Minha lista de blogs

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

BOLETIM PNLL Edição nº 191 – 25 a 31/01/2010

                                             II Conferência Nacional de Cultura







Já tiveram início as assembleias estaduais setoriais de Livro, Leitura e Literatura, instância de articulação local para a II Conferência Nacional de Cultura (CNC). Para conferir a agenda completa das reuniões, basta acessar o blog do Conselho Nacional de Política Cultural. Em relação ao Setorial do Livro, Leitura e Literatura, os objetivos da CNC são: avaliar o Plano Nacional de Livro e Leitura; eleger três delegados da sociedade civil e obter a indicação da Secretaria de Estado da Cultura para delegado para a Pré-Conferência de Livro, Leitura e Literatura; e propor estratégias do setor, baseadas nos eixos temáticos da II CNC.






                                                          Trocando Leituras






Em Sergipe, os livros estão pegando a estrada com o Trocando Leituras , projeto que integra o Eixo 1 (Democratização do Acesso) do PNLL. Um acervo de livros, mantido pelo serviço de duas bibliotecas públicas de Aracaju, viaja a outras cidades do Estado possibilitando a troca de livros usados e novos, revistas e gibis entre toda a população. O acervo do projeto é formado por doações recebidas nas bibliotecas de livros didáticos, conhecimentos gerais e técnicos, literatura brasileira, literatura infanto-juvenil e infantil, além das histórias em quadrinhos e revistas para pesquisa. Cada pessoa pode trocar até três publicações em bom estado de conservação, sendo permitido trocar didático por literário, literário por didático, mas gibis só com gibis e revistas com revistas.






                                  Contar para Encantar a Leitura






Uma extensa programação de atividades foi programada pela Biblioteca Pública Elisa Gil Borowski, em Santa Cruz do Sul (RS), mobilizando toda a população para o envolvimento com os livros. Isso envolve tanto a capacitação para mediadores de leitura e oficinas de narração de histórias para professores quando a própria atividade de narração de histórias para crianças e adultos. O projeto, que integra o Eixo 2 (Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores) do PNLL, promove a leitura, através de um macro-projeto extensível a todo o município, de forma lúdica, buscando aprimorar seu atendimento diferenciado a cada grupo etário e de interesse.






                                                            Olimpíada de Língua Portuguesa






De 22 de fevereiro a 30 de abril estarão abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O tema a ser trabalhado é O lugar onde vivo . Segundo o portal do MEC, “alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental (quarta e quinta séries) vão desenvolver a poesia; sétimo e oitavo ano (sexta e sétima séries), textos no gênero memória; nono ano do ensino fundamental (oitava série) e primeiro ano do ensino médio, crônica; segundo e terceiro anos do ensino médio, artigo de opinião”. Os 20 vencedores (cinco por gênero literário) ganharão medalha de ouro e um computador com impressora; as escolas onde estudam os vencedores receberão dez computadores, uma impressora e livros para a biblioteca.






                                                        Literatura infantil e juvenil






Santiago do Chile abriga em fevereiro, entre os dias 24 e 28, o 1º Congresso Iberoamericano de Lengua Y Literatura Infantil Y Juvenil . O objetivo é “a construção de uma visão global da literatura infantil e juvenil ibero-americana, tanto do ponto de vista geográfico (todos os países de língua espanhola e o Brasil) como histórico, discutindo passado, presente e perspectivas de futuro da literatura infantil e juvenil.” A participação brasileira contará com Marisa Lajolo, Ana Maria Machado, Bartolomeu Campos de Queirós, Ângela Lago, Tânia Rösing, Peter O’Sagae e e Elizabeth Serra. O secretário executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, apresentará as políticas governamentais brasileiras para a promoção do livro e da leitura.






                                                       Pensar el Libro dedicado a Louis Braille






A edição número 7 da revista eletrônica Pensar el Libro, publicada pelo Cerlalc (Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina, el Caribe, España y Portugal), é dedicada à memória de Louis Braille. Além da análise de experiências com o sistema braile em todo o mundo e das particularidades de sua utilização na América latina, também se destaca a sua importância na vida de pessoas cegas, mesmo com a introdução de novas tecnologias.






                       Favoritos



Adolfo Bioy Casares (1914 - 1999)





“Debo a la conjunción de un espejo y de una enciclopedia el descubrimiento de Uqbar. El espejo inquietaba el fondo de un corredor en una quinta de la calle Gaona, en Ramos Mejía; la enciclopedia falazmente se llama The Anglo American Cyclopaedia (Nueva York, 1917) y es una reimpresión literal, pero también morosa, de la Encyclopaedia Britannica de 1902. El hecho se produjo hará unos cinco años. Bioy Casares había cenado conmigo esa noche y nos demoró una vasta polémica sobre la ejecución de una novela en primera persona, cuyo narrador omitiera o desfigurara los hechos e incurriera en diversas contradicciones, que permitieran a unos pocos lectores -a muy pocos lectores- la adivinación de una realidad atroz o banal. Desde el fondo remoto del corredor, el espejo nos acechaba. Descubrimos (en la alta noche ese descubrimiento es inevitable) que los espejos tienen algo monstruoso. Entonces Bioy Casares recordó que uno de los heresiarcas de Uqbar había declarado que los espejos y la cópula son abominables, porque multiplican el número de los hombres. Le pregunté el origen de esa memorable sentencia y me contestó que The Anglo American Cyclopaedia la registraba, en su artículo sobre Uqbar”.


Trecho inicial do conto Tlõn, Uqbar, Orbis Tertius, de Borges






La literatura fue su gran obsesión, obituário do jornal La Nacion






Transcrição da entrevista de Bioy Casares no programa Roda Viva (1995)






Prólogo de Borges para La invención de Morel






La invención del género fantástico, de Carlos Damaso Martinez






La Invención de Morel; Defensa para sobreviviente, de Adolfo Vásquez Rocca









Nenhum comentário: