Minha lista de blogs

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

OFICINA FISIONOMIA E IMAGINÁRIO DO FANTOCHE MAMULENGO

OFICINA FISIONOMIA E IMAGINÁRIO DO FANTOCHE MAMULENGO



(Oficina Gratuíta/20 vagas)



GUAÇUI:



DATA: 22 a 26/02/2010



HORÁRIO: 14:00 ás 18:00



Local de inscrição:

Teatro Municipal Fernando Torres

Av. Francisco Lacerda de Aguiar, 140



Telefone: (28) 3553.2826 (Mayk ou Carlos)

(28) 3553.3344 (Cristina Gorini)

Apoio: Prefeitura Municipal de Guaçui (Cultura)



· Apresentação:

Projeto contemplado pela FUNARTE (Rede Nacional de Áudio Visual), desenvolvendo oficinas artísticas de criação de fantoches e dinâmicas brincantes (cantos, jogos, ritmos e corporeidadade) direcionadas para atores, educadores, encenadores, cenógrafos, aderecistas, pesquisadores e profissionais que desenvolvem atividades sócio-educativas.


· Conteúdos:

As oficinas terão duração de uma semana com circulação por três cidades do interior do estado do Espírito Santo (Guaçui, São Mateus e Linhares (a confirmar). Será levado em consideração a constituição cultural dessas populações, interagindo com o imaginário, visando ampliar as possibilidades criativas e de novas técnicas de profissionais que trabalham com artes visuais e cênicas, direcionadas para composição de espetáculos, na elaboração de cenografia, adereços, personagens de peças teatrais ou mesmo exposições dos resultados que venham movimentar esses espaços, reconhecendo e valorizando as manifestações populares das cidades onde serão realizadas as oficinas. Mais que a dimensão estética e lúdica, os “Fantoches” trazem também uma dimensão significativa, uma relação radical com o imaginário lúdico e significativo da construção cultural de uma coletividade.


· Objetivos:

Este projeto tem como objetivo difundir e transmitir o conhecimento popular e a técnica do fazer específico da construção de Fantoches Mamulengos e outros adereços que poderão surgir no processo de das oficinas, para serem utilizados e reproduzidos por artistas, educadores e outros profissionais afins. Também busca possibilitar o acesso popular gratuito a população das cidades que se encontram localizadas em regiões geralmente excluídas por eventos produzidos na capital, e que carecem de atividades que preencham suas pautas, promovendo a formação de público na região e incentivando profissionais do segmento das artes e da educação a ampliarem suas possibilidades de atuação e dando visibilidade e relevância aos artistas locais.



· Instrutores:

- Nysio Chrysostomo: Confecção, técnicas e manipulação de bonecos e adereços



- Fraga Ferri: Exposição oral do imaginário mamulengo e dinâmicas brincantes:



Palestra: Marcos de Castro: Palestra conteúdos poéticos-artísticos do universo mamulengo







· Participantes (Público Alvo):



Artistas Cênicos e Visuais, arte-educadores, educadores em geral, pesquisadores, etc.



Turma: Máximo de 20 participantes


Nenhum comentário: