Revistas digitais em expansão
Blog Acesso -
Na Rússia do século 19, quem quisesse debater, refletir ou divulgar informações no meio cultural deveria, necessariamente, adotar a correspondência como veículo de disseminação. Tanto que nomes como Tchekhov e Gorki escreviam cartas, sem um destinatário específico, que circulavam entre os intelectuais de sua época, como uma espécie de informativo. Nesse caso, existia um aparelho de censura muito forte, reprimindo qualquer tentativa de publicação. No Brasil do mesmo século, José Veríssimo lança a Revista Amazonica, ciente de que enfrentaria um grande desafio: a falta de público leitor. “É uma tentativa, talvez utópica, mas, em todo caso, bem intencionada”, diz Veríssimo em carta a Machado de Assis, datada de março de 1883. Na verdade, se formos olhar para trás, em busca de veículos de difusão da informação cultural, constataremos que, independente da localidade e da cultura, aconteceram inúmeras empreitadas como as dos círculos russo e brasileiro, na tentativa de potencializar o debate sobre a cultura.
Mudam os séculos, mudam os desafios, mudam os veículos de disseminação da informação nos meio culturais, adaptados à realidade vigente. O resultado direto dessa, digamos, “evolução” pode ser visto no século 21, quando, ao contrário, das épocas anteriores, abundam as notícias e veículos de comunicação especializados na área cultural. A própria existência do blog Acesso, como uma continuidadee do Boletim da Democratização Cultural, atesta essa tendência de produção de conteúdos específicos. Acesso tem a missão de promover o diálogo entre os diversos setores da sociedade, mapear tendências e tecnologias sociais, divulgar iniciativas e gerar reflexões a respeito da ampliação do acesso à cultura. “Como a intenção é tratar do tema da democratização cultural, acreditamos que faz todo sentido democratizar o próprio debate, fazendo com que ele atinja um público mais amplo e tenha mão dupla na comunicação. Isso qualifica a discussão”, explica Lárcio Benedetti, gerente de desenvolvimento sociocultural do Instituto Votorantim.
Outro exemplo é a Revista Continuum Itaú Cultural que, a partir da segunda quinzena de fevereiro, será disseminada também em formato blog, o Continuando, com a intenção de “ampliar as discussões que se iniciam na revista”, como revela o editorial da edição 24. Como parte da tentativa de incentivar a participação do público, a Revista está recebendo até o próximo dia 10, projetos de reportagem (seção Deadline), trabalhos artísticos e reflexivos (seção Área Livre), sobre o tema “A arte e a vida…”, que serão selecionados e publicados na edição 25, equivalente aos meses de março e abril de 2010.
E a lista de veículos de comunicação voltados para o meio cultural não para de crescer. A tal ponto que é muito difícil conseguir rastrear e acompanhar todos. Justamente, para facilitar a sua pesquisa, mapeamos o meio digital em busca de conteúdos culturais qualificados que você confere a seguir.
*Boletim PNLL
Foco: literatura, políticas para o livro e a leitura
Iniciativa: Ministério da Educação+Ministério da Cultura
*Centro Cultural São Paulo
Publicações Online
Foco: notícias, artigos, acervos e pesquisas sobre cultura.
Livre Acesso
Foco: conteúdos do Programa da acessibilidade do Centro Cultural São Paulo
Iniciativa: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
*Cronópios
Foco: notícias e artigos sobre literatura e arte
Iniciativa: Bitnik Comunicação Onlibe
*Cultura e mercado
Foco: notícias e artigos sobre acontecimentos relevantes para a atividade cultural
Iniciativa: Brant Associados
*Cultura em pauta
Foco: notícias e artigos sobre acontecimentos relevantes para a atividade cultural
Iniciativa: André Fonseca – Projecta
*Digestivo Cultural
Foco: jornalismo cultural – crítica de livros, discos, filmes, peças, programas, exposições, publicações, sites e até restaurantes.
Iniciativa: Julio Daio Borges
*e-online
Foco: notícias, artigos, pesquisas e programação cultural
Iniciativa: SESCSP
*Fundação Joaquim Nabuco
Foco: notícias, pesquisas e reflexões sobre a cultura nacional
Iniciativa: Ministério da Educação
*Revista Continuum Itaú Cultural
Foco: mapeamento, difusão e reflexão a respeito de manifestações artístico-intelectuais.
Iniciativa: Itaú Cultural
*Revista Raiz
Foco: mapeamento, difusão e reflexão a respeito de manifestações culturais.
Iniciativa: Edgard Steffen Jr
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