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sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Rio Music Conference:

Rio Music Conference:

Music News -



De 10 a 16 de fevereiro, o Rio de Janeiro vai virar uma grande festa. Além do carnaval, a cidade sediará o Rio Music Conference (RMC), o maior encontro da indústria de música eletrônica do Hemisfério Sul. Realizada na Marina da Glória com patrocínio da Skol Beats, esta será a segunda edição do evento, um dos mais importantes do mundo, ao lado do Sonar, da ADE (Amsterdam Dance Event) e da Winter Music Conference (WMC), que inspirou o RMC. A previsão dos organizadores é receber 5 mil pessoas por dia. O Rio Music Conference se dividirá em duas frentes: The Conference, com ênfase no mercado e The Music, onde acontecem as festas.



A The Conference será o espaço para a feira de negócios e terá a participação de expositores relevantes para o mercado, como Pioneer, Privilége, D-Edge, Multishow, Auslander, DJ Mag, Mixmag e UC Music Group. O auditório abrigará seis palestras sobre diferentes temas, incluindo um bate-papo com Armin Van Buuren, eleito o DJ número um do mundo pela influente revista DJ Mag. A The Conference também sediará quatro workshops com os melhores profissionais do mercado, como Jonny Miller, DJ, produtor e professor do Point Blank, melhor curso de tecnologia musical do mundo, que vem falar sobre produção musical, masterização e mixagem. Outros temas importantes, como direitos autorais e leis de incentivo, serão abordados em painéis nos intervalos das palestras.



Seguindo a feira de negócios The Conference, acontece a The Music, dedicada às festas comandadas por alguns dos melhores DJ´s do mundo, como o próprio Van Buuren, além de Erick Morillo, Steve Angello, Luciano, Sharam, Locodice e Tocadisco. Life is a Loop e outras feras do cenário nacional também estão confirmados.



O Rio Music Conference também contará com uma área de convivência: a Village. Mais de quinze DJs tocarão neste espaço, fazendo um esquenta para a noite. Também será na Village o maior e mais tradicional torneio de scratching do mundo, o DMC. O público contará ainda com o Skol Beats Disco Bar e o restaurante 00 Cozinha Contemporânea, que preparou um cardápio exclusivo para o evento.



“O Brasil tem muitas festas de dance music, mas até o ano passado não tinha um evento como esse que visa troca de informações entre as pessoas do mercado. A RMC 2009 já abriu essa porta e tenho certeza que em 2010 será ainda mais forte. A cena eletrônica nacional é muito forte, não deixa nada a dever para EUA ou Europa e o Rio Music Conference mostra isso”, afirma a jornalista Claudia Assef, que já trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo e Showbizz.



Empresários do mercado de música estão animados com a expectativa de mais uma edição de um evento que trate a música como uma geradora de negócios e receita. “A Rio Music Conference é fundamental para o desenvolvimento do mercado. O exemplo de Miami impressiona porque mobiliza os players do mercado mundial. O Brasil está falado no mundo inteiro, fazer esse evento aqui é perfeito”, acredita Paulo Silveira, empresário da 3Plus, empresa que agencia e produz DJs e músicos.



“Na primeira edição da Rio Music Conference, o mercado de música eletrônica foi confrontado com a realidade. As pessoas se reuniram pela primeira vez e viram como é importante debater o mercado, planejar. Para construir o evento de 2010 contamos muito mais com a participação do próprio setor, o que consolida a Rio Music Conference no Brasil. O que se prova pelo crescimento de 400% que já temos na área de exposição”, afirma Guilherme Borges, um dos organizadores do evento e diretor da empresa OSC Marketing.



Para Cláudio da Rocha Miranda Filho, da Directa, empresa que também produz o evento, o Rio tem uma atitude receptiva a eventos como a Rio Music Conference. “O Rio tem recebido profissionais e fãs da indústria da dance music do mundo inteiro. Cada vez mais, com a diversidade de eventos que hoje a cidade recebe, caminhamos para nos tornarmos um pólo internacional de cultura, como Miami, Barcelona e Nova York. E o Rio Music Conference contribui ainda mais para isso”, defende.



A associação entre música eletrônica e gueto é uma imagem do passado. O que há três ou quatro anos parecia ser um mercado restrito às pistas e festas é, na verdade, uma poderosa indústria que movimenta bilhões de dólares no mundo. O Brasil é um dos países com crescimento mais significativo nesse mercado.



Especialistas no assunto afirmam que o país ultrapassou a barreira de quatro milhões de consumidores de música eletrônica. Um bom exemplo é a turnê brasileira do DJ David Guetta, este ano, que incluiu o mega sucesso do Black Eyed Peas “I Got a Feeling” e gerou cerca de R$12,5 milhões entre bilheteria, patrocínio, cachês e licenciamento de música através de operadoras de celular.



Marcas de prestígio já perceberam o bom negócio que é associar sua marca à música eletrônica. Algumas delas são TIM, Peugeot, Red Bull, Nokia, Havaianas, Vivo, Oi, Puma, Diesel, Skol e Adidas, para citar algumas. DJs celebrados mundialmente ganham cachês de popstars, enquanto jet setters gastam pequenas fortunas rodando o mundo em busca das festas e de seus DJs preferidos. E o Rio Music Conference já faz parte deste seletivo calendário.



Os números da primeira edição da Rio Music Conference, realizada durante o carnaval de 2009, confirmam o crescente interesse do público e do mercado. O evento mobilizou mais de 20 mil pessoas entre público pagante, profissionais da indústria, jornalistas, patrocinadores, entre outros. Participante das duas edições, o DJ Léo Janeiro destaca o encontro de profissionais experientes. “A troca de ideias foi muito positiva, me trouxe conhecimentos diferentes que contribuíram muito para a maneira como trabalho hoje”, conta. O DJ Mau Mau faz coro: “É a oportunidade de profissionais bacanas do Brasil mostrarem seus trabalhos para um público maior. É muito legal para quem quer saber como é o trabalho de um DJ ou produtor, da parte técnica e teórica, à prática”, afirma. Para o DJ Marlboro, é interessante ver um evento que reúne vários DJs. “DJ normalmente fica muito disperso, cada um no seu clube ou boate. Com este evento temos a chance de trocar”, comemora.



THE CONFERENCE

10 e 11 de fevereiro, das 15h às 2h (ENTRADA FRANCA)

Feira de negócios, palestras, workshops e painéis com grandes empresas do setor e os maiores nomes do mercado, como Octavio Fagundes, do grupo Privilege, Luiz Eurico Klotz, da agência 3PLUS, os DJS Armin Van Buuren e Gui Boratto, o professor da Point Blank, Johnny Miller, a equipe do DMC e Pablo Miyazawa, da revista Rolling Stone.



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