Minha lista de blogs

quarta-feira, 17 de março de 2010

BOLETIM NACIONAL DE LEITURA 198

                                                II Conferência Nacional de Cultura



No último dia 11 de março foi realizada a cerimônia de abertura da II Conferência Nacional de Cultura (CNC), evento que contou com a presença do presidente Lula e dos ministros Dilma Roussef (Casa Civil), Juca Ferreira (Cultura), Franklin Martins (Comunicação Social), Orlando Silva (Esportes) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), entre outras autoridades. Segundo o blog da CNC , os discursos giraram em torno dos temas diversidade, desenvolvimento e cidadania. Enquanto Lula reforçou a necessidade de uma melhor distribuição dos recursos no setor cultural, Juca Ferreira destacou a necessidade de “constituir uma nação solidária, com pessoas decentes que buscam novas relações sociais”.



                                                         Livro e leitura na II CNC



No setorial do Livro, Leitura e Literatura, os encontros destacaram a importância de projetos de lei que institucionalizem políticas como as do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do Fundo Pró-Leitura e do Instituto Nacional do Livro e Leitura (INLL). A fala da secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Silvana Lumachi Meireles, foi justamente nesta direção, a de transformar o plano em projeto de lei, instituir o Fundo e criar o INLL. O secretário-executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, ressaltou a importância de o governo avançar na questão da mediação. O diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos Piuba, destacou que o governo hoje está resgatando uma “dívida social secular com a leitura”. E Carlos Alberto Xavier, do Ministério da Educação, lembrou que o PNLL não é apenas do Governo Federal, envolvendo os Ministérios da Educação e da Cultura, mas também do setor privado.



                                                             As prioridades da II CNC



Entre as 32 propostas prioritárias que nortearão as políticas públicas para todo o setor cultural brasileiro, a que dizem respeito ao Livro, Leitura e Literatura estão no sub-eixo Memória e Transformação Social. Diz seu texto: “Incluir na agenda política e econômica da União, estados, municípios e no Distrito Federal o fomento à leitura por meio da criação de bibliotecas públicas, urbanas e rurais em todos os Municípios, com fortalecimento e ampliação dos acervos bibliográficos e arquivísticos, infraestrutura, acesso a novas tecnologias de inclusão digital, capacitação de recursos humanos, bem como ações da sociedade civil e da iniciativa privada, com objetivo de democratizar o acesso à cultura oral, letrada e digital”.



                                                           Colégio renovado



Além dos debates sobre a institucionalização das iniciativas em favor do Livro, Leitura e Literatura, a plenária da Pré-Conferência Setorial também renovou o Colegiado Setorial. Os delegados atuarão nas áreas de Mediação, Produção, Criação e Regionais. Clique aqui para conferir a lista.



Proposições aprovadas



A Pré-setorial de Livro, Leitura e Literatura (LLL) elegeu uma proposição para cada um dos cinco eixos da CNC e todas elas integrarão o Plano Nacional de Cultura. Os delegados eleitos na setorial LLL também prepararam um documento, distribuído a todos os presentes, enfatizando a importância do acesso à leitura e à escrita, de modo a angariar apoio para suas propostas. Clique aqui para saber mais.



                                              Dia do Bibliotecário



Na última sexta, dia 12 de março, data do nascimento do bibliotecário e escritor Manuel Bastos Tigre, comemoramos o Dia do Bibliotecário. O PNLL aproveita a ocasião para prestar uma homenagem a este profissional cada vez mais necessário em uma sociedade que se organiza em torno da informação.



                                         Memórias da Literatura Infantil e Juvenil



Para solucionar o problema da carência bibliográfica de materiais que proporcionam a fruição da literatura infanto-juvenil nas escolas, o Museu da Pessoa, localizado em São Paulo, fundou o projeto Memórias da Literatura Infantil e Juvenil, que propõe oficinas pelo país para discussáo sobre autores, ilustradores, críticos e editores. O projeto, que integra o Eixo 1 (Democratização do Acesso) do PNLL, enfatiza o papel da leitura em suas vidas e suas opções pelo oficio da profissão. Cerca de 40 depoimentos são transcritos e editados (em texto) no site e guia pedagógico chamado Edição do Educador.



                                              LeiturAção



A Biblioteca Central Cecília Meireles, localizada em Mauá (SP), criou um espaço para incentivar o hábito da leitura entre os deficientes visuais da cidade. Lá ocorrem palestras e rodas de leituras compartilhadas, tanto de textos impressos em quanto codificados em braille. O projeto, que integra o Eixo 2 (Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores) do PNLL, tem como foco principal aqueles que perderam recentemente a visão e ainda têm dificuldades com o sistema braile, além de não contarem com acesso facilitado aos áudio-livros.



                                       Jabuti 2010



Já estão abertas as inscrições para o a 52ª edição do Prêmio Jabuti . A versão 2010 tem como novidades duas novas categorias – “Tradução de Obra Literária” e “Voto Popular”, que contabilizará os votos recebidos pela internet – e um troféu, o “Destaque Jabuti de Comunicação”, que premiará profissionais da comunicação atuantes em prol do livro e da leitura. A participação é aberta a editores, escritores, autores independentes, tradutores, ilustradores, produtores gráficos e designers. O prazo acaba em 31 de maio.



                                                IV Congresso Ibero-Americano de Livreiros



Durante XVI Congresso de Livreiros Mexicanos (Colime), que acontece entre os dias 17 e 21 de março, na cidade de Morella, livreiros de 18 países se reunirão para o IV Congreso Iberoamericano de Libreros. Eles irão trocar experiências relacionadas ao melhor gerenciamento de livrarias e debater novas técnicas e práticas na área. O representante brasileiro será Vitor Tavares, presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL) e diretor livreiro da Câmara Brasileira do Livro (CBL).



                                           Livros digitais na Europa



Os mais de um milhão de livros, entre os quis vários originais históricos, dos acervos das bibliotecas de Roma e Florença serão digitalizados pelo Google, que obteve a permissão do Ministério da Cultura italiano. Ë a primeira parceria da empresa de tecnologia com um governo nacional. Já acordos parecidos, relacionados a obras em domínio público, com a Universidade de Oxford, a Universidade Complutense de Madri e o Museu do Estado da Bavária,



                                                 Livros digitais no Brasil



No Brasil, a Fundação Editora da Unesp lançou um programa de publicações de livros originalmente previstos para o formato digital, com acesso gratuito. As obras estão sendo publicadas sob o selo Cultura Acadêmica, que também inaugurou seu site próprio: www.culturaacademica.com.br . Até o momento, são 44 as obras inéditas das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.



                                         Aos 89 anos falece Miguel Delibes



Morreu na sexta-feira, dia 12, o escritor espanhol Miguel Delibes, um dos autores mais prestigiados da literatura espanhola contemporânea. Aos 89 anos, sofria de câncer no cólon e faleceu às 7h da manhã, em sua casa residida em Valladolid – Espanha. Antes de se tornar escritor, Miguel Delibes fora caricaturista, repórter e editor. Seu acervo autoral contém obras como La sombra del ciprés es alargada, El hereje e Los Santos Inocentes. Membro da Real Academia Espanha e doutor honorário em diversas universidades, o escritor recebeu os prêmios Príncipe das Astúrias de Letras em 1982, Cervantes em 1993 e o Nadal, o Nacional das Letras Espanholas.



Favoritos



Umberto Eco (1932)



“O livro ainda é o meio mais fácil de transportar informação. Os eletrônicos chegaram, mas percebemos que sua vida útil não passa de dez anos. Afinal, ciência significa fazer novas experiências. Assim, quem poderia afirmar, anos atrás, que não teríamos hoje computadores capazes de ler os antigos disquetes? E que, ao contrário, temos livros que sobrevivem há mais de cinco séculos? Conversei recentemente com o diretor da Biblioteca Nacional de Paris, que me disse ter escaneado praticamente todo o seu acervo, mas manteve o original em papel, como medida de segurança.”

Trecho da entrevista Eletrônicos duram 10 anos; livros, 5 séculos', diz Umberto Eco publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 13 de março de 2010.



Site oficial



Porta Ludivoca



Biografia (em inglês)



Biografia (em espanhol)



El mundo según Eco (em espanhol)



Obras



The Future of the Book (ensaio complete, em inglês)

Trechos de Sobre a literatura

Trechos de Kant e o ornitorrinco

Trechos de Seis passeios pelos bosques da ficção

Trechos de Cinco escritos morais

Trechos de Entre a mentira e a ironia

Trechos de Incontro (em italiano)

Trechos de The aesthetics of Thomas Aquinas(em inglês)

Experiences in Translation



Multimídia



Palestra de Eco sobre a História da Beleza (em inglês)

Eco explica a origem e o desenvolvimento da semiótica (em italiano)

Áudio da palestra From Aristotle to Sherlock Holmes - Berkeley, 1982 (em inglês)

Trailer da adaptação cinematográfica de O Nome da rosa

Trecho de entrevista para a Globonews

Entrevista de Eco na Feira do Livro de Londres

Nenhum comentário: