Minha lista de blogs

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Prêmio destaca e valoriza a diversidade cultural do Estado do Rio de Janeiro

Prêmio destaca e valoriza a diversidade cultural do Estado do Rio de Janeiro

Estado do Rio - Chico Junior



O Festival Vale do Café, a Casa de Artes Machadinha (Quissamã), o Circo Baixada e o Cine Mais (Bom Jesus de Itabapoana) foram alguns dos 15 vendedores do Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, entregue na noite desta quarta (10) em uma bela festa no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, Centro do Rio. Cada vencedor recebeu R$ 10 mil, além de um troféu inspirado em criação do artista plástico Jorge Barrão.



Resultado da junção de três prêmios de cultura do estado - Golfinho de Ouro, Estácio de Sá e Governo do Rio de Janeiro - é uma iniciativa da secretaria de Estado de Cultura e tem como objetivo valorizar a arte fluminense em sua diversidade. E foi mesmo o que se viu, ao premiar a diversidade cultural do estado e valorizar, inclusive, pequenos projetos de grande alcance cultural e social, como é o caso do Cine Mais, desenvolvido por Jorge Ferreira e sua família, que leva o cinema para a população e escolas da região de Bom Jesus de Itabapoana.



Presente ao evento, o governador Sérgio Cabral disse que "o prêmio é exatamente isto: induzir e estimular aqueles que fazem cultura. O estado não faz cultura, ele estimula cultura. A gestão da cultura no estado deu um salto extraordinário nestes três anos, o orçamento para cultura nunca foi tão grande. O poder público tem que ser um indutor e um estimulador".



Fita



Vencedor na categoria Teatro, o jornalista e produtor cultural João Carlos Rabello, idealizador da Fita, estava radiante. Ao receber o prêmio das mãos do ator Sérgio Britto, João ressaltou a importância do prêmio para o desenvolvimento cultural do estado e, principalmente, de Angra dos Reis. "A Fita, que na edição do ano passado teve um público de 93 mil pessoas, é feita do ponto de vista do público. Esse prêmio valoriza e dá credibilidade ao projeto e, certamente, vai nos ajudar a captar mais patrocínio, pois sem patrocínio não se consegue fazer um festival como a Fita, grandioso e de alta qualidade".



Machadinha



Contemplada na categoria Gastronomia, a Casa de Artes Machadinha, de Quissamã, ganhou o prêmio por valorizar a cultura dos descendentes de escravos. Segundo Haroldo Carneiro (foto), secretário de Desenvolvimento Econômico e de Turismo de Quissamã, o prêmio é um reconhecimento importante que impulsionará cada vez mais a cidade a inovar. "O município de Quissamã vem investindo na valorização de nossa cultura local, investindo, por exemplo, na Machadinha, uma comunidade quilombola que mantém a culinária e dança de descendentes de escravos.



Homenagens



Com apresentação do comediante Bruno Mazzeo, o prêmio prestou homenagens ao teatrólogo Augusto Boal, ao maestro Heitor Villa-Lobos, ao funk carioca e à atriz Fernanda Montenegro, que,emocionada e ovacionada pela grande público presente, recebeu do governador um ramo de flores.



Os premiados



Artes Visuais - Carlos Vergara

Audiovisual - Cine Mais de Bom Jesus de Itabapoana

Circo - Circo Baixada

Comunicação - Heloísa Buarque de Hollanda

Dança - Irlan Santos

Empreendedorismo - Festival Vale do Café

Gastronomia - Casa de Artes Machadinha

Literatura - Ana Maria Machado

Música popular - Maria Gadú

Moda - Adriana Fernandes

Música erudita - Sociedade Musical Bachiana Brasileira

Patrimônio imaterial - Professor Bráulio Nascimento

Patrimônio material - Museu Casa do Pontal

Registro - Evandro Teixeira

Teatro - Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis

Nenhum comentário: