Minha lista de blogs

quarta-feira, 31 de março de 2010

Tambores e contadores de história marcam solenidade oficial em Fortaleza

Tambores e contadores de história marcam solenidade oficial em Fortaleza

Ministério da Cultura -



Ao som dos tambores da Rede Ação Griô, movimento pela instituição da Lei Griô Nacional, do relato de luta da mestre de tradição oral da tribo indígena Macuchi, localizada na Raposa Serra do Sol (RR) e das experiências afrobrasileiras, relatadas por uma contadora de histórias aconteceu, em Fortaleza, a abertura oficial da Teia 2010 - Tambores Digitais.

 
Ministro da Cultura, Juca Ferreira

A solenidade, realizada na noite da última sexta-feira, 26 de março, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, reuniu centenas de pessoas para celebrar a festa da diversidade cultural do país manifestada nas atividades dos Pontos de Cultura instalados nas cinco regiões brasileiras.

“A Teia significa a afirmação do respeito do Estado pela cultura do país”, declarou o ministro da Cultura, Juca Ferreira. Ele disse, ainda, que as ações dos Pontos de Cultura, hoje apoiados pelo Ministério da Cultura por meio dos Programas Cultura Viva e Mais Cultura, já existiam nas periferias dos grandes centros metropolitanos do país e o MinC reconheceu e fomentou a implementação das iniciativas: “Não inventamos nada. O mérito é de vocês que desenvolvem manifestações culturais em todas as áreas”, concluiu.

Emocionada, a coordenadora do Programa Pontos de Cultura no Ceará, Norma Paula, se declarou feliz de ser articuladora do Cultura Viva no estado e diz esperar que a iniciativa seja consolidada como uma política pública para que não se perca nas possíveis trocas de governo.

Célio Turino

Para Francisco Auto Filho, secretário da Cultura do Ceará, representante do governo estadual na cerimônia, a Teia 2010 se concretiza como “modelo democrático para que a diversidade se manifeste como movimento popular em defesa da Cultura”.

Célio Turino, despedindo-se da chefia da Secretaria da Cidadania Cultural (SCC/MinC), foi ovacionado pelo público ao lembrar que há sete anos o ministério trabalhava somente com as elites de poucos estados do país e que esta gestão será marcada pela democratização da Cultura em todos as suas manifestações. Ele ainda definiu os Pontos de Cultura como uma “potência com afeto”.


Incentivo e Acesso

A democratização na distribuição dos recursos para os nichos culturais do país, prevista na proposta de reformulação da Lei Rouanet e o aumento do acesso aos bens e serviços culturais, também foram alvo de reflexão do ministro da Cultura: “80% dos recursos da Rouanet ‘escorrem pelos dedo’ do ministério”, declarou.


Pelo MinC, além de Célio Turino, secretário de Cidadania Cultural, estiveram presentes na abertura oficial da Teia 2010: Américo Córdula, da Identidade e da Diversidade Cultural; Silvio Da-Rin, do Audiovisual; Silvana Meireles, da Articulação Institucional e Sérgio Mamberti, presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC).


Manifestações Artísticas - Na noite do dia 25 de março, data em que se comemora a abolição dos escravos no Ceará, foi dado início a Mostra Artística da Teia 2010 com a coroação das Rainhas do Maracatu e shows musicais. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na capital cearence, está dividido em várias atividades que incluem seminários, palestras, mostras audiovisuais, rodas de debates, oficinas, exposições, apresentações, dentre outras.


Foram selecionadas 88 atividades culturais de Pontos de Cultura para compor a Mostra Artística, cujo objetivo é encorporar as manifestações culturais de todas as regiões por meio das várias linguagens e formatos: teatro, dança, circo, música, artes visuais, artes integradas e cultura popular.


O encontro, que acontece até quarta-feira, dia 31, permite o compartilhamento e a discussão dos conceitos e atividades realizadas pelas ações, iniciativas premiadas e apoiadas pelo Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. Formas de consolidar o programa como política pública de Estado, para que haja continuidade, também serão discutidas.


Nenhum comentário: