Minha lista de blogs

segunda-feira, 19 de abril de 2010

3o Dia Internacional de Histórias de Vida

3o Dia Internacional de Histórias de Vida 16 de maio de 2010





Há dois anos nós celebramos o primeiro Dia Internacional de Histórias de Vida, no dia 16 de maio de 2008 e o interesse por este movimento vem crescendo desde então. Em 2009, mais de 200 organizações em 20 países do mundo realizaram ações para celebrar o Dia, trazendo à luz incontáveis organizações e projetos voltados para o trabalho com histórias de vida.
Estas duas celebrações anuais confirmaram o potencial do trabalho com histórias de vida de promover o diálogo e respeitar a diversidade em nossas sociedades. Através das centenas de relatos, áudios e vídeos que foram publicados no site ausculti.org, vimos diversos exemplos na prática de como histórias de vida podem expandir o processo de democratização e transformação da cultura.
Queremos dar continuidade a esta construção convidando indivíduos e organizações a participar do terceiro ano de celebração do Dia Internacional de Histórias de Vida, no dia 16 de maio de 2010!
Como nos anos anteriores, nós o convidamos a realizar uma ação nessa data, que pode ser:
· Círculos de história em escolas, centros comunitários, casas e igrejas
· Contação de histórias abertas ao público
· Publicação e exibição de histórias em imagem, texto, áudio e vídeo

· Eventos de celebração de contadores de história locais, organizações e educadores

· Visitas a organizações que trabalhem com histórias de vida

· Encontros on-line para troca, publicação e gravação de histórias

· Exibição de filmes, documentários, publicações e programas de rádio sobre história oral e sobre compartilhamento de histórias



Este projeto se tornou possível pela colaboração constante da Rede Internacional de Museus da Pessoa (Brasil, Portugal, Estados Unidos e Canadá) e do Center for Digital Storytelling (Estados Unidos, Canadá, Dinamarca e África do Sul).







Em uma reunião recente das duas organizações em São Paulo, Joe Lambert, fundador e diretor do Center for Digital Storytelling, reafirmou que “O interesse e envolvimento com o trabalho com histórias de vida continua a crescer. Em todo lugar onde nossa organização esteve no ano passado, China, Guatemala, Coréia e Índia, da tundra gelada do Ártico Canadense às florestas tropicais do Congo, estamos vendo um interesse cada vez maior em nossas metodologias e práticas. Estamos também testemunhando o desenvolvimento de novos métodos de captura e compartilhamento de histórias e novas formas de utilização das histórias para a promoção da mudança social e da democracia. Mesmo em meio às dificuldades de trabalhar neste período de crise financeira internacional, as pessoas estão vendo e ouvindo as histórias umas das outras e isso é vital para o desenvolvimento de sociedades coesas.”







Karen Worcman, fundadora do Museu da Pessoa explicou, “O projeto do Dia Internacional se tornou uma fonte muito rica de diálogo entre pessoas de todo o mundo. Pudemos reunir um grande número de práticas no trabalho com histórias de vida em diferentes continentes: de estudiosos em história oral a produtores de documentários e programas de rádio, educadores locais e artistas de base comunitária, pessoas trabalhando com desenvolvimento, direitos humanos e saúde pública. Sentimos que é necessário dar continuidade a este projeto a fim de garantir que todos nós possamos continuar informados sobre cada uma das incríveis práticas que vem sendo criadas e para compartilhar histórias inspiradoras deste campo”.







O Dia é uma oportunidade para você e para a sua organização conhecer e compartilhar histórias com outras pessoas no mundo. Pedimos que você envie este convite para seus colegas e amigos que também compartilham desse ideal. Também o convidamos a se inscrever e contribuir no blog www.ausculti.org deste ano. Se você já participou no blog no ano passado, entre lá e veja como adicionar informações e novos arquivos ao seu perfil já criado.







Aqui está uma das histórias postadas no site ausculti.org no ano passado. Ela foi produzida pelo TRAX, de Melbourne, Austrália e por si só mostra a importância de contar e ouvir histórias.





Em anexo a este e-mail está o logo da campanha. Nos ajude a divulgar esta idéia repassando esta carta e adicionando o logo da campanha ao seu site. Para mais informações escreva para internacional@museudapessoa.net.





Agradecemos seu apoio e interesse neste projeto. Estamos muito animados e ansiosos para ouvir suas histórias!

Nenhum comentário: