Minha lista de blogs

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

TEATRO DE RIO DAS OSTRAS NO FESTIVAL DE CURITIBA

Dois grupos de Rio das Ostras no festival de Curitiba


Duas companhias teatrais sediadas em Rio das Ostras foram selecionadas para o Festival de Curitiba, considerado o maior evento de artes cênicas do Brasil. A Cia. Teatral da Antiga Capital Federal está participando pelo segundo ano consecutivo do festival, dessa vez com as peças “Estou indo embora não me peça para ficar e depois que tiver ido não me peça para voltar” e “Os Marias”.



Já o Grupo Cria de Teatro leva para a capital do Paraná o espetáculo “A Farsa da Mulher Trancada”. Para viabilizar a participação no evento, que acontece em março, os atores riostrenses estão em busca de patrocinadores.



Mesclando os gêneros realismo poético e teatro do absurdo, “Estou indo embora...” é encenado com a platéia no palco, o que permite maior proximidade entre atores e público.



“O espetáculo aborda a fragilidade das relações humanas por intermédio do encontro de três personagens que acabam de passar por um insucesso amoroso. Eles se encontram na estrada, cada um com sua bagagem, e decidem seguir juntos, mas com uma condição: ao longo do percurso devem abrir as próprias malas, revelando assim quem são”, conta Reynaldo Barreto Lisboa, autor e diretor da peça.



Comédia – “Os Marias”, que vai ter sua estreia nacional no Festival de Curitiba, é uma farsa situada na Idade Média. O espetáculo, que também tem texto e direção de Reynaldo, apresenta dois casais de camponeses que vivem da fruticultura. Os homens, João Maria e José Maria, são muito amigos. Porém as suas mulheres, Maria João e Maria José, respectivamente, se odeiam. Como as duas fazem e comercializam guloseimas com as frutas produzidas em suas propriedades, são rivais também nos negócios. São elas que incentivam os maridos a entrarem na política, o que faz com que se tornem rivais.



Farsa – Participando pela primeira vez do Festival de Curitiba, o Grupo Cria de Teatro encena “A Farsa da Mulher Trancada”. A peça conta a história de Dolores, uma mulher fogosa trancada pelo marido Cornélio com um cinto de castidade. A chave do cinto é achada por Matrino, empregado da família, que arma planos mirabolantes para destrancar a patroa e lucrar com isso. A comédia tem ainda os personagens Falácia, cozinheira e cúmplice de Matrino, e Scarnio, pai de Dolores, um velho gagá.



A peça foi escrita por Manuel Thomas, que dirige o espetáculo em parceria com Cláudia Byspo. Os dois também estão no elenco, que é completado por Shy Ribeiro, Andréa Oliveira, Jhonatta Oliveira, Carlos Jorge Souza, Vanessa Batista, Rafael Saraiva e Carlos Henrique. A “Farsa da Mulher Trancada” teve sua estréia no Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras, em novembro de 2009, com formato de espetáculo de rua e ganhou dois prêmios nesse evento: melhor direção e melhor figurino.

Nenhum comentário: