Minha lista de blogs

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Cine Mais Cultura vai levar cinema ao interior

Cine Mais Cultura vai levar cinema ao interior

Alagoas 24horas -

Ir ao cinema no Brasil é programa para poucos. Em sua maioria, as salas encontram-se restritas a shoppings das capitais do país, que exibem principalmente filmes hollywoodianos a preços que nem todos os brasileiros podem pagar.



Segundo dados do Anuário de Estatísticas Culturais 2009, Alagoas possui apenas sete salas comerciais de cinema, todas concentradas na capital. Ciente destes números, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançou o edital Cine Mais Cultura, ação do Programa Mais Cultura, do Governo Federal.



O Edital visa apoiar a difusão da produção audiovisual brasileira, principalmente em áreas de vulnerabilidade social, rurais e urbanas, que não possuem salas de cinema. Assim, o Cine Mais Cultura contribuirá para a formação intelectual, social e cultural dos brasileiros.



Serão selecionadas 15 iniciativas, que receberão kit com telão (4m x 3m), aparelho de DVD player, projetor digital, mesa de som de quatro canais, quatro caixas de som, amplificador, dois microfones sem fio, dentre outros equipamentos. O investimento é de R$ 225 mil, sendo 66% advindos de recursos federais e 33% do governo estadual.



Embora a produção audiovisual brasileira tenha crescido muito nas duas últimas décadas, ainda são poucos os espaços para exibição desse material. Ou seja, muitas obras do cinema nacional continuam inéditas para boa parte da população brasileira. Para ajudar na democratização do acesso a essa produção, o Cine Mais Cultura conta com o acervo cedido pela Programadora Brasil, com cerca de 500 obras, entre elas filmes de ficção, documentário e animação em curta, média e longa metragens.



Além de fornecer equipamentos e acervo, o Cine Mais Cultura realiza oficinas de capacitação cineclubista com a finalidade de qualificar os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões.



Em Alagoas, a Secult já promoveu algumas dessas oficinas e se prepara para mais capacitações. Também “vai acompanhar o andamento dos projetos, ver o número de pessoas que estão frequentando as sessões e analisar relatórios. Tudo isso para saber se a ação está atingindo seus objetivos”, explicou Cleonilson Alves, superintendente de Fomento e Apoio à Produção Cultural da Secult.



As inscrições para o Cine Mais Cultura estarão abertas até o dia 6 de março. Podem participar pessoas jurídicas sem fins lucrativos. As fichas de inscrição e o edital estão disponíveis nas páginas eletrônicas do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br), do Programa Mais Cultura (www.mais.cultura.gov.br) e da Secretaria de Estado da Cultura (www.secult.al.gov.br).

Nenhum comentário: