Minha lista de blogs

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

HOMENAGEM A VICENTE MAIOLINO

O corpo do diretor de teatro Vicente Carlos da Costa Maiolino (foto ao lado) vai ser enterrado no Cemitério Campo da Paz, em Campos – onde mora a família dele – nesta quinta-feira (14). O diretor estava internado em coma, em estado gravíssimo, no Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, depois de ser baleado dia 31 de dezembro do ano passado, em Santa Teresa, bairro onde morava.



Na tarde desta quarta-feira (13), uma homenagem foi realizada, das 15h às 20h, na capela dois do Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Posteriormente, o corpo foi trasladado para Campos.


Polícia identifica suspeito – Um suspeito de participar do assassinato já foi identificado, segundo a Assessoria de Imprensa da Polícia Civil. A prisão do suspeito será pedida à Justiça ainda esta semana. A assessoria disse que não iria revelar mais informações para não atrapalhar as investigações.






Prêmio Mambembe em 1985


Diretor, dramaturgo, cenógrafo, figurinista e iluminador, Vicente Maiolino começou a carreira nos anos 80, nos teatros Arena, Cacilda Becker e Gláucio Gil. Em 1985, saiu vencedor da premiação nas categorias Direção e Cenografia, pela encenação do “Teatro do Sonho”, que também recebeu o Prêmio MinC (do Ministério da Cultura) como um dos cinco melhores daquele ano.


Com o compositor Hermínio Bello de Carvalho, assinou alguns dos espetáculos apresentados no Prêmio Shell de Música Brasileira, entre eles as homenagens a Herivelto Martins, Baden Powell e Chico Buarque.


Maiolino também levou o teatro às comunidades carentes da periferia do Rio em 2002, quando remontou o espetáculo ecológico “Maria Baía – Guanabara baía de todos os tempos”. Foi diretor, roteirista e iluminador do espetáculo “Vinicius do amor demais”, em 2003, estrelado pelos atores Antonio Calloni e Cássia Kiss e os cantores Miucha e Renato Brás. No ano seguinte, dirigiu o musical “Obrigado, Cartola”, que ocupou o Centro Cultural do Banco do Brasil entre os meses de janeiro e março.




ps. tive oporutnidade de fazer oficina de teatro com ele ... era de uma grandeza e uma generozidade e alegria ... inesqucivel.... saudades ... Iara Lima

Nenhum comentário: