Minha lista de blogs

segunda-feira, 15 de março de 2010


Sonhos da Família Humana



Por Orna Porat
As coisas que moldam nosso caráter são aquelas que guardamos na memória – ações e eventos vividos que se tornaram lembranças.
O que lembramos às vezes tem origem no desejo de lembrar de um colega. Mesmo eventos de que participamos alcançam nossa lembrança através da memória dos outros.
Nós os recolhemos da memória dos outros pelas histórias que nos contam.

Aqueles que são ricos de imaginação são capazes de lembrar até de fatos que nem experimentaram, mas que através da força da memória imaginativa tornaram-se uma experiência pessoal real e viva na memória.
No teatro reencontramos todas essas lembranças, as reais e as que são resultado da memória pessoal e coletiva.
Este é o poder do teatro – o poder de provocar a consciência, as associações, as emoções, os blocos de memória.
O teatro é uma das expressões artísticas mais importantes da vida cultural da sociedade, porque está presente em todas as esferas da vida humana.
No teatro para crianças, a plateia jovem encontra não só a realidade familiar, como também uma nova e ainda desconhecida. Ela absorve impressões renovadoras e descobre novas possibilidades – a formação de uma nova experiência de vida.
O teatro aprofunda e enriquece a sensibilidade infantil através do reencontro com um mundo familiar e próximo, seu conhecido.
O teatro abre os horizontes da criança, ajudando-a a voar nas asas da imaginação para mundos desconhecidos, distantes, estranhos e encantados.
A visita ao teatro cria nessa plateia jovem uma memória coletiva emocional e intelectual – vestígios de associações linguísticas, visuais e ideológicas.

No teatro, a criança revive não só lembranças e sonhos pessoais, mas também memórias e sonhos da família humana, de seus antepassados, de seu país, da raça humana toda!
O teatro infantil no nosso mundo multicultural tem um papel especial no desenvolvimento da base cultural comum que vai aproximar o próximo: através de seus valores universais pode passar a mensagem da beleza que há no ser humano e, através da atuação, expressar o segredo da alegria, da infância, do desejo e da esperança.



- A tradução da carta foi realizada por Heloisa Frederico, membro do Conselho de Administração do CBTIJ

Nenhum comentário: