Minha lista de blogs

segunda-feira, 15 de março de 2010

PLANO NACIONAL DO LIVRO E DA LEITURA N° 197

II Conferência Nacional de Cultura



O processo preparatório à II Conferência Nacional de Cultura (CNC) reuniu mais de 200 mil pessoas em todo o Brasil. Agora, terão início as pré-conferências setoriais, encontros específicos nos quais serão discutidas e propostas as políticas públicas de cada área. As reuniões para a área do Livro, Leitura e Literatura acontecem entre os dia 7 e 9 de março, em Brasília. Os objetivos são: estabelecer uma estratégia por eixo temático da II CNC, avaliar o PNLL, eleger 10 delegados para a II CNC e eleger o novo Colegiado Setorial de Livro, Leitura e Literatura do Conselho Nacional de Políticas Culturais. Acompanhe o encontro pelo twitter do PNLL .



Ler e coçar é só começar



O projeto Ler e coçar é só começar , desenvolvido em uma escola pública de Campinápolis (MT) e que integra o Eixo 2 (Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores) do PNLL, envolve pais e alunos em atividades que incentivam o empréstimo de livros e despertam o gosto pela leitura. Dentro de um espaço adaptado na própria escola, há um acervo onde as pessoas podem retirar obras e ficar com elas por cinco dias, tendo que opinar sobre a leitura no momento da devolução. No final do ano letivo, é feito o balanço geral dos livros lidos por cada usuário e a comunidade escolar escolhe o seu leitor campeão, com direito a medalhas e aplausos.



Biblioteca Popular Cata-vento



Os moradores de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, têm à disposição uma biblioteca, a Cata-vento, aberta para toda a comunidade. Além do empréstimo de livros, o projeto, que integra o Eixo 1 (Democratização do Acesso) do PNLL, fornece auxílio à pesquisa, além da promoção da leitura e atividades lúdicas voltadas ao público infanto-juvenil. E proporcionando acesso ao mundo da leitura, tornam o espaço um lugar de interação, em que o livro atua como mediador.



VII Olimpíada Solidária de Estudo



De 5 de novembro a 5 de dezembro do ano passado, 34.986 estudantes solidários dedicaram 312.729 horas de estudo que se transformaram na ajuda direta aos projetos eleitos. Este é um dos dados que constam do balanço da VII Olimpíada Solidária de Estudo , projeto que teve origem na Espanha e que hoje transforma cada hora de estudo em doações. O Brasil participou com 17 bibliotecas localizadas em nove cidades, totalizando 5.537 participantes e 15.872 horas. O resultado coloca o país em segundo lugar em número de horas, ficando atrás apenas da Espanha.



Boletim Red Planes



O quarto número do Red Planes (Red Iberoamericanas de Responsables de Politicas y Planes de Lectura) foi lançada pelo Cerlalc (Centro Regional para el Fomento del Libro em América Latina y el Caribe). A edição destaca o Plan Nacional de Fomento de la Lectura do Chile, país que ainda busca se reestruturar após o terremoto. A tragédia recebe menção no editorial do Boletim, por meio do qual o Cerlalc se solidariza com todos os chilenos. A reportagem especial mostra como o país se tornou uma referência importante na rede de promotores de leitura da América Latina, analisando as diversas ações implementadas.



Procuram-se professores



Os profissionais que tenham interesse em ministrar aulas na Casa da Leitura/PROLER têm até dia 23 de março para enviar suas propostas de cursos voltados para formação continuada, prioritariamente, de professores e bibliotecários da rede pública e outros mediadores de leitura. As atividades serão realizadas no Rio de Janeiro durante 2010, com carga horária total de 20 horas dispostas em encontros semanais. Os candidatos serão classificados, considerando a titulação e experiência em projetos de leitura. Clique aqui para mais informações.



Bolsas para tradutores e autores



Visando a difusão da literatura brasileira no exterior, a Fundação Biblioteca Nacional irá conceder bolsas de tradução a editoras estrangeiras nos valores de mil, dois mil, três mil e quatro mil dólares. Também podem ser contemplados com bolsas, no valor de seis mil reais cada, escritores que já tenham no mínimo um terço de seus originais digitados. Não serão aceitos livros de auto-ajuda, técnicos, religiosos, infanto- juvenis ou didáticos. As inscrições, tanto para o Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros 2010 quanto para Obras em Fase de Conclusão, encerram-se no dia 31 de março. Clique aqui para ler os editais.



Nenhum comentário: