-feira), durante um jantar especial no London`s Victoria & Albert Museum.





Nenhum comentário: